quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Grécia se nega a cumprir exigências do FMI



Emblema do Fundo Monetário Internacional na sede da organização em WashingtonEmblema do Fundo Monetário Internacional na sede da organização em Washington
Na coletiva semanal de imprensa do Governo, o porta-voz Dimitris Tsanakópulos confirmou que seu país implementa os compromissos do programa de resgate e não cederá perante as imposições do FMI.

No entanto, Tsanakópulos se mostrou otimista de que o Eurogrupo consiga um acordo nas negociações para a segunda avaliação do programa de resgate, e agregou que todas as partes demonstraram sua vontade de tomar iniciativas para realizar e concluir a avaliação.

As declarações de Tsanakópulos foram em resposta aos resultados da análise que o FMI realizou na jornada anterior sobre a necessidade 'de aliviar o peso da dívida grega para garantir sua viabilidade'.

O documento do FMI mostra divergências entre seus integrantes, enquanto alguns defendem um excedente primário na Grécia (fora a dívida) de 3,5% do Produto Interno Bruto (PIB), outros consideram possível só 1,5%.

Há meses o fundo pede que a Grécia faça mudanças e novos reajustes para cortar nas áreas de emprego e energia, além de alcançar as metas de superávit quando a linha de crédito chegar a seu prazo em 2018.

Mas o executivo grego defende sua posição nos temas de emprego e metas fiscais, e seu objetivo é negociar a redução da meta de superávit primário dos 3,5% que os credores querem para 2,5% do PIB.


Fonte: Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário