sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Ditadura nunca mais!


Jandira Feghali *

Os coléricos gritos que partem de pequenos grupos de direita não devem ressoar no Brasil. Nossa jovem democracia possui pilares fortes, talhados no sangue, no sofrimento e na luta de milhares de cidadãos que combateram as forças da Ditadura.


Lá estavam militantes do Partido Comunista do Brasil e de tantos outros partidos, movimentos de esquerda, democratas e cidadãos comuns que querem liberdade de expressão e o direito de ir e vir. Uma época jamais esquecida por todos nós.

É de uma minoria, uma minúscula parcela da sociedade, que partem estes sons guturais. Tentaram, no final de semana, dar corpo aos pedidos de impeachment da presidenta Dilma Rousseff - democraticamente eleita -, e apelaram, inclusive, pela intervenção das Forças Armadas contra nossa democracia, exalando todo tipo de discurso fascista. Ecoaram rancor pela perda nas urnas, rechaçando as regras mais republicanas de uma escolha popular. Ou seja, são maus perdedores.

Manifestações como essas expõem o lado sombrio e perverso das forças de direita que se escondiam no armário. Agora, derrotados, tentam espalhar mentiras sobre o processo eleitoral, distorcendo a realidade da votação e espalhando boatos sobre a "injusta" derrota de Aécio Neves, o candidato neoliberal representante do conservadorismo. Os reacionários estão fazendo de tudo para atropelar a Constituição. Querem lesar a democracia "no tapetão"!

As poucas mais de 2 mil pessoas que estiveram em São Paulo não representam nem de perto os milhões de eleitores, muito menos aqueles que optaram pelos tucanos. Nossa nação não sucumbirá novamente ao pensamento retrógrado de um regime militar. Enquanto nossos corações estiverem quentes e pulsarem o calor dos avanços progressistas, a atual e futuras gerações não permitirão uma volta à ditadura.

O caminho para solução dos problemas de nosso povo é e sempre será pela democracia. Com governos democraticamente eleitos, com projetos nacionais escolhidos pela maioria da população. É desta forma que nós, do PCdoB, nos mobilizamos junto a Lula e Dilma para reforçar projetos para melhor distribuição de renda e para a emancipação do cidadão. Luta constante pela melhoria da economia, saúde, educação, cultura e segurança de forma concreta e não utópica. Aspectos sociais de todas as esferas de governo e que, repetidamente, se mostram como os mais caros anseios da população.

É exigido de nós que de forma imediata ampliemos os instrumentos de liberdade e pluralidade de opiniões, avançando com a democratização da comunicação, ao mesmo tempo que devemos possibilitar a representação institucional ampla da sociedade, garantindo a reforma política sem o financiamento eleitoral de empresas privadas.

A juventude brasileira não cederá ao canto da sereia que parte de setores conservadores de nossa sociedade. A nação tem demonstrado claramente que não apoia este clamor pela intervenção militar, liderado por pop stars do atraso ou celebridades oportunistas. Nossa nação é muito mais do que isto e o capítulo da Ditadura foi condenado e encerrado para nunca mais voltar. Mesmo que marchem, não passarão!
* Foi Deputada Estadual, está no quinto mandato de Deputada Federal, Secretária de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia de Niterói e Secretária Municipal de Cultura do Rio de Janeiro. Relatou a Lei Maria da Penha e atualmente lider do PCdoB na câmara dos deputados

Nenhum comentário:

Postar um comentário