segunda-feira, 6 de junho de 2016

PGR: Henrique Alves, ministro de Temer, recebeu propina de empreiteira



  
Este é terceiro ministro do governo de Temer flagrado em esquemas da Lava Jato em pouco mais de 20 dias de exercício. Seu afastamento é dado como certo nos bastidores. Outro que está na berlinda é Fábio Medina Osório, nomeado para a Advocacia-Geral da União. Segundo o jornalista Jorge Bastos Moreno, colunista de O Globo, ele será demitido nos próximos dias. 

Segundo informações divulgadas pela Folha de S. Paulo, nesta segunda-feira (6), em despacho ao Supremo Tribunal Federal, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirmou que Alves recebeu recursos de propina desviados da Petrobras em troca de favores para a empreiteira OAS no Congresso.

O dinheiro foi utilizado principalmente para abastecer a campanha do agora ministro ao governo do Rio Grande do Norte em 2014, quando ele acabou derrotado.

No despacho, o procurador aponta que a negociação envolvia o deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e o ex-presidente da OAS Léo Pinheiro. “Houve, inclusive, atuação do próprio Henrique Eduardo Alves para que houvesse essa destinação de recursos, vinculada à contraprestação de serviços que ditos políticos realizavam em benefício da OAS”, disse Janot.

E completa: “Tais montantes (ou, ao menos, parte deles), por outro lado, adviriam do esquema criminoso montado na Petrobras e que é objeto do caso Lava Jato”.

O pedido de inquérito também cita outros nomes de aliados e amigos fiéis de Temer, como o próprio presidente interino, o ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, e o secretário-executivo do Programa de Parcerias de Investimento, Moreira Franco, seu braço direito no golpe.

Janot cita a doação de R$ 5 milhões que Pinheiro teria feito a Temer e indica que o pagamento tem ligação com a obtenção da concessão do aeroporto de Guarulhos, atualmente com a OAS.

“Léo Pinheiro afirmou que explicaria, pessoalmente, para Eduardo Cunha [sobre a doação], mas que o pagamento dos R$ 5 milhões para Michel Temer estava ligado a Guarulhos”, escreveu Janot.

Confira a descrição das mensagens de celular divulgadas pela Folha que, segundo a procuradoria, mostram Henrique Eduardo Alves e Cunha pedindo doações à OAS:


Confira a descrição das mensagens de celular divulgadas pela Folha que, segundo a procuradoria, mostram Henrique Eduardo Alves e Cunha pedindo doações à OAS:

22.jun.2013


Henrique Eduardo Alves (para Léo Pinheiro): Charles [não identificado] poderia me procurar seg cedo em casa? la marcaria com Pres TC, irmão do Garibaldi. Discutiríamos problema. Se ele puder, 8 e 30!Ok


14.jul.2013


Henrique Eduardo Alves (para Léo Pinheiro): Seg, em BSB, vou pra cima do TCU. Darei notícias!


Segundo a Procuradoria, o ministro diz que procurará o então presidente do Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte, Paulo Roberto Chaves Alves, irmão do senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), para resolver demandas da OAS


26.mar.2013


Léo Pinheiro (para Antonio Carlos Mata Pires, sócio da OAS): Henrique Alves me ligou x nossa negociação com o América de Natal.Falo-me do nOde cadeiras: 1650 para 2000 E do valor mensal: 50mil para 100mil. Vc vê com Cadu? Bjs.


Segundo a Procuradoria, Pinheiro relata conversa que teve com Alves sobre negociação de cadeiras com o time de futebol América de Natal


10.out.2014


Eduardo Cunha: Vê Henrique seg turno


Léo Pinheiro: Vou ver


13.out.2014


Eduardo Cunha: Amigo a eleição e semana que vem preciso queveja urgente...


15.out.2014


Eduardo Cunha: Henrique amigo?


Léo Pinheiro: Está muito complicado


Eduardo Cunha: Mas amigo tem de encontrar uma solução senão todo esforço será em vão


16.out.2014


Henrique Eduardo Alves (para Léo Pinheiro): Amigo, como Cunha falou, na expectativa aqui. Abs e Obrigado


17.out.2014


Eduardo Cunha: Amigo qual a saída para Henrique?


Léo Pinheiro: Infelizmente não tenho


21.out.2014


Eduardo Cunha (para Léo Pinheiro): Deixa falar tive com Junior pedi a ele paradoar por vc ao henrique acho que ele fará algo. Tudo bem?


Eduardo Cunha: Preciso que de um reforço ao Junior ao menos 1 dele da. Sua contaprecisava de emergência


23.out.2014


Eduardo Cunha (para Léo Pinheiro): Ok bom tocando com junior qui na pressão ele vai resolver e se entende com vc


Segundo a Procuradoria, "Junior" é Benedicto Barbosa Silva Júnior, ex-presidente da Odebrecht Infraestrutura


Do Portal Vermelho, com informações da Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário