domingo, 19 de abril de 2015

TABIRA: REFLEXÃO DA SEMANA DO PROGRAMA TABIRA EM TEMPO


Mensagem ao governador de Pernambuco

Nós,  trabalhadores em educação de Pernambuco, estamos  em greve desde o dia 10 de abril devido a medida do governador Paulo Câmara que concedeu aumento apenas para quem tem  o nível médio e deixou  90% da categoria de fora. A conclusão de muitos colegas é que, esta medida, detona com o nosso Plano de Cargos e Carreira o (PCC).  Todo mundo sabe que dois critérios importantes para se conseguir aumento  são: o tempo de serviço e o grau de estudo. A medida do governo desconsiderou isto. Qual é o estímulo que temos agora para continuar estudando? Como vamos dizer para os nossos alunos que estudem para melhorar de vida, se agora no Governo, quanto mais se estuda, menos se ganha de aumento?


A greve continua e, pelo jeito,  parece ser dura. O governo, no lugar de  abrir o diálogo franco e transparente com a categoria, prefere recorrer à justiça, cortar os pontos dos grevistas e ameaçar professores com demissões.  Em resposta 2.500 trabalhadores em educação em assembleia, na última sexta-feira, 17, decidiram continuar com a paralisação até o dia 27 deste, a próxima sexta-feira.

Felizmente nós temos o recurso legal da greve. Aliás, a história nos ensina, que  tudo o que temos hoje de conquista é resultado das mais variadas formas de lutas,em especial das greves. É claro que tivemos governos que trataram bem melhor a educação, como foi o caso de Miguel Arraes. O próprio Eduardo Campos deixou a lei do piso para ser paga também este ano.  Que tal o atual governador se espelhar em Arraes e cumprir a lei  do piso deixada por Eduardo concedendo também os 13,01% para os professores que ficaram sem nada este ano! apresente um plano! O seu partido, governador, o PSB,  não é um partido socialista? A principal regra do  socialismo é “a cada um de acordo com a sua capacidade e a sua necessidade”?  A sua medida deste ano conosco diz ao contrário.

Que tal,  governador,  sair bem na fita,  chamar o SINTEPE para negociar e dizer como pretende dobrar os nossos salários? Não foi esta a sua promessa de campanha? Que tal  dizer para o SINTEPE  quando e como pretende tornar todas as escolas do Estado integrais ou semi integrais, a previsão desta medida no país não é para até 2016? Que tal pagar o piso também para os mini contratados, eles não fazem o mesmo trabalho que nós? Que tal governador dizer quando teremos concurso público no estado, afinal, isto é ruim para a qualidade do ensino no Estado! Que tal governador dizer quando e como pretende melhorar a infraestrutura das escolas? A minha, por exemplo, precisa de internet banda larga nas salas de aulas, climatização das salas para os nossos alunos aprenderem mais! Os professores, alunos e pais  ficariam  muito gratos! Que tal dizer para o SINTEPE quando vai propiciar cursos de mestrado e doutorado para nós que moramos distante dos grandes centros? Pode ser, presencial e a distância, não temos  Polos de Educação a distância nas macrorregiões do estado? Qual é o programa de capacitação de professores que a Secretaria de Educação tem para nós no seu governo?  Quando o sr. vai reduzir o quantitativo de aluno por sala de aula para melhorar a qualidade do ensino no Estado? Tudo isto, Governador,  tem a ver com o desenvolvimento cultural e econômico do próprio Estado que o sr. governa. Afinal governador,  o sr. Já leu os 40 pontos de reivindicações que o SINTEPE  deixou com o seu Vice-Governador, Raul Henri? O que tem de concreto para nós? Apresente a sua contra proposta! Mostre grandeza!

Governador, nesta greve nós conseguimos envolver bem mais os pais e os alunos na discussão das reivindicações para a educação  em Pernambuco. É claro que os pais conscientes querem ver os seus filhos o mais breve possível na escola, mas também querem ver a educação e o professor do seu filho mais valorizados.  Desta vez eles estão percebendo que a greve também diz respeito a eles.
Governador, eu vi uma profissional da Educação esta semana indignada, com os olhos marejados em lágrimas, preocupada com a sua frieza no trato com a categoria. Dizia ela: “ a minha preocupação é voltar para sala de aula, sem nada, de cabeça baixa”.   Aproveito para lhe dizer  que quem luta, como nós,  nunca baixa a cabeça. De cabeça baixa vivem os que não lutam de forma alguma pelos seus direitos. Na pior das hipóteses, nesta greve,  já temos um saldo positivo a nosso favor que é o apoio que estamos recebendo dos pais e alunos. Isto não tem preço! É uma conquista da educação para a cidadania que desenvolvemos em sala- de- aula.   Lembre-se, governador, nós professores comprometidos com a luta  trabalhamos com seres humanos. Estamos comprometidos em formar cidadãos que desenvolvam o senso crítico para mudar a realidade na qual vivem. Nós que estamos lutando, temos compromisso com os pais e com os nossos alunos em pagar todas as aulas que eles não estão tendo neste período! Sabe porquê? Nós estamos trabalhando para formar o ser humano integral! Isto é primar de fato pela qualidade do ensino!  Por fim, Governador, não é com ameaças de demissões, cortes de pontos, transferências que vamos avançar na educação em Pernambuco. Agindo assim, todos saem perdendo, inclusive o senhor.
       
Tabira, 19 de abril de 2015
José Rodrigues dos Santos

Professor   

Nenhum comentário:

Postar um comentário