quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Campos e Marina defendem manutenção de conquistas de ex-presidentes

(por Sandro Ferreira)
O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e a ex-senadora Marina Silva defenderam as conquistas obtidas nas gestões de FHC e de Lula como pilares do programa de governo que ambos começaram a discutir nesta segunda-feira em encontro entre PSB e Rede Sustentabilidade.
Eduardo e Marina: governador diz que PSB e Rede têm identidade e diferenças, e que é preciso saudá-las

 (Alice Vergueiro/Futura Press/FolhaPress)
Os aliados reconheceram a estabilidade econômica como conquista do governo do tucano Fernando Henrique Cardoso e a inclusão social como marca da administração do petista Luiz Inácio Lula da Silva.
"As conquistas não podem ser de governos ou partidos", disse Marina em entrevista coletiva ao lado de Campos no intervalo de um encontro entre integrantes do PSB e da Rede Sustentabilidade, partido que Marina buscava criar para disputar a eleição do ano que vem, mas que não conseguiu registro junto à Justiça Eleitoral.
"(As conquistas) têm de ser da sociedade", acrescentou a ex-senadora, que se filiou ao PSB e firmou uma aliança com Campos após a rejeição do pedido de registro da Rede.
"Nossa visão é de proteger essas conquistas e tornar isso um ponto central do nosso programa", disse Campos.

HOJE : CENTRO SABIÁ, DIOCESE E FETAPE DEBATEM O SEMIÁRIDO EM AFOGADOS DA INGAZEIRA

(por Sandro Ferreira)
O Centro Sabiá, Organização Não Governamental que trabalha com centenas de famílias agricultoras da região no cultivo de produtos agroecológicos, vai realizar um debate chamado Dois Dedos de Prosa Vozes da Convivência com o Semiárido.
O evento acontece hoje, 31 de outubro, às 19h, no auditório da Faculdade de Formação de Professores de Afogados – FAFOPAI.
Foram convidados para debater o bispo de Afogados, Dom Egídio Bisol, do presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetape), Doriel Barros, e a professora Wedna Galindo.
Na ocasião, haverá o lançamento do livro Vozes da Convivência no Semiárido.
O livro é fruto de vários depoimentos de agricultores familiares sobre experiências de convivência apresentados no programa Em Sintonia com A Natureza, que vai ao ar das6h30 às 7h na Rádio Pajeú aos domingos. O programa é produzido pelo Centro Sabiá.
fonte: Nill Jr.

Nova etapa de capacitação para Cadastro Ambiental Rural acontece em Recife

(por Sandro Ferreira)
Todos os proprietários de áreas rurais devem fazer o cadastro, obrigatoriamente, e assim receberem benefícios como redução de imposto territorial e facilidades de crédito. Quem não realizar o cadastramento, poderá sofrer sanções do governo.


Acontece nesta quinta (31) e sexta-feira (01), no Colégio Damas, bairro das Graças, no Recife, mais uma etapa de capacitação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) que está sendo desenvolvido pelo Grupo de Trabalho composto por representantes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Instituto Nacional de Colonização e Reforma agrária (Incra), Secretaria Estadual de Agricultura e Reforma Agrária (Sara), Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe).

Balaio Cultural de Tuparetama fará homenagem ao Poeta tabirense Dedé Monteiro neste dia 1° de novembro.

Por Vagner Leandro*

Neste dia 1° de novembro  será realizada mais uma edição do Balaio Cultural em Tuparetama PE, o evento terá início às 20 horas no pátio da Igreja do Sagrado Coração de Jesus. Será uma noite de muita música e poesia e o poeta homenageado é o tabirense Dedé Monteiro. Parabéns poeta por mais essa homenagem. 

536819_10201004779147742_1091212630_n

Financiamento da mídia alternativa permite democratização

POSTADO POR DEDÉ RODRIGUES


A votação do relatório final da Subcomissão Especial da Câmara dos Deputados sobre Mídia Alternativa, prevista para esta quarta-feira (30), foi adiada, a pedido dos deputados Arolde de Oliveira (PSD-RJ) e Jorge Bittar (PT-RJ). A relatora da subcomissão, deputada Luciana Santos (PCdoB-PE), propõe uma série de projetos de lei com o objetivo de tornar economicamente viável a atuação dos órgãos de mídia independente no Brasil. 


Agência Câmara
Financiamento da mídia alternativa permite democratização  
Para Luciana Santos, a pluralidade de opiniões do povo não está refletida nos meios de comunicação.
No relatório final, a deputada Luciana Santos constatou “uma necessidade urgente de modernização do ambiente legal, bem como uma atuação de maneira mais intensa do Poder Executivo”, para viabilizar economicamente os órgãos de mídia independente. 

Leia também:

Dilma e Lula celebram resultados dos 10 anos do Bolsa Família

Postado por Dedé Rodrigues


A presidenta Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, reuniram-se na manhã desta quarta-feira (30), no Ato de Celebração dos 10 anos do Programa Bolsa Família. Na solenidade, realizada no auditório do Museu Nacional, em Brasília, foram apresentados os números e a importância do programa que retirou 36 milhões de brasileiros da extrema pobreza. 


Presidência da República
Dilma e Lula celebram resultados dos 10 anos do Bolsa Família   
Dilma: O Bolsa Família é a porta de saída da miséria e a porta de entrada de um mundo de futuro e esperança.
“O Bolsa Família mostra que o Brasil tem grande futuro e que o fim da miséria é só o começo”, disse a presidenta Dilma, ao iniciar o seu discurso, em que elogiou a iniciativa do ex-presidente Lula, respondeu às críticas ao programa e garantiu que o Bolsa Família vai continuar enquanto houver uma só família pobre neste país.

"O Bolsa Família veio para ser a porta de saída da miséria e a grande porta de entrada de um mundo de futuro e esperança", disse a presidenta, para quem o programa criou um ambiente de esperança, com um futuro de oportunidades e atacou, no presente, a desigualdade.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

PREFEITO DE SERTÂNIA PROTESTA FECHANDO PREFEITURA



(por Sandro Ferreira)

O Prefeito de Sertânia Guga Lins, (PSDB), resolveu acompanhar a medida que algumas prefeituras do Estado tomaram no dia de hoje e fechou as portas da prefeitura. Segundo o gestor, o motivo é em sinal de  protesto contra a diminuição dos repasses federais, e do F P M - Fundo de Participação dos Municípios.

fonte: blog do finfa

ADUTORA DO PAJEÚ JÁ ABASTECE CARNAÍBA


(por Sandro Ferreira)
Foi concluída tecnicamente a etapa de distribuição de água da Adutora do Pajeú  em Carnaíba. A informação é de Washington Jordão, da Compesa. “Já estamos operando com água da Adutora na Eta de Flores, já distribuindo água em Carnaíba”.
Segundo ele, um problema esta manhã com um vazamento próximo a Calumbi interrompeu a distribuição, mas nada grave. “Flores e Carnaíba já operam com o sistema”. Já Quixaba depende apenas de interligação na Adutora para começar a receber a água.
A Imobiliária Rocha garante  que o cronograma está sendo cumprido e que Dilma virá a Afogados dia 20 tendo realmente o que inaugurar.
fonte: Nil Jr.

Semiárido pernambucano recebe 81 caminhões para combater efeitos da estiagem

(por Sandro Ferreira)
A região do Semiárido, em Pernambuco, engloba mais de 120 municípios. A constatação foi feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010 e aponta que quase 70% dos municípios do estado estão localizados nessa área. Para amenizar os efeitos da estiagem que já atinge Pernambuco há quatro anos, o Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), entregará, nesta quarta-feira (30), 81 máquinas a 75 municípios dessa região. 
Semiárido pernambucano recebe 81 caminhões para combater efeitos da estiagem
O ministro Pepe Vargas fará a entrega de 18 caminhões-pipa e 63 caminhões-caçamba durante o Semiárido Show, evento organizado pela Embrapa, às 9h. O delegado federal substituto do MDA em Pernambuco, João Bosco, afirma que essa iniciativa é importante para aliviar os efeitos das chuvas que ainda não estão caindo nos municípios. 
“Os veículos vão ajudar na melhoria das estradas, por onde passam os carros que levam as crianças ou que levam a produção da agricultura familiar. E, também, vão melhorar as cacimbas, os reservatórios de água. E os caminhões-pipas, naturalmente, vão levar água às cisternas existentes. A maioria dos moradores aqui tem cisterna. Eles estão só aguardando a água”, revela. 

Em SP, Marina e Campos pedem diálogo a militantes

(por Sandro Ferreira)
O governador de Pernambuco e pré-candidato à Presidência, Eduardo Campos, e a ex-senadora Marina Silva pediram que os militantes da Rede Sustentabilidade e do PSB conversem para evitar divergências públicas. “É preciso disposição para escutar o outro”, disse a ex-senadora aos cerca de 120 militantes dos dois partidos, reunidos nesta segunda-feira em São Paulo.
561608_603936609644694_1959196779_n
Campos afirmou que os adversários que torcem contra o sucesso da aliança do PSB com a Rede vão se decepcionar. “Se acham que vão me jogar contra a Marina, ou a Marina contra mim, ou que militantes vão disputar, estão completamente errados. Não estamos nesse jogo”, disse.

Lula defende reforma política em homenagem na Câmara

Postado por Dedé Rodrigues.


Sob aplausos e gritos de Olê, olê, olá/ Lula/Lula; cercados de pessoas que o paravam para pedidos de fotos e cumprimentos, o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, chegou, na tarde desta terça-feira (29) à Câmara dos Deputados, onde foi homenageado com a medalha Suprema Distinção. A medalha foi entregue como “reconhecimento da Câmara dos Deputados ao enorme papel que tem desempenhado na construção de um Brasil mais forte, justo e soberano”.


Agência Câmara
Lula defende reforma política em homenagem na Câmara
 Lula é cercado pelos parlamentares e convidados na chegada para a sessão especial.
Em seu discurso, para um plenário lotado e silencioso, o ex-presidente Lula defendeu a reforma política, “para aprofundar a democracia, requalificar os partidos, reduzir poder econômico e melhorar as formas de participação popular no processo eleitoral”, disse. 

E destacou que a reforma política sofre resistência porque contraria interesses, mas não há outra solução para que se possa praticar a política da forma mais correta, defendendo o financiamento exclusivo público de campanha.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Mesmo com fim da promoção, Santa reduz preço de ingressos para o jogo

(por Sandro Ferreira)

O prazo para comprar bilhetes promocionais acabou no último domingo mas a diretoria coral resolveu baixar o valor para a arquibancada inferior.


jesus tricolor torcida santa cruz (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)

Mesmo com o término da promoção de ingressos, que estavam sendo vendidos com preços entre R$ 20 e R$ 40, a diretoria tricolor decidiu reduzir os preços dos bilhetes de arquibancada inferior, camarotes, proprietários de cadeiras e torcida visitante, para o jogo contra o Betim, no próximo domingo, às 16h do Recife, no Arruda.
Os ingressos para esses setores custam agora R$50, e não R$ 60, como havia sido anunciado anteriormente. Esse valor será aplicado até o dia do jogo. O objetivo é encher o estádio para a partida decisiva, que vale vaga para a Série B de 2014.
Confira abaixo o detalhamento dos preços para Santa Cruz x Betim:
Arquibancada Superior, Sócio, Conselheiro, Camarote Sócio, Cadeira Proprietário Sócio: R$ 25
Arquibancada Inferior, Visitantes, Camarote, Cadeira Proprietário: R$ 50
Estudante, Criança, Idoso: R$ 30
Cadeira Sócio: R$ 70
Cadeira de Aluguel: R$ 80

PSB E Rede defendem crescimento com sustentabilidade

(por Sandro Ferreira)

Presidente Nacional do PSB, o governador Eduardo Campos afirmou que o debate em construção na parceria com o Rede Sustentabilidade não embute preconceitos contra setores organizados, sejam da sociedade, sejam da economia. Ele reiterou o compromisso de manter as conquistas da sociedade brasileira e a determinação de aprofundar tais benefícios, como a estabilidade da economia e a ampliação da distribuição de renda. "Proteger as conquistas é o ponto central do nosso programa e nós não temos preconceitos", afirmou.



Acompanhado pela ex-senadora Marina Silva, o governador de Pernambuco mandou um recado conciliador ao setor produtivo e empresarial, destacando que os dois partidos mantém interesse no diálogo e na busca de soluções que alavanquem a economia. "O mundo precisa que o Brasil acelere sua produção, mas nós queremos fazer isso com sustentabilidade", afirmou. "Nós temos diversas instituições trabalhando, muito conhecimento acumulado que pode ser apropriado para esse objetivo", acrescentou. "Nós queremos mudar o modelo de desenvolvimento. O Brasil é um país diversificado socialmente, culturalmente, por que não economicamente", disse Marina Silva. "Não temos dúvida de que essa é uma proposta inclusiva, que exige um novo modelo".

Em entrevista coletiva à imprensa, Campos e Marina reafirmaram a disposição de dialogar com todas as forças políticas, reconhecendo a contribuição de outros atores para as conquistas recentes do país e agregando o conhecimento e qualificação que estiver disponível para a condução de alianças sustentadas por um programa, um projeto para o país. "Em cima de propostas podemos fazer composições para termos governabilidade. Não tratamos com ódio ou rancor nenhuma das forças políticas que atuam no país", afirmou Marina. "É preciso fazer a distinção da ocupação de cargos apenas por indicação partidária e a divisão de espaço que permite a discussão de cada setor", frisou Campos. Os dois dirigentes adiantaram quem não pretendem fechar nem esconder a necessidade de diálogo com outros atores e partidos para conduzir um debate elevado e produtivo que permita a solução dos novos problemas do país.

fonte:Portal PSB

ESCOLA ARNALDO ALVES COMEMOROU O DIA DO PROFESSOR E O DIA DO FUNCIONÁRIO PÚBLICO.

Por Dedé Rodrigues*

No dia 28 de outubro de 2013 a Gestão Escolar da Escola Arnaldo Alves Cavalcanti organizou uma linda festa para os professores e para todos os Funcionários da escola com muita alegria, petiscos, fantasias e um jantar delicioso que as fotos abaixo dispensam comentários.

BLOGUEIRO E INTERNAUTA: FICA LIGADO NA TUA LIBERDADE NA INTERNET.



 Por Dedé Rodrigues.

Será votado hoje, 29 de outubro,  no Congresso Nacional uma lei que pode limitar a tua liberdade, mas pode também mantê-la. 


A oposição ao texto atual do Marco Civil, que defendem a posição das operadoras de telefonia e da Rede Globo, considera mudar a redação dos demais artigos citados, que quer aprovar a obrigatoriedade da guarda de registros também a provedores de serviços, como Google e Twitter, e tornando-os responsáveis caso não retirem conteúdo ilegal veiculado em suas plataformas (como um vídeo), mesmo sem ordem judicial. O texto original do PL desresponsabiliza os provedores de serviço sobre os conteúdos, exigindo uma ordem judicial para a retirada.

“O que significa a retirada de conteúdos da rede sem ordem judicial? Significa que quando tratar de uma denúncia feita a um provedor para tirar uma foto de um blog, por exemplo, ele deverá tirar do ar sem a necessidade de ordem judicial. Além de controverso, vai virar uma indústria da censura instantânea. Se um provedor está no mercado para ganhar dinheiro vendendo acesso, você acha que ele vai ficar analisando se a denúncia procede ou não? Sob a ameaça de ser processado, ele vai retirar o conteúdo imediatamente e isso vai gerar uma disputa, uma verdadeira luta política no Brasil na internet”, alerta Sérgio Amadeu, professor da Universidade Federal do ABC e membro representante da sociedade civil no Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Leia a matéria na íntegra.

domingo, 27 de outubro de 2013

REFLEXÃO DO DIA













 Qual é a mudança que devemos defender para o Brasil?

  Por Dedé Rodrigues. 

“O trabalhador está produzindo muito além do que a jornada e o seu trabalho físico proporcionavam antigamente pela empresa. Por isso, é justo que se reduza a jornada de trabalho para 12 horas semanais, que seriam adequadas para contrapor esse acúmulo de capital que vem ocorrendo devido ao trabalho imaterial”. 

A redução da jornada de trabalho, segundo Pochmann, está ligada ao processo de formação do trabalhador. “É preciso diminuir o tempo de trabalho para ele ter como estudar e se qualificar, ter acesso à diversão e cultura”.

Marcio Pochmann defende redução da jornada de trabalho.

Eduardo chama Freire para coligar PSB com PPS

(por Sandro Ferreira)

O presidenciável do PSB, Eduardo Campos, almoçou com o presidente do PPS, Roberto Freire. Encontraram-se num restaurante, em São Paulo, informaJosias de Souza, no seu blog. Durante a conversa -- relata Josias --, Eduardo Campos deixou claro a Freire que deseja integrar o PPS na sua coligação. “Discutimos essa hipótese”, confirmou Freire ao blog. “Há interesse da parte do PSB”. O colunista dá mais detalhes sobre o encontro entre os dois pernambucanos:
Foi o primeiro encontro de Freire com Campos desde que o seu PPS perdeu para o PSB uma disputa pela filiação de Marina Silva. Freire tentou dissuadir a criadora da Rede Sustentabilidade  da ideia de se juntar a Campos. Achava que ela deveria participar do primeiro turno da disputa presidencial como candidata à Presidência. Marina não lhe deu ouvidos.
Agora, embora Freire revele simpatia pela ideia de integrar o PPS à caravana de Campos, a legenda está dividida. “Eduardo sabe que, dentro do partido, existe um pequeno grupo que defende a candidatura própria e um grupo a favor da composição com Aécio Neves, tão expressivo quanto o que se inclina para o PSB.”
fonte: blog do magno

sábado, 26 de outubro de 2013

FBC PARTICIPA DO 1º ENCONTRO PROGRAMÁTICO PSB/REDE

(por Sandro Ferreira)
O ex-ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, já está em São Paulo para participar, na próxima segunda-feira (28), do 1º Encontro Programático PSB/Rede. O evento ocorrerá entre as 9  e 18 hs e tem como objetivo discutir um documento comum de referência, que irá orientar a construção de um programa de governo.
O pernambucano é um dos vice-presidentes do PSB e terá papel estratégico na formatação das diretrizes que devem nortear o programa de governo da aliança entre os socialistas e a Rede Sustentabilidade. ”O Encontro está sendo construído para que os dois partidos tenham espaços e tempo idênticos nas discussões. Será um debate democrático e essencial para o início da elaboração das propostas comuns entre o PSB e a Rede, que serão levadas para a sociedade brasileira e, num segundo momento, se transformarão num programa de governo”, explica Fernando Bezerra.
O encontro será transmitido ao vivo pela Fundação João Mangabeira (tvjoaomangabeira.com.br), no Portal PSB40 (www.psb40.org.br) e no site da Rede Sustentabilidade (redesustentabilidade.org.br). Após as discussões, às 17h, Eduardo Campos e Marina Silva concedem entrevista coletiva à imprensa.
fonte: Nill Jr.

ESCOLA ARNALDO ALVES PROMOVEU A SEMANA DA NORMALISTA.

 

A Escola Arnaldo Alves Cavalcanti de Tabira promoveu a Semana Normalista de 21 a 25 de outubro de 2013. O tema desse ano foi “Transposição didática: como mediar o conhecimento de forma eficiente”. A mensagem é do Professor Celso Antunes: “Educar significa modelar o presente e lançar as bases para o futuro. Mas essa missão que possui tanto de grandiosa quanto de áspera necessita estar apoiada em princípios e fundamentos norteadores. A sala de aula precisa ser a oficina do amanhã”. Abaixo você lê a minha reflexão sobre as mensagens, mais informações sobre a semana pedagógica e ver mais fotos. 

UMA BOA NOTÍCIA PARA OS POBRES DA FRANÇA

 Por Dedé Rodrigues


França taxa em 75% salários acima de 1 mi; Ricos ameaçam greve


Informações publicadas nos diários franceses informam que o presidente francês François Hollande declarou nesta sexta-feira (25) que os esportistas franceses terão cumprir nova lei fiscal que entra em vigor em breve, que prevê uma taxação de 75% sobre os salários acima de 1 milhão de euros por ano.
 

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Nota pública alerta sobre tentativa de censura na rede


O Movimento Marco Civil Já divulgou na manhã desta quinta-feira (24) uma nota pública para alertar sobre a manutenção do parágrafo 2º, do artigo 15, do projeto de lei que institui o Marco Civil da Internet. O objetivo é sensibilizar a todos os internautas que entrem em contato com os deputados federais, por email, telefone, rede social, para exigir a retirada do trecho, que fere a liberdade de expressão na rede. Leia a íntegra abaixo.




Imagem: divulgação Marco Civil Já
NOTA PÚBLICA - 24/10/2013

Mantenha a internet LIVRE!

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

CAMPANHA EM DEFESA DOS ANIMAIS CARENTES E DOENTES DE TABIRA



 Por Dedé Rodrigues.

As tabirenses Diana Queiroz e Aparecida Viana lançaram uma campanha de doação de alimentos e para cães e gatos que se encontram abandonados na cidade de Tabira nesse mês de outubro de 2013. 

Elas já recolheram vários animais doentes e cuidaram deles e, segundo Diana Queiroz,  diversas pessoas estão ajudando a curarem dezenas de animais e, a maior parte deles, foi doada  a pessoas que procuraram”.   

Essa é uma campanha que todo mundo deve apoiar e ajudar, pois é uma questão também de saúde pública no município.  

Quem interessar fazer doação de rações ou remédios para os animais que estão sendo tirados das ruas e cuidados em um sítio entre em contato com as mesmas pelo telefone (87) 99674463

Luciana tem oito sugestões para financiar mídia independente


A subcomissão especial criada para analisar formas de financiamento da mídia alternativa reuniu-se, nesta quarta-feira (23), para debater o relatório final da deputada Luciana Santos (PCdoB-PE), que será votado na próxima semana. Segundo a relatora, a grande motivação da subcomissão é a democratização dos meios de comunicação e a mídia que financia e fomenta a produção local e reflete a diversidade do povo brasileiro contribui para a democratização. 


Agência Câmara
Luciana tem oito sugestões para financiar mídia independente
O relatório será votado em audiência pública na próxima semana.
O relatório apresenta proposta de cinco projetos de lei e três indicações e conceitua juridicamente a mídia alternativa, que recebeu o nome de mídia independente. A conceituação jurídica foi importante para delimitar o alvo dos cinco projetos de lei e três indicações. 

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

ESCOLA ARNALDO ALVES PROMOVE A SEMANA NORMALISTA 2013.




Por Dedé Rodrigues.


A Escola Arnaldo Alves Cavalcanti de Tabira está promovendo a Semana Normalista 2013 de 21 a 25 de outubro de 2013. O tema desse ano é “Transposição didática: como mediar o conhecimento de forma eficiente”. A mensagem é a seguinte:
“Educar significa modelar o presente e lançar as bases para o futuro.  Mas essa missão que possui tanto de grandiosa quanto de áspera necessita estar apoiada em princípios e fundamentos norteadores. A sala de aula precisa ser  a oficina do amanhã”. Celso Antunes. 
A semana começou com a palestra sobre Transposição Didática e Políticas Públicas de Formação de Professores com Kátia Simone. O 2º dia teve Oficina com Números Decimais e Material Pedagógico com Nádia Valéria e Luciano Barbosa. O 3º dia Mediando a Orientação Sexual nos anos iniciais do Ensino Fundamental com Enoque Estevam. O 4º dia Oficina com Prática e Didática no Ensino de História e Geografia e Ludicidade com Edimilson Olegário e Paulo Amaral.  E na Sexta-Feira – Exposição do Projeto  inclusão: Portadores de Necessidades Especiais – Profª Rosário Albuquerque. Homenagem as Professoras Joelma Ramos,  Maria Bernadete Santos, Olineide Fragoso e os  Professores do Curso Normal Médio.