terça-feira, 1 de setembro de 2015

A CRISE DA GLOBALIZAÇÃO MUNDIAL E O BRASIL

                              
                                  (DESAFIOS E PERSPECTIVAS)
Caros alunos. Nos capítulo 13 e 14 do livro de Sociologia Hoje são abordados temas como: globalização, sociedade, Estado,  democracia, cidadania, movimentos  sociais,  participação cívica, revoluções, partidos políticos, corrupção  e a política no Brasil. Neste resumo pretendo abordar estes conteúdos de forma resumida, para em seguida a gente debater em sala de aula.
1. A conjuntura mundial hoje é de profunda crise, a  maior parte do planeta terra,   vive sob um modo de produção ou regime político chamado de capitalismo. No mundo globalizado, este capitalismo tem uma ideologia chamada de neoliberal (menos Estado e mais mercado) para garantir os lucros do capital rentista, pessoas que vivem só da renda depositada em bolsas de valores. Calcula-se que estes senhores correspondem a apenas 1% da população mundial, mas já tem mais de 50% da renda do planeta.

2. É neste quadro de profunda crise e concentração de renda que o Brasil, mesmo tendo também uma crise interna, sofre profundamente com esta crise do capitalismo que vem de fora.  Assim  se discute as saídas para a crise, que no geral,  tem sobrado para os trabalhadores com os ajustes cobrados pelo FMI e feitos pelo governo. As iniciativas que cobram mais de quem tem mais não passam no Congresso.  
3. Diante disto só resta aos trabalhadores do mundo e do Brasil, os mais afetados pela crise,  se organizarem nos  movimentos sociais e lutarem para não perder os seus direitos conquistados a duras penas que a burguesia quer tirar para salvar as suas fortunas especulativas. Eles detestam ouvir falar em taxar as grandes fortunas e jogam nos ombros dos pobres  todo o peso da crise.  
4. Um dos grandes desafios dos trabalhadores hoje é romper com o individualismo e o apoliticismo pregado pela mídia no Brasil. No senso comum do brasileiro, analfabeto político, política é sinônimo de corrupção e de tudo o que não presta, mas devia ser sinônimo de bem comum, como era na Grécia antiga. Não há saída para a crise fora da política.
5. A corrupção no Brasil é apresentada por esta mídia de forma seletiva, ou seja, focando bem mais em petistas e no governo do que na oposição. Eles não dizem, mas a corrupção é da natureza deste sistema capitalista e,  no Brasil é histórica, desde o período colonial,  tendo como causas,  o patrimonialismo e o financiamento empresarial de campanhas políticas.
6. O quadro partidário no Brasil, de forma resumida, pode ser dividido em esquerda: PT, PC do B e PSOL, centro:  PMDB, PR, PP, PTB e direita, PSDB e DEM.  Destes partido só os da esquerda; PT, PC do B e PSOL,  os seus deputados votaram todos contra o financiamento empresarial de campanhas e por uma reforma política mais democrática. Vale lembrar que praticamente todos os partidos tiveram votos dissidentes.
7.Diante disto, o Brasil que está sofrendo com uma grave crise interna e externa, se encontra numa encruzilhada, ou mantemos e ampliamos a nossa democracia, com mais cidadania e direitos sociais, ou retrocedemos. O povo está se mobilizando no Brasil, a exemplo dos dias 16 e 20 de agosto. O problema é que com a campanha da mídia de demonização da política e ataque sistemático todo dia ao governo, tem mais gente pedindo nas ruas retrocessos do que avanços. Nenhuma pessoa, Partido ou organização que fala mal do governo  e quer o fim dele tem uma proposta melhor do que a que está sendo feita.

                                                      VAMOS AO DEBATE! Dedé Rodrigues        

Nenhum comentário:

Postar um comentário