quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

TABIRA: ESCOLA ARNALDO ALVES VAI COMEÇAR O ANO LETIVO COMBATENDO A DENGUE





 Resultado de imagem para escola arnaldo alves tabira
Por Dedé Rodrigues

Os professores e funcionários da Escola Arnaldo Alves Cavalcanti da cidade de Tabira, reunidos  nos dias  03 e 04 de  fevereiro,  decidiram por maioria absoluta, aprovar que a FECIART, (Feira de Ciência e Artes),  que ocorre todo ano, tenha como temática a questão do combate a dengue. Para início das aulas já  será trabalhado com os alunos um panfleto intitulado O AEDES AEGYPTI TRANSMITE DOENÇAS QUE PODEM MATAR. 



Mesmo alguns professores defendendo a ideia de conciliar o combate a dengue com um projeto sobre as Olimpíadas, a esmagadora maioria decidiu  colocar o combate a dengue no projeto como prioridade, aja vista a urgência e importância do tema atualmente. “A dengue se tornou uma pandemia, um problema mundial,”  defendeu a professora Eliane Marques, representante do SINTEPE no município.

É falsa a ideia de que o tema da dengue já está por demais debatido, o povo já sabe o que fazer e,  nesse sentido,  não haveria novidade no projeto, defenderam alguns.   Pelo contrário, vivemos uma verdadeira guerra em Tabira, Pernambuco,  no Brasil e,  agora se estendendo ao  mundo, contra este mosquito, justamente porque muitas  pessoas e muitos governos ainda não foram sensibilizados como deviam para entrar na guerra. Tem muitas autoridades insensíveis a esta epidemia tão grave.  Muita coisa sobre a dengue, como a zica vírus e a chikungunya,  ainda é novidade até para os cientistas, imagine para nós,  simples mortais e leigos no assunto?  



Além de muito ainda o que temos que aprender sobre o combate ao mosquito transmissor da  dengue, zica vírus e chikungunya, precisamos conhecer mais sobre os seus efeitos. Precisamos investigar como está esta epidemia em Tabira. O que realmente as nossas autoridades estão fazendo contra este mosquito? Quais cuidados preventivos precisamos adotar em nossa escola? Em nossas casas? Em nossos bairros? VALE SALIENTAR QUE ESTE PROJETO PODE SALVAR VIDAS. Qual outro projeto teria mais importância nesse momento?  Qual outro projeto poderia  dar um exemplo maior de cidadania como este de combate ao mosquito transmissor da dengue nesta conjuntura tão difícil?



A falta de dados e pesquisas sobre o assunto torna as nossas intervenções limitadas, mas muitos casos de mortes que presenciamos, que ouvimos falar em nossa cidade, especialmente de pessoas idosas. Afirmações de médicos experientes em suas áreas, como “este vírus antecipa problemas cardíacos, entre outros problemas de saúde.”  “Este vírus ataca o coração” etc. Podem ser pistas importantes sobre a dimensão do problema.  



Por outro lado o tema dengue pode ser trabalhado de forma interdisciplinar, com a intervenção de todas as disciplinas da escola e, ainda envolvendo a questão da ética, do saneamento básico, da saúde preventiva, do meio ambiente, da sustentabilidade, da política, da economia etc.



Está de parabéns toda a equipe gestora da escola, que propôs este trabalho, e todos os professores que abraçaram a ideia. Em breve haverá uma reunião para  planejar as intervenções de cada professor e de cada área no projeto. Bom trabalho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário