quinta-feira, 19 de março de 2015

A batalha está nas redes sociais, diz Ramonet


O renomado jornalista e cientista político franco-espanhol, Ignacio Ramonet, conclamou os governos progressistas a usarem as redes sociais para enfrentar as campanhas midiáticas da oposição. “Hoje a batalha está nas mídias social”, disse.


 
 

Depois de esclarecer que é perfeitamente legítimo que a oposição use as novas tecnologias, como WhatsApp, Twitter ou Facebook, para espalhar a sua mensagem e mobilizar seus seguidores, Ramonet considerou que governos progressistas também devem refletir sobre como eles podem usar essas ferramentas.

“Há 15 anos, a batalha foi desenvolver meios de comunicação públicos ao lado da mídia privada”, recordou o comunicador, que disse que a maioria dos líderes de esquerda que chegaram ao poder entre 1999 e 2005 na América Latina foram muito ingênuos com a imprensa.

Segundo Ramonet, nenhum desses líderes tinham uma teoria política de como lidar com os meios de comunicação, nem imaginavam que viriam a se tornar a principal oposição, se envolvendo em golpes de Estado, como foi o caso na Venezuela de 2002.

“A população, como seres humanos dotados de inteligência e livres, saberá resistir manipulação da mídia”, disse ele.

Ele constatou que a reflexão sobre a batalha da mídia tem que ser permanente. Ramonet fará uma palestra, nesta sexta-feira (20), na sede do Centro Internacional de Estudos Superiores de Comunicação para a América Latina, no Equador, sobre a "Democracia e os meios de comunicação".
 
Fonte: Prensa Latina


Nenhum comentário:

Postar um comentário