sábado, 14 de março de 2015

Por todo o Brasil o povo diz não ao golpe, em SP foram 60 mil


Milhares de pessoas foram às ruas nesta sexta-feira (13), em todos os estados do país e no DF, para defender a democracia. Na cidade de São Paulo nem mesmo a forte chuva que caiu abalou os que chegavam à Avenida Paulista, palco de grandes atos políticos. Cerca de 60 mil manifestantes defenderam a Petrobras e a legalidade constitucional do mandato de Dilma Rousseff. 

Por Laís Gouveia


Laís Gouveia
60 mil manifestantes saem às ruas no Centro de São Paulo. Pauta principal foi a defesa da Petrobras e do mandato da presidenta Dilma
60 mil manifestantes saem às ruas no Centro de São Paulo. Pauta principal foi a defesa da Petrobras e do mandato da presidenta Dilma

A concentração do ato ocorreu às 15 horas em frente à sede da Petrobras. A manifestação fechou os dois sentidos da Avenida Paulista e seguiu sua trajetória no rumo das ruas do centro da cidade, somando milhares de pessoas durante o percurso. Dezenas de entidades que compõem os movimentos sociais aderiram à manifestação. Professores que faziam assembleia no vão do Masp, por exemplo, também foram ao encontro do ato.

O presidente nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Renato Rabelo, avalia de forma positiva a manifestação, “superamos a expectativa, mesmo com a chuva torrencial, milhares participaram do ato. Com todo o cerco midiático, a única forma de analisar a opinião do povo é na rua. Além das palavras de ordem que foram levantadas em defesa da Petrobras, a defesa da presidenta Dilma foi muito expressiva. O PCdoB sempre mostrou que estamos diante de uma grande ameaça golpista, por isso, devemos defender a democracia e o mandato de Dilma Rousseff, assim também os direitos trabalhistas, combater a corrupção com uma Reforma Política democrática, levando em conta o sistema de financiamento de campanhas”, conclui o presidente.

Adilson Araújo, presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil CTB, afirma que a classe trabalhadora sabe identificar as mudanças obtidas com os governos Lula e Dilma, “com um congresso mais conservador, a elite impõe uma agenda regressiva para colocar o país em instabilidade. É necessário mostrar ao povo o quanto é fundamental garantir a governabilidade e o mandato da presidenta. Está em cheque a legalidade constitucional, por isso é importante ganhar as ruas para além da pauta econômica”, afirma.

Para a presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), Virginia Barros, a resposta ao ódio vai ser o amor e muita mobilização dos estudantes em todo país, “O movimento estudantil desde o inicio da sua história, sempre lutou pela democracia no país, cabe a nós batalharmos por mais direitos e aprofundar a democracia, através da Reforma Política e combater o retrocesso. Não vamos abrir mão, por exemplo, da conquista histórica dos 50% do Pré-Sal para educação”. 

O presidente da Central Única dos Trabalhadores, Vagner Freitas, diz que o ato foi legítimo e cumpriu seu papel mobilizador, “são milhares de trabalhadores que saíram às ruas contra o golpismo, que defendem uma Petrobras pública, o Pré-Sal para a saúde e educação, que pedem a Reforma Política e são contra o financiamento empresarial de campanha. O povo está dando o recado que não existe terceiro turno”, afirma o líder sindical. 

Segundo o presidente nacional da União da Juventude Socialista (UJS), Renan Alencar, a juventude aderiu de forma expressiva em todo Brasil às manifestações dessa sexta-feira (13) “mesmo com o bombardeio negativo da mídia, quando a gente passa em sala de aula mobilizando a defesa da Petrobras, combate à corrupção, uma Reforma Política democrática, é impressionante a resposta. Prova disso é os milhares de jovens que ocuparam as ruas de todo o país nesta sexta-feira”, afirma.

A presidenta da Associação Nacional de Pós Graduandos (ANPG), Tamara Naiz, diz que o momento da conjuntura nacional é de luta em defesa do país, “a ANPG está aqui no ato para defender a democracia, a soberania nacional e dizer não aos ataques da direita que querem promover o retrocesso no Brasil ”, conclui. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário