sexta-feira, 8 de agosto de 2014

"Ciência e Tecnologia para atualizar o projeto de desenvolvimento"



 Cerca de 80 pessoas entre professores e gestores da área de Ciência, Tecnologia e Inovação em Pernambuco atenderam ao convite das candidaturas de Luciana Santos, que concorre à reeleição para a Câmara dos Deputados, e Marcelino Granja, candidato a deputado estadual, e participaram do debate sobre os desafios do setor em Pernambuco. 


O encontro aconteceu nesta quarta-feira (6) e contou com a presença dos reitores de universidades públicas e privadas do estado. Foi o segundo encontro de uma série que pretende discutir a ampliação dos avanços do setor de CT&I no estado. 

Na ocasião, os candidatos do PCdoB - Partido Comunista do Brasil apresentaram carta-compromisso na qual manifestam a disposição de lutar em defesa de temas ligados a CT&I no estado e no país, bem como das principais demandas do setor em Pernambuco. Os termos do documento foi colocado para debate da plateia. Marcelino e Luciana receberam também o apoio de diversas personalidades da área educação universitária de Pernambuco ali presentes.

Marcelino iniciou a conversa destacando o fato de o PCdoB, em Pernambuco, apoiar a candidatura à reeleição da presidenta Dilma Rousseff e ao mesmo em que está colocada a candidatura a presidente do ex-governador Eduardo Campos, antigo aliado da legenda. "Nós temos um problema político dentro do campo das forças progressistas, que é o fato de temos a candidatura da presidenta Dilma, a qual nós apoiamos, e a candidatura do governador Eduardo Campos que alguns dos presentes apoia. É uma circunstância política que nós do PCdoB tratamos com um episódio eleitoral, lutando pela unidade dessas forças, até porque dia 6 vai ser depois do dia 5, dia da eleição, e nós continuares essa luta pela unidade dessas forças que trouxeram o Brasil até agora", disse.



Sobre a carta-compromisso, Marcelino explicou que a intenção é fazer com que as pessoas possam se ver, ajudar na construção política das plataformas de atuação dele e de Luciana no Parlamento. "Além disso, o documento serve de afirmação dos nossos compromissos e de fortalecimento da luta da academia na área de inovação. O sentido de nossas candidaturas é esse. Nós somos militantes políticos da causa do desenvolvimento há décadas, conquistamos determinados patamares e nos apresentamos agora para mais avanços e, portanto, seremos vetores e agentes dessa luta", assegurou. Em seguida, o candidato comunista leu a carta-compromisso, comentando cada parágrafo.

"Nós propomos aqui uma Ciência e Tecnologia para atualizar o projeto nacional de desenvolvimento inaugurado pelo (ex)presidente Lula. Nós acreditamos que esse momento de avanços que o Brasil vive foi inaugurado pela eleição do (ex)presidente Lula e, em Pernambuco, pelo (ex)governador Eduardo Campos, que, em nossa opinião, continua".


Marcelino elencou ainda as características do desenvolvimento que o Brasil precisa. "Mais desconcentração e descentralização da indústria e da infraestrutura; integração nacional e regional; mais distribuição de renda; solução da questão energética e ambiental; elevação dos níveis de qualidade da educação e da saúde, como questão estratégica de desenvolvimento do país, e a novidade - que é uma proposta do PCdoB como pauta de nossas candidaturas -, que são a integração regional e nacional e a reurbanização das cidades brasileiras, que em nossa análise está em crise há décadas, crise essa relacionada ao modelo de desenvolvimento que se praticou no Brasil por mais de 50 anos de superconcentração de renda e de concentração regional", avaliou o candidato comunista.


Da esquerda para a direita, reitores Carlos Calado, Padre Pedro, Sílvio Romero e Anísio Brasileiro 


Presentes ao encontro, o reitor e o vice-reitor da UFPE, professores Anísio Brasileiro e Sílvio Romero de Barros, respectivamente; o reitor da UPE - Universidade de Pernambuco, Carlos Calado; reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens; representantes das Reitorias da UFRPE e do IFES, além de professores universitários e gestores de CT&I de Pernambuco. Também participaram, o vice-prefeito do Recife e membro da direção estadual e nacional do PCdoB, Luciano Siqueira; o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, José Bertotti; professor José Luís Simões, ex-presidente da Adufepe; professor Pedro Falcão, entre outros. 

Os reitores e acadêmicos que usaram a palavra foram unânimes em manifestar apoio às candidaturas de Marcelino e Luciana, bem como no reconhecimento do papel do PCdoB na política partidária nacional. Trechos dos depoimentos, bem como o discurso da candidata Luciana Santos serão objeto de matéria a ser publicada nesta sexta-feira neste site.

Audicéa Rodrigues
Do Recife 

Fotos: Virgínia Ramos/Maturi Comunicação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário