segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

MARCHANTES DE TABIRA INTERDITAM A PE-320 E CONSEGUEM DA JUSTIÇA QUE OS ANIMAIS VOLTEM A SER ABATIDOS NO MUNICÍPIO


Por Dedé Rodrigues


Os Marchantes de Tabira interditaram a PE-320 entre Tabira e Riacho do Gado com pneus queimados impedindo a passagem de veículos, exceto casos de urgências, protestando contra a decisão da Justiça na última sexta-feira de matar os animais só em Afogados da Ingazeira. Segundo alguns deles, a carne estava vindo de Afogados deteriorada, fedendo e preta, causando enorme prejuízo financeiro aos marchantes e colocando em risco a saúde pública em Tabira, caso esta carne fosse consumida.  Depois de um protesto organizado por eles com apoio da população de Tabira e de várias autoridades o Promotor de Justiça Dr. Lúcio decidiu autorizar que os animais voltassem a ser abatidos  em Tabira até que o problema das condições do matadouro fosse  resolvido.   O blogueiro Antonio de Du e o Radialista Vagner Leandro deram total cobertura ao movimento com as fotos e coletando informações.  


Na conversa que os integrantes do nosso blog tiveram com alguns marchantes o problema reside nas próprias condições do abatedouro de Afogados da Ingazeira que,  segundo O Marchante Josete Marques, entre outros,  não tinha estrutura adequada para abater muitos animais. Outras pessoas chegaram a dizer que matavam os animais e colocavam as vísceras junto com a carne para transportar para Tabira, de forna que, quando a carne chegava aqui não estava mais própria para o consumo.  

Depois de muita agitação, queima de pneus  e luta com apoio da população, realizou-se uma reunião próximo ao movimento, casa de Seba,  onde estava o promotor de Justiça, Dr. Lúcio, o presidente da Câmara, que também é Marchante,  Marcos Crente, o Prefeito da Cidade Sebastião Dias, o Secretário de Administração  Flávio Marques, entre outras autoridades. Depois de um longa discussão com as pessoas mostrando fotos ao Promotor da situação da carne, Dr. Lúcio decidiu autorizar que os animais voltassem a sere abatidos em Tabira.

Nas falações, inciada pelo Promotor Dr. Lúcio, ele disse que a decisão do abate dos animais regionalizado é do Governo do Estado, mas comunicava aos cidadãos de Tabira, de forma respeitosa, que o abate não foi feito de forma adequada conforme ele previa e o Ministério Público não  aceita isto. Foi criada uma comissão que vai se reunir na quarta-feira com o Promotor e enquanto a questão não for resolvida, por decisão dele,  os animais continuarão sendo abatidos em Tabira. Dr.Lúcio também estimulou os Marchantes para eles saíssem deste episódio mais enriquecidos, para isto sugeriu que eles  se organizassem e criassem uma Cooperativa ou uma Associação dos Marchantes de Tabira.


Já o Prefeito Sebastião  Dias  prometeu que os marchantes nesta terça-feira não pagariam a senha e ia dar um jeito deles serem ressarcidos dos prejuízos da carne que veio deteriorada. 

Para eu, Vagner Leandro e Antônio de Du que acompanhamos este movimento e defendemos uma democracia que vai além de ser só representativa, mas também participativa, na qual a voz do povo seja sempre ouvida pelas autoridades,  ter acompanhado esta luta dos Marchantes de Tabira, posso afirmar que saímos rejuvenescidos em relação ao ideal maior que defendemos: uma Tabira, um Pernambuco e um Brasil cada vez mais justo, com um povo mais consciente, participativo,  democrático e socialista.  






























    

Nenhum comentário:

Postar um comentário