quinta-feira, 9 de abril de 2015

TABIRA ESTEVE PRESENTE NA PLENÁRIA REGIONAL DE PROFESSORES DO SINTEPE EM SÃO JOSÉ DO EGITO


Por Dedé Rodrigues

No dia 09 de abril de 2015 uma representação dos trabalhadores em educação da Região do Pajeú estiveram reunidos em São José do Egito para discutir os Eixos da Campanha Salarial – 2015 e,  Tabira esteve presente por intermédio da Delegada Municipal do Sintepe na Regional do Pajeú, a Professora  Eliane Marques e do Professor Dedé Rodrigues.   O destaque desta reunião foi  a participação de dezenas de alunos apoiando a luta dos professores e dos trabalhadores em educação que pararam estes dois dias, 08 e 09  e,  estão em ESTADO DE GREVE no Estado.


A reunião ocorreu no Auditório do Centro Tecnológico de São José do Egito e foi aberta pela representante do Sintepe do Pajeú, a Professora Margarida que distribuiu uma pauta de 40  reivindicações dos professores no Estado e, em seguida, ocorreu a discussão de algumas dúvidas dos pressentes sobre diversos pontos da pauta.

A pauta tem três eixos  distribuídos assim: Eixo 1: Valorização profissional: (salários, carreira e condições de trabalho). Eixo 2 – Benefícios.  Eixo 3 – Questões administrativas.  

Entre os 40 pontos  de reivindicações da pauta eu vou  destacar:  01 - reajuste do piso salarial dos professores (13,01), extensivo para todos os profissionais em educação (data base em 01 de janeiro para os professores e 01 de junho para os Administrativos, Analistas e Psicólogos). 07 – Considerar como vencimento base dos contratos temporários, o valor da classe I, faixa salarial A do Plano de Cargos e Carreira do Magistério. 15 – Climatização das salas de aula. 22 – Contemplar toda a categoria co Bônus para Bienal do Livro, incluindo os aposentados, e estender este benefício aos estudantes da escolas estaduais. 28 – Implantar o vale- alimentação para os contratos temporários. 34 - Realizar concurso público em 2015 para todos os seguimentos da educação, inclusive para os componentes curriculares de áreas técnicas das escolas técnicas.  37 – Garantir a liberação de 50% da carga horária para os cursos de especialização e a liberação de 100% para os cursos de Mestrado e Doutorado  de no mínimo 20% do quadro efetivo de cada local de trabalho e oportunizar o ingresso de professores em especializações, Mestrado e Doutorado.

Como se percebe nesta seleção de reivindicações que fiz, além das outras que não citei, toda educação sairia ganhando com a implementação delas.  Professores, administrativos, contratos temporários, alunos e,por tabela,os pais e o desenvolvimento de todo o  Estado de Pernambuco. Daí porque destaquei a participação de diversos alunos de escolas de São José do Egito que fizeram questão de usar o microfone em apoio ao movimento grevista.  Quando isto,  que está ocorrendo em São José do Egito, for também realidade em todos os municípios do Estado e, penso que é só uma questão de maior envolvimento também dos professores convidando eles, nós dobraremos qualquer governante que não respeite às leis. Isto, a meu ver não está distante, salvo se a onda golpista que cresce no Brasil retirar os partidos da esquerda do poder. Pois aqueles falsos moralistas de direita, que desfilam na Avenida Paulista pedindo uma intervenção militar,  não querem mais direitos trabalhistas e nem mais democracia no Brasil. 
  
Diversos professores em São José falaram e fizeram denúncias contra o Governador que prometeu em campanha dobrar os salários dos professores e, agora vem com uma proposta que prejudica o nosso PCC (Plano de Cargos e Carreira). Perguntam: qual é o incentivo para quem tem mais tempo de trabalho no estado e mais estudo se o aumento deixa de fora justamente estes que tem direito a ele? Como o Governo de Pernambuco,  que diz que não tem dinheiro para dar os 13% de aumento aos professores, explica gastos milionários em outras áreas? Por que Paulo Câmara não cumpre o acordo feito por Eduardo Campos de repassar o aumento do piso a partir de 2015?

Vivemos tempos difíceis no Brasil e no mundo com a crise do capitalismo e o avanço da direita que, ao contrário do que querem os professores e alunos de Pernambuco,  estão tirando direitos trabalhistas na Europa. Este avanço se dar no Brasil também, a exemplo do Projeto de terceirização aprovado no Câmara de Deputados.  Veja o que diz a introdução da matéria retirada do Portal Vermelho:

“Colocando em grave risco as conquistas trabalhistas, a Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira (8), o Projeto de Lei 4330, que permite uma terceirização generalizada. Foram 324 votos a favor, 137 contra e 2 abstenções.”
O que disse a presidenta Dilma, que pode vetar o projeto, caso passe desse jeito no Senado:   
“Existe uma questão ligada à terceirização, sim, que precisa ser tratada. Agora, a posição do governo é no sentido de que a terceirização não pode comprometer direitos dos trabalhadores”.

Como se percebe esta luta trabalhista vai muito mais além da categoria dos professores que também podem se prejudicar  se esta lei for aprovada do jeito que está  no Senado, vetada pela presidenta, mas o veto pode ser derrubado pelo Congresso.  Queridos companheiros, temos muitas lutas pela frente.  Que viva à democracia! Que viva à luta dos trabalhadores! Que viva á educação!









  

Nenhum comentário:

Postar um comentário