sexta-feira, 15 de maio de 2015

TABIRA: RESUMO DO PROGRAMA TABIRA EM TEMPO NO° 5

PROGRAMA TABIRA EM TEMPO Nº 5

DESTAQUES DA SEMANA DE TABIRA E DE PERNAMBUCO
1. AUMENTA  O NÚMERO DE ASSALTOS A ÔNIBUS DA PROGRESSO NA RODOVIA DE TABIRA A RECIFE (DEDÉ)
(Autoridades e população precisam fazer algo para solucionar o problema)

2. DEDÉ RODRIGUES E GENECI CRISTÓVAM FALAM SOBRE O PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (DEDÉ)
(Ver vídeo no Blog Tabira em Tempo)
3. EX-PREFEITO DINCA BRANDINO PROMETE ASSINAR DOCUMENTO SOBRE O FEM (Dedé)
(Acompanhar este fato na mídia local)
4. PROGRAMA TABIRA EM TEMPO HOMENAGEIA AS MÃES NO SEU DIA
 (MENSAGEM DA EAAC)
5. PC DO B PROPÕE FORMAÇÃO DE UMA FRENTE AMPLA EM TODO O BRASIL EM DEFESA DA PETROBRAS, DO MANDATO DE DILMA E DA DA DEMOCRACIA
Hoje, impõe-se a articulação de uma ampla frente política e social – como sugere o PCdoB - pautada 1. Defesa da democracia, da legalidade, do mandato legítimo e constitucional da presidenta Dilma; 2. Defesa da Petrobras, da economia e da engenharia nacional; 3. Combate à corrupção, fim do financiamento empresarial das campanhas; e 4. Pela retomada do crescimento econômico do país e garantia dos direitos sociais e trabalhistas. Luciano Siqueira. Blog Tabira em Tempo.
Questionamento: Será possível criar uma frente também em Tabira?
 LEIA MAIS NO BLOG
Campanha de Vacinação contra a Gripe começa na próxima segunda-feira (4) em 65 mil postos de saúde espalhados pelo país. Serão disponibilizados 54 milhões de doses para a imunização de 49,7 milhões de pessoas. A meta do governo é vacinar 80% do público-alvo, (Crianças e idosos). Informa a Folha de PE.

5. GOVERNO DE PERAMBUCO PLANEJA CONCURSO PARA CONTRATAR POLICIAIS CIVIS E MILITARES AINDA ESTE ANO.

O governo de Pernambuco anunciou que vai realizar concursos para recompor os quadros das polícias Militar, Civil e Científica ainda em 2015. Estão previstas 1.500 vagas para a Polícia Militar, 500 vagas para agentes e 50 para escrivães da Polícia Civil e 316 para a Polícia Científica, de acordo com o governador Paulo Câmara.

6. PROFESSORES JÁ CONTABILIZAM VITÓRIAS PARCIAIS DA GREVE DE PERNAMBUCO. (Dedé)
(Ver no J.C. e  no Site do SINTEPE)
DESTAQUE DA SEMANA DO BRASIL
1- O BRASIL DA ERA LULA E DILMA VIRA CAMPEÃO MUNDIAL EM PEQUENOS NEGÓCIOS (Dedé)
Nove anos depois da criação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, em 2006, o Brasil colhe os frutos das mudanças na legislação para pequenos negócios, que tiveram início no governo Lula e são aprofundadas pela presidenta Dilma Rousseff. O País segue, hoje, isolado na liderança em empreendedorismo, com o aumento de 23% para 34,5% de empreendedores em dez anos, segundo pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada no Brasil pelo Sebrae e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP) O número de brasileiros entre 18 e 64 anos que possuem empresa ou que estão abrindo uma é muito superior, por exemplo, ao da nação campeã da livre iniciativa. Os Estados Unidos têm 20% de empreendedores. Outros países registram índices ainda menores, como Reino Unido (17%), Japão (10,5%), Itália (8,6%) e França (8,1%).
1. A CORRUPÇÃO DA SABESPÃO TUCANA EM SÃO PAULO PODE SER MAIOR DO QUE O PETROLÃO, DIZ PRESIDENTE DA CPI (VAGNER)
 Laércio Benko, presidente da CPI da Sabesp diz que corrupção na empresa chega ser comparável ou até pior que a da Petrobrás. Não vejo tanta diferença entre o PT e o PSDB. A corrupção da Sabesp chega a ser comparável com a da Petrobras, se não pior. Acho que, se um partido estivesse no lugar do outro, ainda assim teríamos problemas. É tudo a mesma coisa.
VAGNER: Professor Dedé Rodrigues: QUAL É A DIFERENÇA DO PT PARA O PSDB EM MATÉRIA DE CORRUPÇÃO? Resposta: No Governo do PT investiga-se, apura-se e prende-se) No Governo tucano as denúncias eram colocadas para debaixo do tapete.
4. TELEJORNAL DA REDE GLOBO PERDE METADE DA AUDIÊNCIA, DIZ PESQUISA
 No último sábado (4), a novela das 9 da TV Globo (“Babilônia”) alcançou o pior ibope de todos os tempos para o horário: média de 20,2 pontos no Ibope (Isso no Ibope, imagine quando o instituto Gfk começar a medir nos próximos dias). O recorde negativo anterior do horário também era da “Babilônia”, média 21,5 pontos. Fonte: Brasil 29 lutando contra a mídia golpista. Telejornal da Globo, que marcava cerca de 40 pontos de audiência há dez anos, hoje marca a metade. (É a Globo em declínio)
5. CRESCE AINDA MAIS A SAFRA DE GRÃOS NO BRASIL ESTE ANO (Dedé)
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou nesta sexta-feira (10) o 7º Levantamento da safra 2014/2015. A produção de grãos no país deve chegar a 200,7 milhões de toneladas, um crescimento de 3,6% em comparação com a safra anterior. O destaque da pesquisa é a soja, que deve ter uma colheita 9,5% maior do que a registrada na safra anterior, alcançando 94 milhões de toneladas.
6. REAÇÃO NA ECONOMIA: INFLAÇÃO CAI NO BRASIL EM 4 DE  7 ESTADOS PESQUISADOS E PERDE FORÇA EM ABRIL,  DIZ IBGE

A queda de 0,10 ponto percentual no Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) na semana encerrada em 30 de abril, comparada à semana encerrada no último dia 22 (de 0,71% para 0,61%), reflete a retração de preços em quatro das sete capitais pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV). De acordo com os dados, a inflação perdeu força e ficou em 0,71% em abril – a menor taxa registrada entre os meses de 2015. Comparada aos meses de abril de outros anos, a taxa é a maior desde 2011, quando ficou em 0,77%.

7. GOVERNO FEDERAL  AUMENTA  O  SANEAMENTO  BÁSICO NO BRASIL

O governo federal segue ampliando a universalização do saneamento básico no país. Entre 2003 e 2013, o número de domicílios urbanos com redes coletoras de esgotos ou fossas sépticas passou de 32,8 milhões para 47,3 milhões. O índice corresponde a 84,17% das áreas urbanas. Segundo o Ministério das Cidades, os investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para o saneamento são da ordem de R$ 85,7 bilhões em 2.951 empreendimentos do saneamento.

8. EX - PRESIDENTE  E  FUNDADOR DO PSB DIZ  QUE  FUSÃO COM  PPS É UM PONTO FINAL NO PARTIDO COMO  FORÇA DE ESQUERDA E O PSB DE PERNAMBUCO É CONTRA A FUSÃO.

O ex-presidente nacional e fundador do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Roberto Amaral, qualificou como "moralmente inaceitável" a fusão em curso entre seu partido e o PPS. Para ele, a junção entre os dois partidos é "um ponto final" para o PSB como força de esquerda.

9. PETROBRAS RECEBE PELA TERCEIRA VEZ O MAIOR PRÊMIO DA INDÚTRIA DO PETROLEO NO MUNDO (Dedé)

A Petrobras recebeu pela terceira vez o prêmio OTC Distinguished Achievement Award for Companies, Organizations and Institutions pelo reconhecimento ao conjunto de tecnologias desenvolvidas na extração de petróleo em águas profundas. A premiação ocorreu em Houston, nos Estados Unidos, no último domingo (3). A diretora de Exploração e Produção da Petrobras, Solange Guedes recebeu o prêmio. A produção de óleo equivalente (petróleo e gás natural) nos campos brasileiros atingiu, em março deste ano, aproximadamente 3 milhões de barris diários. Na comparação com março de 2014, a geração de petróleo cresceu 13,9%. Comparada à de fevereiro deste ano, a produção de óleo fechou em queda de 0,7%. A de gás natural subiu 14,6% em relação a março de 2014 e 0,3% na comparação com fevereiro.

10. EX- DIRETOR  DA PETROBRAS  PAULO  ROBERTO  COSTA DENUNCIA A CORRUPÇÃO DE TUCANOS E DO  PSDB (Vagner)

Em depoimento à CPI da Petrobras, nesta terça-feira (5), o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, confirmou que pagou propina ao deputado Eduardo da Fonte (PP-PE) e a o ex-presidente do PSDB e senador Sérgio Guerra, já falecido, para evitar investigações de uma comissão parlamentar de inquérito sobre a estatal no Congresso. Ele também disse que 'doações' de campanha feitas por empresas a partidos políticos não passam de uma espécie de "empréstimo" – como já tinha dito em depoimentos de delação premiada. "Não existe doação que depois a empresa não queira recuperar. Isso foi dito a mim por empresários", disse.
"Por que uma empresa vai doar R$ 20 milhões para uma campanha, se lá na frente ela não vai querer isso de volta? Não existe almoço grátis", concluiu.
Veja mais no blog Tabira Notícias.

11. PROGRAMA ELEITORAL DO PT RESGATA CONQUISTAS HISTÓRICAS E REAFIRMA A LUTA CONTRA A TERCEIRIZAÇÃO

12. GOVERNO DILMA OBTÉM VITÓRIA POLÍTICA NO CONGRESSO COM APROVAÇÃO DE MEDIDAS PROVISÓRIAS (Dedé)

A Câmara  dos Deputados aprovou na noite da quarta-feira (6), o texto base da medida provisória 665/14, que muda as regras de concessão do seguro-desemprego, do abono salarial e do seguro-defeso para o pescador profissional, medidas que fazem parte do ajuste fiscal proposto pelo Governo.
Veteranos inimigos dos trabalhadores, do DEM e do PSDB se revezavam na tribuna em apaixonados discursos em “favor” dos trabalhadores. Notórios defensores dos empresários enchiam a boca para falar em “direitos retirados” e até parlamentares ligados ao mercado financeiro de repente se mostraram preocupados com “os mais humildes”. Nas galerias, pessoas ligadas à Força Sindical, a mesma central que traiu os trabalhadores e apoiou o que pode ser o maior retrocesso nos direitos trabalhistas dos últimos 70 anos, a terceirização, apupou os parlamentares que declaravam apoio ao governo.
12. PROGRAMA TABIRA EM TEMPO ESCLARECE AO POVO SOBRE A REFORMA POLÍTICA DEMOCRÁTICA NO BRASIL PARA COMBATER A CORRUPÇÃO PROPOSTA POR MAIS DE CEM ENTIDADES (Vagner)
Vagner: A Coalizão que tem mais de cem entidades espera atacar as causas da corrupção com o fim do financiamento do empresarial de campanhas. O grupo trabalha para protocolar no Congresso um projeto de iniciativa popular. Para isso, a proposta precisa ter a adesão mínima de 1% da população eleitoral nacional. O formulário para a coleta de assinaturas pode ser baixado no sitewww.reformapoliticademocratica.org.br. 
Você acessa tira uma cópia e pede aos amigos para assinar e depois envia para os responsáveis pela campanha. O endereço vem junto com o site. Confira a matéria na segunda no  (Blog Tabira em tempo e Blog Tabira Notícias)
13. DEPUTADA LUCIANA SANTOS COBRA CUMPRIMENTO DA LEI DO PISO NACIONAL PARA OS PROFESSORES EM TODO O BRASIL (Vagner)
Vagner. O Ministério da Educação anunciou este ano uma atualização de 13,01% no piso, Lei 11.738/08. Com isso, o vencimento inicial da categoria passaria de R$ 1.697,39 para R$ 1.917,78 em todo o país, mas nem todos os estados estão cumprindo a determinação. Por isto a Deputada Luciana Santos fez esta cobrança em plenário.
14. PATICIPAÇÃO DE LULA NO PROGRAMA DO PT FOI O MAIS ACESSADO NAS REDES SOCIAIS DO MUNDO
Dedé - (Ele continua sendo uma liderança muito forte e coerente)
15. CADÊ A  A JUSTIÇA, CADÊ  GRANDE MÍDIA, CADÊ A PRISÃO PARA OS DEPUTADOS DO PSDB QUE ESTÃO SOB SUSPEITA DE  CORRUPÇÃO NO BRASIL? (Dedé)
Título da matéria: R$ 78 mi de empreiteiras. Cadê o PSDB?  "As empreiteiras que integram o 'clube' investigado por formação de cartel e desvios na Petrobras doaram em 2014 - ano de eleições gerais e no qual o caso de corrupção foi descoberto - um total de R$ 78 milhões ao PT e ao PSDB". O jornal informa que o comando petista recebeu quase um terço deste total; já os tucanos embolsaram 42% dos R$ 78 milhões. Na mídia tucana, o PT é satanizado e o tesoureiro nacional da legenda já foi condenado sem qualquer prova - e inclusive está preso. Já os tucanos se travestem de vestais da ética e nenhum deles foi investigado ou dormiu na cadeia! Fonte: Blog do Miro

16. "ONDE ESTAVAM OS PANELEIROS QUANDO OS PROFESSORES APANHARAM?" (Dedé)

Enquanto era transmitido, na TV, a propaganda partidária do PT, na noite desta terça-feira (5), jornalistas que trabalham para a Globo promoviam a realização dos panelaços do alto de suas varandas gourmet. Já o rapper Emicida questionou nas redes sociais onde estavam os paneleiros durante o massacre contra os professores do Paraná.

17. DEPUTADA JANDIRA FEGHARI DO PC DO B RJ VAI PROCESSAR POR AGRESSÃO VERBAL UM COLEGA MACHISTA DA CÂMARA (Vagner) Ver vídeo no Blog Tabira em tempo
18. EMPREGADAS DOMÉSTICAS GANHAM MAIS DIREITOS NO BRASIL (Dedé)
Matéria do JC
19. SENADO APROVA PROGRAMA DE COMBATE AO BULLING NO BRASIL (Dedé)
(Matéria no JC)
DESTAQUES INTERNACIONAIS DA SEMANA
1.   COMUNISTAS CHAMAM A ATENÇÃO DA HUMANIDADE PARA O PERIGO DE UMA NOVA GUERRA IMPERIALISTA (DEDÉ)
Hoje, o ressurgimento da ameaça do fascismo e os perigos duma nova guerra de grandes proporções são reais e cada vez maiores. De novo, num quadro do aprofundamento da crise do capitalismo – resultante das suas contradições insolúveis – o grande capital tenta sair da crise pela força impondo níveis brutais de exploração e agredindo a soberania dos povos e a independência dos Estados, por todos os continentes. As grandes potências imperialistas procuram impor a sua hegemonia planetária pela via militar, multiplicando as suas guerras de agressão.
2. PARTE DO MUNDO COMEMORA NA RÚSSIA A GRANDE VITÓRIA DA HUMANIDADE CONTRA O NAZIFASCISMO (DEDÉ)

A parada militar com desfiles da Rússia e dos países vizinhos da Comunidade de Estados Independentes, mais países estrangeiros convidados, como China, Índia e Sérvia. A praça foi inundada por bandeiras vermelhas com a foice o martelo e foram entoadas canções do Exército Russo e da Revolução de Outubro (1917). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário