quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Indígena é morto no Mato Grosso do Sul em meio a tensão com fazendeiros


Leonardo Sakamoto 

Um indígena foi assassinado em uma fazenda no município de Antônio João, no Mato Grosso do Sul, neste sábado (29). De acordo com o Conselho Indigenista Missionário e com a Aty Guasu, que reúne lideranças Guarani Kaiowá, Simião Vilhalva foi morto por fazendeiros, que pressionam e agem no sentido de invadir e dominar o território indígena Nhanderu Marangatu, homologado pelo governo federal desde 2005. Os produtores rurais, beneficiados por ações junto ao Judiciário que contestam a homologação, negam.


A polícia afirma que não é possível ainda apontar a causa da morte, nem os executores. Uma reunião com dezenas de fazendeiros precedeu a ação dos proprietários rurais acusada de resultar na morte.

O antropólogo Spensy Pimentel, professor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, em Foz do Iguaçu, e especialista na questão Guarani Kaiowá, falou com o blog sobre o caso e as razões da violência contra indígenas no estado.

Ele afirma que enquanto não houver um engajamento real do governo federal e da Justiça, incluindo a desapropriação de imóveis rurais, não haverá paz na região. E explica que nem indígenas, nem fazendeiros irão desistir.

Veja o vídeo com a entrevista:

Indígena é morto no Mato Grosso do Sul em meio a tensão com fazendeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário