sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Pesquisa que apontava liderança de Aécio admite números falsos


Com o término da corrida presidencial, as informações sobre as verdadeiras táticas de campanha da oposição começam a pipocar em todos os jornais. De acordo com matéria publicada no site da Folha de S. Paulo nesta quinta-feira (30), Adriano SIlvoni, dono do Instituto Veritá, e Leonardo de Assis, estatístico responsável pela pesquisa, informaram que os levantamentos divulgados durante os programas do tucano foram utilizados de maneira enganosa pela campanha de Aécio Neves (PSDB).


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As práticas enganosas usadas pelo marketing da campanha do candidato Aécio Neves, que manipulou os resultados de uma das últimas pesquisas promovidas pelo Instituto Veritá para a preferência do eleitorado em Minas Gerais, foram denunciadas à imprensa quatro dias após as eleições do segundo turno, ocorrida no último domingo (26).

Os dados, coletados ainda no final do primeiro turno, que apontariam Aécio à frente de Dilma em Minas Gerais por 57% a 43%, mostram apenas a coleta de 561 questionários no estado mineiro, e portanto não são representativos. Tais questionários foram utilizados pelo Instituto para compor a amostra total de eleitores do Brasil, e não apenas em Minas, como amplamente alardeado. 

Mesmo alertados, os marketeiros seguiram em frente com a divulgação durante os programas do candidato de rádio, TV e conteúdo online, creditando a pesquisa ao jornal Hoje em Dia.

É de se pensar: por que estas informações estão sendo dadas apenas hoje? Quais seriam os interesses por trás de notícias como estas que não foram divulgadas pela grande mídia durante as eleições?

Aécio Neves não conseguiu superar Dilma Rousseff no próprio berço político. Em Minas, Dilma obteve 52,41% e Aécio ficou com 47,59%. A diferença entre eles foi de pouco mais de 500 mil votos.

Com informações do Muda Mais

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