quinta-feira, 19 de março de 2015

Greve dos professores. Cadê a Globo?


Por Altamiro Borges

Os professores da rede estadual de ensino de São Paulo estão em greve desde segunda-feira (16). A adesão está crescendo. Segundo Maria Izabel de Azevedo Noronha, a Bebel, presidente do sindicato único da categoria (Apeoesp), no segundo dia de paralisação o movimento já contava com 30% de participação em todos os municípios do Estado. Passeatas e assembleias dos professores agitam São Paulo. Apesar disto, a mídia privada e privatista até agora não deu qualquer destaque para a greve. Bem diferente da postura adotada na cobertura 'jornalística' dos protestos golpistas de domingo (15).

A TV Globo, por exemplo, deslocou repórteres a várias cidades paulistas para divulgar as marchas da direita fascista. Teve até jornalista de capacete cobrindo o "ato pela democracia" na Avenida Paulista e programas de esporte sendo usados para "convocar" as famílias revoltadas com a derrota nas urnas nas eleições presidenciais de outubro passado. A mídia privada, em especial a Rede Globo, atiçou e festejou o resultado dos protestos pelo impeachment da presidenta Dilma e pela volta dos militares ao poder. Já no caso da greve dos professoras, ela simplesmente tenta invisibilizar a luta da categoria.

A categoria reivindica melhores condições de trabalho, o que inclui o desmembramento das salas de aula superlotadas, melhorando as condições para docentes e estudantes, e aumento de 75,33% para a equiparação salarial com os demais profissionais com formação de nível superior, conforme fixa o Plano Nacional de Educação (PNE). A greve serve também para denunciar o descaso do governo tucano de Geraldo Alckmin - sempre tão blindado pela mídia.

"Segundo a Apeoesp, a Secretaria da Educação fechou 3.390 classes, sendo 3.300 apenas de ensino médio, neste ano. O dado é referente a 73 regiões do estado. A ação agravou a superlotação. Turmas do ensino regular chegam a ter 60 alunos por sala e as classes de Educação de Jovens e Adultos (EJA), até 91 alunos. Além disso, o governo estadual cortou verbas das escolas, muitas das quais não têm recursos nem sequer para comprar papel higiênico. Quanto aos recursos humanos, foi reduzido o número de coordenadores pedagógicos, profissionais fundamentais ao planejamento e execução do trabalho nas escolas, o que piora ainda mais a qualidade do ensino. Sem contar o grande número de escolas que dispensam os alunos mais cedo por falta de água", descreve matéria da Rede Brasil Atual.

*****

Leia também:






Nenhum comentário:

Postar um comentário