sábado, 25 de junho de 2016

Cortes no Fies deixarão 90 mil jovens sem acesso à universidade



  
A gestão do ex-ministro da Educação, Aloizio Mercadante, previa 165 mil vagas para o Fies no segundo semestre de 2016. As vagas representariam a soma entre as 115 mil vagas não preenchidas no primeiro semestre do Fies e as 50 mil vagas restantes do número de equilíbrio do programa.


Abertura à inciativa privada 

O ministro do MEC Mendonça Filho (DEM-PE), o mesmo que recebeu o grupo de extrema direita "Revoltados on Line" para traçar os rumos da educação, vem promovendo a intensificação da abertura do capital externo às universidades privadas. Não é atoa que nomeou para coordenar a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) Maurício Costa Romão, economista ligado à rede de ensino privada. "É raposa cuidando do galinheiro", comentou a presidenta da União Nacional dos Estudantes, Carina Vitral, no momento da nomeação. 

Coincidência ou não, ao mesmo tempo que 90 mil bolsas do Fies são cortadas, programas de financiamento estudantil surgem para, cada vez mais, enriquecer os grandes grupos internacionais que entendem como mercadoria a lógica da educação. 

Além dos cortes no Fies, O Ministério da Educação (MEC) revogou nesta sexta-feira (24) duas portarias: a que institui o Cadastro Nacional de Concluintes dos cursos de graduação e outra que cria indicadores de qualidade para a educação superior.




Do Portal Vermelho, Laís Gouveia, com agências. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário