terça-feira, 1 de abril de 2014

TV Câmara lança documentário “Esquerda Volver” nesta segunda


"Esquerda Volver" é o mais novo documentário da TV Câmara, com estreia marcada para esta segunda-feira (31), às 21 horas. Realizada em HD e com 24 minutos de duração, a produção é o registro histórico de um aspecto pouco conhecido da ditadura militar no Brasil: a perseguição e a expulsão de militares contrários ao golpe de Estado das fileiras do Exército, Marinha, Aeronáutica e das polícias militares. 


Agência Câmara
O documentário mostra um aspecto pouco conhecido da ditadura militar no Brasil: a perseguição e a expulsão de militares contrários ao golpe. 
O documentário mostra um aspecto pouco conhecido da ditadura militar no Brasil: a perseguição e a expulsão de militares contrários ao golpe. 
Com a ajuda do professor Paulo Cunha, consultor da Comissão Nacional da Verdade, o documentário resgata a memória de três casos emblemáticos da ditadura no ano em que se completam 50 anos do golpe de Estado. O filme investiga a história de três militares que foram vítimas do regime por terem vínculo com o comunismo.

Nos meses seguintes ao Golpe de 1964, o capitão de mar e guerra Fernando de Santa Rosa respondeu a um inquérito do Cenimar (Centro de Informações da Marinha), ficou dois meses preso em um navio e foi expulso das Forças Armadas sob a acusação de ter vocabulário comunista.

No mesmo ano, o militar Joaquim Aurélio de Oliveira participou da ocupação do Sindicato dos Metalúrgicos, no Rio de Janeiro, em uma reivindicação por melhores condições de vida para os marinheiros. Com o golpe, Joaquim foi expulso da Marinha junto com centenas de outros praças e oficiais. 

Já o tenente coronel Vicente Silvestre, da PM de São Paulo, esteve no centro de outro episódio marcante do regime militar: a Batalha da Rua Maria Antônia, em outubro de 1968, protagonizada por estudantes de esquerda, da USP, e de direita, do Mackenzie. À frente de uma tropa destacada para conter o tumulto, o tenente Silvestre se recusou a obedecer à ordem de um superior que contrariava suas convicções pessoais. Preso na antiga sede do DOI-Codi em São Paulo, Silvestre foi vítima de torturas e acabou expulso da corporação em 1976.

"Esquerda Volver" foi produzido pelo Núcleo de Documentários da TV Câmara e tem roteiro e direção de Santiago Dellape, cineasta formado pela Universidade de Brasília (UnB), autor de seis curtas-metragens de ficção e de quatro documentários, premiados em importantes festivais como os de Brasília e de Gramado.

Serviço:
"Esquerda Volver"
Estreia: segunda-feira (31), às 21 horas, na TV Câmara
Reprise:
Terça (01/04), às 8h30
Quinta (03/04), às 19 horas
Sábado (05/04), às 21 horas
Domingo (06/04), às 2 horas, 13h30 e 19h30
Terça (08/04), às 6 horas
Quarta (09/04), às 21h30
Quinta (10/04), às 5 horas

Da Redação em Brasília
Com Agência Câmara 

Nenhum comentário:

Postar um comentário