quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Dilma na TV: "Educação é prioridade do meu governo"

 



A propaganda de TV da candidata à reeleição Dilma Rousseff que foi ao ar nesta quinta-feira (4) aprofundou o tema Educação que, segundo ela, é prioridade número 1 do seu governo. A presidenta ressaltou as principais medidas para melhorar todos os níveis de ensino no Brasil e o quanto se investiu no setor para combater à desigualdade social.



Dilma na TV: "Educação é prioridade do meu governo"Dilma na TV: "Educação é prioridade do meu governo"


Assista abaixo o vídeo na íntegra:



Da redação do Vermelho

Hoje temos uma política educacional que busca de forma integrada melhorar todos os níveis de ensino, da creche até a pós-graduação. Agora estamos aprofundando esse trabalho com base em cinco prioridades: Colocar as crianças desde cedo nas creches e nas pré-escolas; alfabetizá-las na idade certa; expandir o ensino de tempo integral; ampliar o acesso dos jovens ao ensino superior e profissionalizante e valorizar o professor”.

Para Dilma, “são esses avanços que vão garantir em todos os níveis a educação de qualidade que os brasileiros esperam e merecem. Mas faço questão de ressaltar que minha prioridade será melhorar a qualidade do ensino básico. Pois só com uma formação inicial sólida e completa, um aluno pode evoluir e seguir adiante”.

Ao citar os investimentos nos últimos 12 anos em Educação, a propaganda aponta quantas foram as ações para diminuir a desigualdade social. “Com Lula e Dilma o orçamento da Educação teve aumento real de 218%”, ressalta. 

Riquezas do pré-sal
A propaganda aponta ainda que a presidenta Dilma também “abriu definitivamente as portas do futuro ao garantir por lei que grande parte das riquezas geradas pelo petróleo no pré-sal sejam investidas na educação e saúde”. 

Hoje o Brasil tem uma política educacional global, integral e inclusiva para que todos os brasileiros de todas as classes sociais tenham acesso à educação de qualidade.

Educação infantil
Através de depoimentos de professores, técnicos e alunos, o programa de TV mostrou a melhoria que o governo Dilma trouxe através dos vários programas governamentais voltados para Educação infantil, com mais de 8.700 creches e pré-escolas contratas. 

Com o Pacto Nacional pela Alfabetização, o governo Dilma quer garantir que toda criança com 4 anos de idade vai estar matriculada em uma pré-escola e as crianças com até aos 8 anos de idade terão que saber ler, escrever e fazer as quatro operações matemáticas.

No ensino básico, Dilma levou a educação de tempo integral para 56 mil escolas públicas. E serão 60 mil até o fim do ano. “Nem todos conseguem ou querem ver, mas já lançamos a base para uma grande transformação na qualidade do ensino e para que o país ingresse, em definitivo, na sociedade do conhecimento. Nos próximos anos vamos ampliar esse mundo de oportunidade que abrimos para as crianças e jovens e já temos instrumentos concretos para isso”, afirmou. 

A propaganda falou ainda da aprovação do novo Plano Nacional de Educação que estabelece 20 grandes metas para serem atingidas nos próximos 10 anos. Dilma apontou que o Brasil deverá cumprir com antecipação.

Avanços no ensino técnico e superior
Em 2002, o Brasil tinha 140 escolas técnicas, nos governos de Lula e Dilma foram criadas mais 422 instituições de ensino profissionalizante. Os avanços na educação também chegaram ao ensino superior. Hoje são mais de 7 milhões de alunos nas universidades, para isso, foram criadas 18 universidades federais, 173 campus e uma série de programas que democratizaram o acesso à educação superior. É por isso, que Dilma tem tanto apoio entre os jovens.

Reproduzindo a fala da presidenta Dilma no encontro de apoio da juventude e Dos movimentos estudantis, a propaganda apontou os dados dos principais projetos educacionais do governo, como o Pronatec, Ciências sem Fronteiras, Enem, Sistema de cotas, Bolsas do ProUni, Fies, entre outros. “O governo que quer usar a educação como instrumento de transformação tem que torná-la a mais ampla e democrática possível”, disse a presidenta. 

Lula

O ex-presidente Lula ao participar no programa de Dilma ressaltou a importância que os últimos governos deram para a Educação. “O Brasil já teve 36 presidentes, entre eles, empresários, fazendeiros, militares, médicos e até intelectuais, mas nenhum deles elegeu a educação como prioridade. A educação até pouco tempo atrás era vista como um direito de poucos e boa parte dos presidentes concordavam com isso. A partir do meu governo, a educação passou a ser uma preocupação em todos os níveis. Dilma ampliou ainda mais essas oportunidades para os brasileiros, pontuou”.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário