quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Alemanha: maior economia da Europa está perto da recessão


A Alemanha, a mais forte economia da Europa, encontra-se a um passo da recessão devido ao fraco desenvolvimento econômico dos seus parceiros comerciais fundamentais; os grandes jogadores políticos e financeiros estão preocupados à espera da publicação dos índices do PIB no terceiro trimestre de 2014, escreve a CNBC.

Chanceler alemã Angela Merkel.
Semelhantes prognósticos foram confirmados também por Juergen Fitschen, presidente da Associação de Bancos da Alemanha, numa entrevista à CNBC.

“Não nos podemos isolar de fatores que conduziram ao atual estado das coisas. (...) Observa-se um crescimento lento em alguns países vizinhos, bem como a falta de procura de financiamento de projetos de infraestrutura na própria Alemanha”, alertou Juergen Fitschen.

No segundo trimestre de 2014, a economia da Alemanha sentiu uma redução de 0,2% em comparação com os primeiros três meses do ano e os analistas não excluem que, num futuro próximo, as coisas ficarão ainda piores. Se a economia se retrair mais, o país entra em recessão, escreve a CNBC.

Relação com a Rússia

A chanceler alemã, Angela Merkel, considera que é preciso desenvolver as relações com a Rússia e elevá-las a um novo nível, declarou Mikhail Gorbachev, ex-presidente da URSS, depois de um encontro com Merkel em Berlim.

Durante a viagem, o antigo presidente da URSS participou em várias iniciativas. Na segunda-feira, realizou-se o seu encontro com a chanceler da Alemanha.

“Acordamos viver em paz. Em todo o caso, ela (Merkel) pretende continuar essas relações. (...) Foi o que depreendi da conversa, que durou quase uma hora, ela estava bem disposta, mas preocupada por ter surgido uma incompreensão”, afirmou Gorbachev.

Segundo ele, se as dificuldades puderem ser resolvidas, é preciso resolvê-las agora, mas se não, “passar por cima delas e avançar”.

“Ela considera que é preciso continuar as relações e elevá-las a um novo nível. Penso que, neste sentido, é uma parceira de confiança”, frisou ele.

Com informações da Voz da Rússia
AFP
Chanceler alemã Angela Merkel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário