domingo, 24 de fevereiro de 2019

PROGRAMA TABIRA EM TEMPO N. 171



 RESUMO.
                   
DATA: 24\02\2019

REFLEXÃO POLÍTICA 1 DA SEMANA:
Várias pessoas me perguntam sobre como agir em relação ao governo Bolsonaro. Nem pressa nem preguiça! Nem pressa para acabar com ele pois tem muito apoio popular e das grandes forças do capital externo e interno, para atender seus anseios de privatizações e quebra de direitos sociais, trabalhistas e previdenciários; não cairá por bravatas e aventureirismo. Nem preguiça, porque é preciso trabalhar muito para construir uma alternativa de poder reunindo forças amplas por um lado e travar as batalhas institucionais contra o desmonte do pais e reverter junto a parcelas do povo o apoio atual. Conjugar as duas coisas é preciso. É fácil? Não! Impossível? Muito menos!
Facebook - Altair Freitas

FRASE 1  DA SEMANA  (SOBRE A REFORMA DA PREVIDÊNCIA):
“O governo Bolsonaro vai criar uma legião de idosos pobres”.
Deputado José Guimarães”. (PT-CE)

REFLEXÃO POLÍTICA 2 DA SEMANA:
As crises humanitárias no velho continente asiático, a fome a miséria e o crescente número de pessoas saindo, bem como a crise em outras partes  do mundo. A crise humanitária em Honduras e no Haiti, com milhares de imigrantes tentando fugir da fome e da violência, boa parte deles tentando entrar  nos Estados Unidos, mas sendo barrados pela polícia de Tramp,   que planeja construir um muro na divisa com o México. Diversas ditaduras pelo mundo afora, como a da Arábia Saudita,  tem o apoio americano. Nada disso interessa ao império americano, à mídia hegemônica mundial,  nem a elite oligárquica mundial e brasileira. Por que teimam em derrubar Maduro impondo uma falsa ajuda  humanitária? Resposta. Petróleo e outras riquezas minerais. Ainda tem gente que acredita na campanha contra Maduro.  Dedé Rodrigues

QUADRO COM ANTONIO DE DU VAMOS PERGUNTAR A ELE O QUE POVO PRECISA OU DEVERIA SABER HOJE SOBRE O RESULTADO DO GOLPE DE 2016?

NO QUADRO QUEBRANDO O TABU COM O PROF. JONW VAMOS PERGUNTAR A ELE SOBRE O DESASTRE DE BRUMADINHO VAMOS OUVIR UM COMENTÁRIO DELE SOBRE A REFORMA DA PREVIDÊNCIA.  

NO QUADRO PRESTANDO CONTAS COM O PROFESSOR DEDÉ RODRIGUES VAMOS PERGUNTAR O QUE ELE DESTACA COMO QUESTÃO OU AÇÃO AMBIENTAL NO PROGRAMA DE HOJE NA SECRETARIA DE JUVENTUDE E MEIO AMBIENTE?


ATENÇÃO PARA ALGUMAS NOTÍCIAS DA SEMANA EM TABIRA E NO PAJEÚ

1. POLO UAB: PREFEITO SEBASTIÃO DIAS PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA QUE OFICIALIZA A LIBERAÇÃO DE RECURSOS PARA A CONSTRUÇÃO DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO


Na manhã desta sexta-feira, 22, o prefeito Sebastião Dias, participou da audiência pública para oficialização da liberação de recursos para a construção do Campus Universitário do Sertão do Alto Pajeú (Polo Tabira). O evento foi realizado na Câmara dos Vereadores.
Estiveram presentes na ocasião, Lyedja Syméa, coordenadora do Polo Tabira, o professor Pedro Falcão, reitor da UPE, o professor Renato Medeiros, pró-reitor EAD e o deputado estadual Waldemar Borges. Também participaram da audiência vereadores, representantes do Governo Municipal, gestores, professores e estudantes das escolas estaduais, o grupo Infância Rimada, comerciantes, o empresário Paulo Manu, doador do terreno, e a sociedade em geral. Fonte: Blog do Povo

2. PREFEITO SEBASTIÃO DIAS NOMEIA AGENTES DE COMBATE ÀS ENDEMIAS EM CARÁTER EFETIVO
Na manhã desta sexta-feira, 22, o prefeito Sebastião Dias, no uso de suas atribuições legais, nomeou o Sr. Luiz Gonzaga de Siqueira Campos e a Sra. Almery Pereira Ferreira Patriota, para ocuparem em caráter efetivo, o cargo de Agente de Combate às Endemias, com lotação na Secretaria Municipal de Saúde. Fonte: Blog do Povo

3. 10 ANOS A MAIS TRABALHANDO- “REFORMA” DE BOLSONARO DIFICULTA A APOSENTADORIA DOS PROFESSORES.
Ao contrário da propaganda oficial, a medida não combate privilégios. Um exemplo disso é que os militares ficaram de fora das mudanças.
Para os(as) professores(as), a aposentadoria não terá mais mais distinção de gênero no tempo de contribuição e idade. Com isso, a idade mínima para professores e professoras ingressarem no sistema passará para 60 anos, com tempo de contribuição de 30 anos.
Na prática, as professoras terão que trabalhar 10 anos a mais do que na regra atual,que estabelece idade mínima de 50 anos e 25 de contribuição para mulheres e 55 de idade e 30 de contribuição para os homens.
Para os(as) funcionários(as) de escola se aposentarem, a proposta do governo aumenta a idade mínima das mulheres para 62 anos, dos homens para 65 e eleva para 20 anos o tempo de contribuição mínima.
Pelo texto, com a idade mínima e 20 anos de contribuição, o valor do benefício será de 60% da média dos salários de contribuição. Essa categoria ainda perde o direito a aposentadoria por tempo de contribuição e só terá 100% do benefício se contribuir durante 40 anos.
Os(as) trabalhadores(as) rurais são grupo bastante pela proposta e, mais uma vez, o peso da caneta atinge com mais força as mulheres. Para essa categoria, Bolsonaro aumenta aumenta a idade mínima das mulheres de 55 para 60 anos, igual a dos homens, e eleva o tempo de contribuição mínima de 15 para 20 anos.  Blog de Marcelo Patriota

A comunidade de Borborema recebeu na manhã desta sexta-feira, 22, o professor de Educação Física, Paulo Amaral, que é representante da Academia da Saúde. Paulo foi convidado pela enfermeira Mariana, para promover uma manhã de atividades físicas para os moradores que são assistidos pela Unidade Básica de Saúde da localidade.
A prática de exercícios promove inúmeros benefícios físicos e mentais, e com esse propósito foi ministrada a aula de alongamento/laboral, proporcionando aos participantes o relaxamento, a ativação na circulação sanguínea, a melhora na postura e na respiração, entre outras vantagens. Fonte: Blog do Povo


Na noite dessa quinta-feira, 21, a secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, realizou a abertura da oficina de capacitação para captação de recursos em projetos culturais, que acontecerá até o sábado, 23, no auditório da secretaria de Educação. A oficina será ministrada pela produtora cultural Taciana Enes.
Tendo em vista o grande número de artistas tabirenses, a secretaria proporcionará aos participantes, com esse tipo de capacitação, um conhecimento aprofundado sobre os meios de buscar recursos para o desenvolvimento da cultura de local. Fonte: Blog do Povo

6. PREFEITURA DE TABIRA VAI LEVAR EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA AS ESCOLAS
A Prefeitura de Tabira, por intermédio da Secretaria de Juventude e Meio Ambiente e da Secretaria de Educação, e dos  educadores pedagógicos  vai levar a educação ambiental para as escolas. A reunião realizada  no dia  20\02\2019, na Sala de Reunião dos Conselhos, na Secretaria de Educação, com os educadores pedagógicos, foi decidido que as escolas do campo irão trabalhar o Cordel  do Meio Ambiente – 2018, com uma atividade para os estudantes.  Blog Tabira Notícias

7. PREFEITURA DE TABIRA ESTABELECE PARCERIA COM A SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE DO ESTADO
A  Prefeitura de Tabira, por intermédio do Secretário de Juventude e Meio Ambiente do Dedé Rodrigues  estabeleceu uma parceria com o Secretário do Meio Ambiente do Estado de Pernambuco – SEMAS – José Bertotti. Os dois secretários tiveram um encontro no dia 18 de fevereiro de 2019, na sede da SEMAS – Recife – para discutir sobre a pauta ambiental de Tabira e do Pajeú. Constou na pauta questões sobre:  resíduos sólidos (os lixões),  plano de resíduos sólidos,  unidade de conservação ambiental, educação ambiental e apoio aos catadores. No encontro foi decidido a realização de um seminário no Pajeú sobre a temática ambiental mais urgente.   Blog Tabira Notícias

A Prefeitura de Tabira, por meio da secretaria de Obras, concluiu na tarde desta terça-feira, 19, a reforma do telhado do Açougue Municipal, que tinha sido iniciada há pouco menos de uma semana. A reforma foi necessária para reparar os danos causados em decorrência das chuvas.

ATENÇÃO PARA ALGUMAS NOTÍCIAS DA SEMANA PELO BRASIL

9. ORLANDO: GOVERNO DOS RICOS QUER ACABAR COM APOSENTADORIA DOS POBRES
Com o envio da proposta de Reforma da Previdência ao Congresso, o governo Bolsonaro rasgou a fantasia e escancarou para o país seu verdadeiro caráter:um governo dos ricos e para os ricos.  Pois serão justamente esses (OS MAIS POBRES)os brasileiros que terão de trabalhar mais para acessar o benefício, seja pela idade mínima de 65 anos para homens e 62 para mulheres, seja pela elevação para 20 de recolhimento como condição ou ainda os escandalosos 40 anos de contribuição para conseguir o benefício integral. Segundo o IBGE, a expectativa de vida média no Brasil é de 76 anos, número que cai para 72 anos se considerados apenas os homens, que morrem mais cedo. Em Santa Catarina chega-se em até 79 anos, mas no Maranhão a média cai a 70 – quase 10 anos de diferença!
Por Orlando Silva* Portal Vermelho


10. “AUMENTAR O TEMPO DE TRABALHO É UM CRIME CONTRA OS PROFESSORES”
Presidente da CNTE critica a reforma da Previdência que, se aprovada, equipara idade de professoras e professores se aposentarem e aumenta tempo de contribuição. Professores da rede pública
Se aprovada, os servidores públicos passam a ter como idade mínima para a aposentadoria 60 anos, além de um tempo de contribuição de 30 anos.
Na regra atual, mulheres tinham como idade mínima 50 anos e 25 anos de tempo mínimo de atividade; os homens, 55 anos e 30 anos de atividade.
Professores da rede privada
Os professores da rede privada, regidos pela CLT, tanto homens como mulheres passam a se aposentar com a idade mínima de 60 anos e tempo de contribuição de 30 anos.
Antes, não tinha uma idade mínima para a aposentadoria da categoria. Professoras tinham que contribuir por 25 anos e professores 30 anos. ANA LUIZA BASILIO – FONTE: CARTA EDUCAÇÃO.

11. PEC DA PREVIDÊNCIA: PAIM DIZ QUE TRABALHADOR RURAL É MAIS PENALIZADO  
Responsáveis pela produção de 70% dos alimentos que chegam à mesa das famílias brasileiras, os trabalhadores rurais serão os maiores prejudicados caso seja aprovada a proposta de emenda à Constituição (PEC) da reforma da previdência que chegou ao Congresso na última quarta (20). A análise é do senador Paulo Paim (PT-RS) para quem a proposta penaliza “em muito” esse segmento. Mulheres e homens do campo passam a ter idade igualada para se aposentar (60 anos) e o tempo de contribuição aumenta de 15 para 20 anos. Hoje as mulheres podem pedir a aposentadoria aos 55 anos e o homem aos 60.“Esses trabalhadores rurais, que, com suas mãos calejadas, homens e mulheres que trabalham de sol a sol, que não têm horário para descansar, que colocam o alimento nas nossas mesas, senhoras e senhores, serão prejudicados, e muito, com a reforma da previdência”, discursou nesta sexta (22) o senador.
Por Iram Alfaia - Portal Vermelho 



12. PEC DA PREVIDÊNCIA VIOLA A DIGNIDADE HUMANA, DIZEM ESPECIALISTAS
Especialistas consultados pelo site da Conjur nesta quinta (21), chegaram à conclusão de que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Previdência viola o princípio da dignidade humana, pois pode fazer com que os aposentados recebam menos do que um salário mínimo de pensão.
Assim, se o trabalhador nunca pode receber menos do que um salário mínimo, e a aposentadoria faz parte dos direitos do trabalhador, não é possível o governo querer fixar uma aposentadoria menor do que esse patamar – como prevê a proposta de Bolsonaro. “Receber de aposentadoria menos do que um salário mínimo fere, de forma escancarada, o princípio da dignidade humana, que é fundamento da república”, opina a professora.
Outra questão grave, segundo Mônica, é a pensão por morte. A Constituição (artigos 6º e 203) estabelece como direito social a proteção à infância e à maternidade, que devem ser assegurados pelo Estado.
“Como pode agora o Estado querer que, em caso de morte do progenitor, a criança fique com apenas 60% do rendimento?”, questiona, ressaltando que a pensão por morte mais comum gira em torno de R$ 1,5 mil. Fonte: Conjur 

13. PEC AFETA 83,4% DAS APOSENTADORIAS DE ATÉ 2 SALÁRIOS MÍNIMOS
Por: Iram Alfaia 
Entregue nesta quarta (20) ao Congresso Nacional, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Previdência prejudica 83,4% das aposentadorias no país. São pessoas que ganham até dois salários mínimos. Segundo a líder, a PEC iguala a situação de homens e mulheres em diversas áreas como professoras e trabalhadoras rurais que têm muitas jornadas diárias e trabalhos extenuantes. “A mulher da roça vai ter idade igual ao dos homens para se aposentar e sua carência aumentada para 20 anos de serviço”, explica.
Ela também destaca a situação das professoras que tem idade igualada ao dos homens (60 anos) e uma carência de 30 anos, atualmente é de 25 anos.
O cálculo da aposentadoria para quem ganha menos também está sendo modificado. “Quem pode ganhar hoje R$ 2 mil vai passar a ganhar 60% do valor. Isso significa a redução de 40% da aposentadoria de quem ganha menos”, protestou a parlamentar.
Outra perversidade está sendo feita contra deficientes pobres e idosos acima de 60 anos que recebem um salário mínimo do Benefício de Prestação Continuada (BPC). O benefício proposto é de R$ 400 e só vai atingir um salário mínimo acima de 70 anos de idade.


14. REFORMA DE BOLSONARO VAI PREJUDICAR ATÉ TRABALHADORES JÁ APOSENTADOS 
A proposta de “reforma” da Previdência do governo Jair Bolsonaro – em especial o regime de capitalização pretendido pelo ministro da Economia, Paulo Guedes –vai prejudicar não apenas os trabalhadores na ativa. Quem já está aposentado também corre riscos.
Nesse regime, cada trabalhador é responsável por poupar para sua aposentadoria – o que poderia resultar na falta de recursos para o INSS. “A capitalização não determina esse tipo de contribuição e vai desidratar a Previdência pública. Isso ameaça, sim, quem já está aposentado”, afirma a economista Patricia Pelatieri, do Dieese.
Se a reforma passar da maneira como vem sendo ventilada pelo governo Bolsonaro, será o caminho para o fim da Previdência pública e da seguridade social, avalia a economista. “É um mercado muito cobiçado para os vendedores de previdência privada.”
No México, onde a capitalização foi adotada em 1997, a situação é ainda pior. Muitos trabalhadores não têm carteira assinada e não conseguem contribuir. Atualmente, 77% dos idosos já não contam com benefício de aposentadoria e 45% da população mexicana vive na extrema pobreza. Fonte: Sindnapi
15.  LUCIANA SANTOS: "PCDOB FARÁ FORTE OPOSIÇÃO À REFORMA DA PREVIDÊNCIA"
A presidenta nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos afirmou que o PCdoB fará forte oposição à reforma da Previdência e pediu união contra proposta de reforma do governo Bolsonaro. Segundo ela, “a única coisa que tem unido esse governo é a Reforma da Previdência, o que significa uma unidade em torno da retirada de direitos dos trabalhadores e do povo. Mas não aceitamos a liquidação da Previdência pública. Vamos reagir à essa reforma”, declarou em vídeo.  Portal Vermelho

16. TRABALHADORES VÃO ÀS RUAS E LANÇAM ASSEMBLEIA NACIONAL CONTRA REFORMA DA PREVIDÊNCIA
Em repúdio à proposta de reforma da Previdência de Jair Bolsonaro, entregue nesta quarta-feira (20) ao Congresso Nacional, a Praça da Sé, no centro de São Paulo (SP), foi tomada por movimentos populares e centrais sindicais.
Os trabalhadores formaram a Assembleia Nacional da Classe Trabalhadora, que também aconteceu em pelo menos 11 estados do país, com o objetivo de traçar uma agenda de ações contra a proposta de Paulo Guedes, ministro da Economia.
Entre os principais pontos criticados na reforma defendida pelo governo, está a criação de um novo sistema previdenciário baseado na capitalização, e o estabelecimento de uma idade mínima para aposentadoria de 65 anos para homens e de 62 anos para mulheres ao final de um período de transição de 12 anos. Além disso, os beneficiários terão que contribuir por, no mínimo, 20 anos.Edição: Mauro Ramos Fonte: Opera Mundi


ATENÇÃO PARA ALGUMAS NOTÍCIAS DA SEMANA PELO MUNDO

17. "BOLSONARO, TIRE AS MÃOS DA VENEZUELA!", EXIGE COMITÊ BRASILEIRO
O Comitê Brasileiro Pela Paz na Venezuela, que reúne dezenas de partidos, organizações do movimento social e ativistas independentes, divulgou, nesta quinta-feira (21) uma nota onde expressa seu repúdio pelo envolvimento do Brasil nas provocações comandadas por Washington contra a Venezuela. Em menos de dois meses no poder, o governo brasileiro já demonstrou submissão a uma nação estrangeira. Sob pressão dos Estados Unidos, o Brasil anunciou o envio de “ajuda humanitária” — não solicitada — à Venezuela. Comitê Brasileiro pela Paz na Venezuela - 21 de fevereiro de 2019. Portal Vermelho

18. CHINA, RÚSSIA E TURQUIA ESNOBAM ITAMARATY E MANTÊM APOIO À VENEZUELA 
Na primeira tentativa do governo Bolsonaro de jogar papel efetivo no cenário internacional, o Ministério das Relações Exteriores fracassou. A diplomacia brasileira tentou fazer contatos nos últimos dias para sondar a disposição de China, Rússia e Turquia de romper com o regime de Nicolás Maduro e reconhecer o golpista Juan Guaidó como presidente encarregado da Venezuela. Esnobado – o que era previsível –, o Itamaraty desistiu da pretensiosa tentativa de mudar a postura dos três países. Com informações do Valor Econômico

19. EM RECADO AOS EUA, MADURO CHAMA DE "LOUCURA" UMA INVASÃO MILITAR À VENEZUELA
“Haverá homens e mulheres dispostos a pegar as armas, não se equivoquem. Vai se levantando e despertando uma onda de solidariedade à Venezuela no mundo”. CubaDebate / Com informação da ANSA

20. RÚSSIA ACUSA OS EUA DE USAR AJUDA HUMANITÁRIA PARA DERRUBAR MADURO
Rússia acusou os Estados Unidos nesta sexta-feira 22 de usar a ajuda humanitária que deve ser entregue à Venezuela como “uma desculpa para uma ação militar” que colocaria fim ao governo do presidente Nicolás Maduro.
Segundo a porta-voz da diplomacia russa, Maria Zakharova, a entrada da ajuda humanitária na fronteira venezuelana, prevista para sábado, “trata-se de uma perigosa provocação inspirada e dirigida por Washington.” A representante do governo russo disse ainda que a situação cria “um cômodo pretexto para uma ação militar”. Vladimir Putin envia à Venezuela alimentos e medicamentos.

21. MADURO ROMPE RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS COM A COLÔMBIA E DIZ QUE DERROTOU GOLPE DE ESTADO
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse neste sábado (23/02) que a união entre o povo e as Forças Armadas derrotou o “golpe de Estado” planejado pelos Estados Unidos e pela oposição. Maduro também anunciou, durante o discurso, que a Venezuela vai romper todas as relações diplomáticas com a Colômbia.
“Trinta dias depois, o golpe de Estado fracassou. O derrotamos. Fracassaram. E o que vão fazer agora? Vão seguir jogando o jogo do intervencionismo. Hoje tentaram mais um show. O tempo de Deus é perfeito. Haverá justiça”, disse a apoiadores que se manifestaram em Caracas contra uma possível invasão do país. Fonte: Opera Mundi

22. VENEZUELA, A MAIOR AJUDA HUMANITÁRIA É CONSTRUIR A PAZ
A divulgação, quase em tempo real, dos preparativos para uma intervenção comandada pelos Estados Unidos contra o estado soberano da Venezuela ameaça a paz em todo o continente sul-americano. A ação intervencionista anuncia-se travestida de ajuda humanitária, supostamente para amenizar as dificuldades vividas pelo povo venezuelano.
É preciso, com a bandeira da paz nas mãos, repudiar e deter essa marcha criminosa que ameaça desencadear conflito bélico que atingirá não apenas a Venezuela, mas a região como um todo. 
É preciso pressionar o governo Bolsonaro para que, imediatamente, retire o Brasil dessa aventura perigosa liderada pelos Estados Unidos de Donald Trump. É imperativo exigir que a diplomacia brasileira, fiel a sua trajetória, se empenhe pela paz e por uma solução negociada, que supere o presente impasse.  Da redação Portal do Vermelho

23. PRIVATIZADA NA DITADURA, PREVIDÊNCIA CHILENA PAGA APOSENTADORIA MENOR QUE SALÁRIO MÍNIMO
Após 30 anos de lançado e com mais de 70 trilhões de pesos arrecadados (R$ 350 bilhões), o sistema privatizado de previdência entrega hoje, para a maioria dos clientes, pensões inferiores ao valor do salário mínimo chileno.Segundo números do Banco Central, mais de 60% dos usuários já aposentados recebem menos de 120 mil pesos (dois terços de um salário mínimo, e equivalente a R$ 600). O salário médio dos usuários do sistema é de 575 mil pesos (quase R$ 3 mil).
A título de comparação, em janeiro de 2014, o valor médio da aposentadoria no Brasil era de R$ 927. A quantia corresponde a 128% do salário mínimo brasileiro à época, de R$ 724. Fonte: Opera Mundi

Nenhum comentário:

Postar um comentário