segunda-feira, 2 de maio de 2016

Restituição do IR começa a ser paga em junho


Encerrado no último dia útil de abril o recebimento das declarações do Imposto de Renda e o processamento dos dados, a Receita Federal inicia em junho o pagamento dos sete lotes de restituições. Os idosos, pessoas doentes e os contribuintes que fizeram a declarações no início do prazo de entrega recebem a restituição nos primeiros lotes. 


  
“Primeiro entram as prioridades de restituição que são os idosos, os portadores de deficiência e os portadores de moléstias graves”, informa o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir.


Os demais contribuintes recebem ao longo dos outros lotes com preferência conforme a data de apresentação da declaração, regularidade e processamento dos dados.

Vários contribuintes usam essa previsão de dinheiro extra para antecipar o recebimento dos recursos. O supervisor nacional do IR diz que vários contribuintes apressam a entrega da declaração à Receita Federal para saber o valor da restituição e negociar empréstimos bancários. Isso porque vários bancos oferecem crédito vinculado às restituições.

Joaquim Adir lembra ainda que os valores do Imposto de Renda restituído aos contribuintes são corrigidos pela taxa básica de juros, a taxa Selic, atualmente fixada em 14,25% ao ano. E que os valores são depositados na conta bancária indicada pelo contribuinte na declaração do IR.  

Fonte: Receita Federal 

Nenhum comentário:

Postar um comentário