sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Sputnik: Para PCdoB, extinção da URSS foi grande retrocesso


Russo segura bandeira soviética durante manifestaçãoRusso segura bandeira soviética durante manifestação
Em entrevista à Sputnik Brasil, o secretário de Política Internacional e Relações Internacionais do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), José Reinaldo Carvalho, comentou a importância da data e as implicações decorrentes tanto no plano interno da Rússia quanto no cenário geopolítico mundial. 

"Como dirigentes de um partido comunista, lamentamos profundamente a extinção da União Soviética, porque consideramos que a Revolução de 1917, que completará um centenário exatamente daqui a um ano, em 7 de novembro de 2017, foi o maior acontecimento político e social da história da humanidade até hoje. Transformou um império reacionário e atrasado numa grande potência econômica, social, promoveu a redenção de um povo imenso, a unidade daquele conjunto de nacionalidades e transformou a União Soviética num país progressista e num fiador da paz mundial." 

Para Carvalho, o socialismo na União Soviética garantiu o triunfo da humanidade e dos povos democráticos contra o nazifascismo mesmo à custa da vida de 20 milhões de soviéticos que ajudaram a libertar o mundo de um dos regimes mais reacionários surgidos até hoje.

"Do ponto de vista internacional, a extinção da União Soviética provocou mudanças importantíssimas porque acabou com o equilíbrio no mundo. Adveio um poder mundial unipolar que sentiu a embriaguez da vitória e procurou impor a ferro e fogo a hegemonia do imperialismo estadunidense no mundo. Houve um grande retrocesso para a paz mundial e o desenvolvimento harmônico das nações." 

O secretário do PCdoB diz concordar com a avaliação do presidente Vladimir Putin de que a extinção da União Soviética foi uma das maiores tragédias mundiais recentes. 

Segundo Carvalho, o período em que a Rússia foi governada por Boris Iéltsin foi de tremendo retrocesso nas condições de vida sociais e econômicas, "um período de submissão e vergonha nacional para um país que tem tanto orgulho da sua história". 

"Reconheço que hoje a Rússia vem fazendo esforços para se situar de outra maneira no mundo e jogar um novo papel em favor da multipolaridade, do respeito ao direito internacional, em favor da paz. Valorizo muito o papel que a Rússia está desempenhando para resolver da melhor maneira possível o conflito sírio, combatendo o terrorismo e ajudando o governo legítimo do presidente Bashar al-Assad. Faço votos que o povo russo reencontre o caminho da sua emancipação social e da reconstrução do socialismo, que não será uma simples volta ao passado, porque a história não anda para trás." 


Fonte: Sputnik

Nenhum comentário:

Postar um comentário