segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Grécia: Syriza conquista vitória eleitoral histórica


Com mais da metade dos votos apurados, a Coalizão da Esquerda Radical (Syriza, em grego), obteve 36 por cento da votação. Após serem divulgados os primeiros resultados, o líder da coalizão Alexis Tsipras qualificou a conquista deste domingo (25) nas eleições legislativas gregas como vitória histórica.


Para o líder da coalizão esquerdista Syriza, Alexis Tsipras este é "o primeiro passo de um desenvolvimento progressivo na Europa".
Para o líder da coalizão esquerdista Syriza, Alexis Tsipras este é "o primeiro passo de um desenvolvimento progressivo na Europa".

Em um comunicado divulgado minutos após a publicação destes dados, e num comício perante uma multidão no centro de Atenas, o líder da coalizão de esquerda Syriza, Alexis Tsipras disse que sua vitória "é uma conquista histórica que dá esperança para os cidadãos gregos que votaram contra a austeridade " .

Para ele, este é "o primeiro passo de um desenvolvimento progressivo na Europa" e afirmou ainda que "o novo governo vai implementar o seu programa para acabar com a crise e iniciar as negociações com os credores."

Os resultados apontaram que o Syriza poderá obter 149 cadeiras, faltando apenas duas para alcançar a maioria absoluta em um parlamento com 300 representantes.

O Partido Comunista, em quinto lugar obteve 5,5% dos votos e deve eleger 15 deputados, resultado avaliado positivamente em nota emitida pelo secretário-geral do Partido, Dimitris Kotsoumbas.

A coalizão Syriza faz oposição ao conservador Nova Democracia (ND), que é governista e tomou  medidas drásticas de arrocho, de caráter antissocial. A ND (segunda colocada)  foi severamente punida pelo eleitorado, obtendo 28,9%. Em terceiro lugar aparece o partido fascista Aurora Dourada, com 6,3%. A coligação centrista O Rio obteve seis por cento dos votos, ficando em quarto lugar e os Gregos Independentes aparecem em sexto, com 4,7%. Os sociais-democratas do Pasok com 4,6 por cento dos votos caem para sétimo lugar. O Pasok já governou o país várias vezes e integrava a coalizão de governo com o ND.

Alexis Tsipras inicia nesta segunda-feira (26) gestões para formar o novo governo.

Com informações de agências

Nenhum comentário:

Postar um comentário