sexta-feira, 1 de julho de 2016

Comunistas italianos realizam congresso e recriam o PCI



Símbolo do PCISímbolo do PCI
O manifesto do PCI, intitulado: “O Manifesto do Partido Comunista Italiano para o século 21” (confira a versão original em italiano) termina com a conclamação: “Atento a um contexto internacional em forte mutação, em que o horizonte do capital é muito mais incerto agora do que há poucos anos, nós comunistas nos colocamos novamente em marcha para reconstruir uma teoria da transformação da sociedade. Uma vez mais temos tudo a ganhar. O momento é agora, camaradas”!

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) enviou uma mensagem de saudação (confira abaixo). Logo após a mensagem do PCdoB assista ao vídeo com a intervenção final do secretário-geral do PCI, Mauro Alboresi (em italiano).

Ao Congresso Constituinte do Partido Comunista Italiano

Queridos camaradas,

Recebam a calorosa saudação do Partido Comunista do Brasil no momento em que vocês realizam o Congresso Constituinte do Partido Comunista Italiano, fruto de enorme esforço e aturado trabalho político, ideológico e organizativo para aglutinar os comunistas em uma organização política capaz de desempenhar um papel decisivo na luta pelo socialismo na Itália, por outra Europa, por um mundo de paz.

Em uma conjuntura cada vez mais instável, sob a ameaça de graves confrontações, marcada por uma profunda crise sistêmica do capitalismo, é indispensável organizar a luta pela democracia, a soberania nacional, os direitos dos povos, o progresso social, o socialismo e a paz. O comunismo, o marxismo-leninismo, o socialismo científico, o anti-imperialismo, o internacionalismo proletário são permanentes e indispensáveis referências conceituais em nossa luta comum.

Saudamos a realização deste congresso, que é um passo adiante na tomada de consciência na Itália de que são indispensáveis a união dos trabalhadores e dos povos, sua mobilização e organização e a existência de um partido comunista capaz de formular orientações estratégicas e táticas capazes de dirigir as lutas emancipadoras.

O vosso congresso constituinte é uma ocasião propícia à reflexão, ao debate e à aglutinação de quadros dirigentes e militantes na nova etapa que se abre no desenvolvimento do partido dos comunistas italianos.

Durante décadas o Partido Comunista Italiano percorreu um caminho histórico de abnegação e luta, em nome dos elevados ideais da classe operária, com fluxos e refluxos, vitórias e derrotas. Trata-se da história de uma força política indispensável a todos aqueles que na Itália, lutam pelos direitos do povo e o socialismo.

O Congresso Constituinte do Partido Comunista Italiano realiza-se num momento em que as grandes potências imperialistas, principalmente os Estados Unidos e a União Europeia, atuam para atirar os efeitos do agravamento da crise do capitalismo sobre os trabalhadores, os povos e as nações que lutam por sua independência e desenvolvimento.

Essas potências imperialistas realizam uma escalada de ameaças, intervenções e agressões a fim de saquear as riquezas dos povos. São elas as responsáveis por guerras contra a ex-Iugoslávia, o Afeganistão, o Iraque, a Líbia, a Síria, o Iêmen. Igualmente são culpadas, com seus aliados sionistas israelenses, pelo cruel massacre do povo palestino.

A militarização do planeta é crescente, assim como o papel agressivo da Otan.

Na América Latina, está em curso uma contraofensiva, comandada pelo imperialismo estadunidense e as oligarquias locais para reverter o processo de mudanças progressistas iniciado no final do século passado, que transformaram a região num importante polo da luta anti-imperialista no mundo. Faz parte dessa contraofensiva o golpe de Estado parlamentar e judicial, levado a efeito pelas forças neoliberais e conservadoras, tendo em vista interromper o ciclo progressista dos governos liderados pelo ex-presidente Lula e a presidenta Dilma Rousseff, de que o nosso Partido participou.

Aproveitamos a ocasião para agradecer a solidariedade do PdCI e do povo italiano, que tomamos como um estímulo para prosseguir a luta pela democracia, a soberania nacional e o progresso social no Brasil.

Igualmente, reiteramos o nosso desejo e o nosso empenho pelo fortalecimento das relações fraternais internacionalistas entre os comunistas italianos e brasileiros.

Viva o Congresso Constituinte do Partido Comunista Italiano!

Fraternalmente, com saudações comunistas,

José Reinaldo Carvalho,
Secretário de Política e Relações Internacionais Comitê Central do Partido Comunista do Brasil

 


Fonte: Resistência

Nenhum comentário:

Postar um comentário