segunda-feira, 4 de maio de 2015

PROFESSORES SUSPENDEM A GREVE EM PERNAMBUCO

Por Dedé Rodrigues
Reunidos neste dia 04 de maio de 2015  os professores do Estado de Pernambuco suspenderam a greve até,  pelo menos, o dia 21 de maio quando haverá uma nova assembléia da categoria para avaliar os avanços ou não das negociações com o governo .
  
Segundo o Portal G1 “ Dessa forma, os docentes voltam às salas de aula, mas ficam em estado de greve, retomando rodadas de negociação com o governo de Pernambuco. A decisão foi tomada após assembleia, nesta segunda-feira (4), no Centro de Convenções, em Olinda, Grande Recife. A proposta teve votação acirrada. Os profissionais estavam de braços cruzados há 24 dias.”
Podemos dizer que houve avanços neste processo porque "dentre as medidas, estaria a publicação de uma portaria, na próxima quarta (6), tornando sem efeito os descontos efetivados pelas faltas dos professores grevistas; a punição dos docentes temporários; e a transferência dos 15 docentes de escolas de referência no Estado".
"Às vezes precisamos retroceder um pouco, para avançar mais. A proposta do sindicato de suspender a greve é para continuar a negociação e alcançarmos os objetivos. O governo também recuou em comparação à sua primeira posição, disse Fernando Melo, presidente do Sintepe.
Avaliando friamente, este recuo é estratégico, pois foi retomada as reuniões de negociação na quinta (7). Outra coisa importante é que "o governo também se comprometeu em apresentar uma nova proposta financeira com impacto no primeiro semestre. Antes, a Secretaria de Administração iria avaliar as contas estaduais apenas em junho, quando fossem mostrados os resultados financeiros do primeiro quadrimestre".
Na sexta-feira (8), os professores têm reunião marcada  com a Procuradoria-Geral do Estado, para tratar da multa de R$ 80 mil aplicada ao sindicato por cada dia parado. Antes, na quinta, será definida com o governo o cronograma para a reposição das aulas.

O saldo positivo desta greve, além dos pontos acima, é político, pois poucas vezes vimos a população e os estudantes apoiarem diretamente um movimento grevista, seja participando diretamente das passeatas e assembleias, seja pelas redes sociais. Nossos agradecimentos a todos, mas a luta continua!  



Nenhum comentário:

Postar um comentário