sábado, 21 de dezembro de 2019

PROGRAMA TABIRA EM TEMPO N. 206




RESUMO. DATA: 21\12\2019
A  NOTÍCIA COM OUTRO NÍVEL: O DEBATE DE IDEIAS E A RESISTÊNCIA DEMOCRÁTICA

PRODUÇÃO E APRESENTAÇÃO:

PROFº DEDÉ RODRIGUES E O RADIALISTA VAGNER LEANDRO
PP
PARTICIPAÇÃO ESPECIAL: O POVO PRECISA SABER COM ANTONIO DE DU

QUEBRANDO O TABU: PROFESSOR CLAUDIO MARCELO - (JOWH)

TODO SÁBADO DAS 12 ÁS 13 HORAS

RÁDIO TABIRA FM 87.9
Tel. 87 9 99913614

REFLEXÃO DA SEMANA
Cada professor é um microcosmo de valores e ideias e cada aluno também. O professor normalmente possui mais conhecimento e experiência, mas também está em formação como seus alunos. Todos nós estamos em constante formação e transformação, em ininterrupto aprendizado. Ensinar alguém sem imputar nossos valores e ideias no conhecimento que propagamos é algo incongruente. Como no exemplo do jornalismo, mesmo que o professor não se posicione politicamente ou não emita qualquer juízo de valor transparente com relação àquilo que ensina, a escolha dos temas, autores, textos já serão uma maneira de “tomar partido”. E, de qualquer forma, mesmo o mais “neutro” dos discursos guarda em seus pormenores algum julgamento de valor.
Fonte: Equipe Futuro Eventos

PARABÉNS ESPECIAL DO PROGRAMA DE HOJE:
Noite de confraternização. PCdoB reuniu amigos e filiados para celebrar 2019 e comemorar o aniversário de Luciana Santos.

DEDICAÇÃO ESPECIAL DO PROGRAMA DE HOJE:

A TODOS OS  NOSSOS LEITORES E OUVINTES - FELIZ NATAL! 

FRASE PERMANENTE DO PROGRAMA
"Não existe uma estrada real para a ciência, e somente aqueles que não temem a fadiga de galgar suas trilhas escarpadas têm chance de atingir seus cumes luminosos". Karl Marx – Citado por Altair Freitas – Facebook

LEIA ABAIXO UM RESUMO DOS DESTAQUES DA SEMANA:

  
 ATENÇÃO PARA ALGUMAS NOTÍCIAS DA SEMANA DE TABIRA, DO PAJEÚ  E DE PERNAMBUCO

Publicado em Notícias por Nill Júnior em 20 de dezembro de 2019
Pernambuco gerou 3.194 postos de trabalho formais neste mês de novembro, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pelo Caged. Desde o início da série histórica do Caged, criada em 2004, este é melhor resultado dos últimos seis anos. “Os dados recentes foram influenciados principalmente pelo desempenho do comércio (4.470 postos ou 1,54%). Tivemos o melhor mês de novembro desde 2013 depois de toda crise econômica. Em relação ao mesmo período de 2018, geramos 1.381 empregos a mais. Estamos consolidando uma tendência de recuperação do mercado de trabalho local”, disse o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes. Os estados do Nordeste que mais ofertaram vagas, em termos quantitativos, foram Bahia, Ceará e Pernambuco.
Blog do Nill Júnior

Publicado em Notícias por Nill Júnior em 20 de dezembro de 2019
A Prefeitura de Arcoverde, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, abre nesta sexta-feira, 20 de dezembro, o Edital do concurso público abrangendo Agentes de Endemias e de Saúde.
Serão 31 vagas para Agentes de Endemias, sendo 29 em vagas gerais e 2 em vagas de deficientes. E também 35 vagas para Agentes Comunitários de Saúde.
A inscrição para o concurso público deve ser feita exclusivamente via internet, através do site: concursos.idmconcursos.com.br a partir das 16 horas do dia 20 de dezembro de 2019, até às 23:59 horas do dia 08 de janeiro de 2020. Blog do Nill Júnior

Publicado em Notícias por Nill Júnior em 20 de dezembro de 2019
O ex-governador da Paraíba Ricardo Coutinho (PSB) foi preso no fim da noite desta quinta-feira (19) após desembarcar no Rio Grande do Norte, ao retornar de viagem à Europa. O político é um dos alvos da sétima fase da Operação Calvário, que investiga desvios de R$ 134,2 milhões na saúde e educação da Paraíba. O ex-governador nega as acusações, diz que “jamais seria possível um Estado ser governado por uma associação criminosa e ter vivenciado os investimentos e avanços nas obras e políticas sociais nunca antes registrados”. Blog do Nill Júnior

Publicado em Notícias por Nill Júnior em 20 de dezembro de 2019
 Para quem esperava apenas discussões em torno dos nomes do vice-prefeito José Amaral, do vereador petista Aristóteles Monteiro e do secretário de Administração Flávio Marques, eis que os vereadores Marcílio Pires e Djalma das Almofadas colocaram os seus nomes na mesa de negociações. O PSB que disputou a prefeitura contra o PTB do Prefeito reeleito Sebastião Dias, participou do encontro e também não sugeriu nome. As lideranças elegeram a pesquisa como único critério de escolha da chapa governista. Blog do Nill Júnior

Publicado em Notícias por Nill Júnior em 20 de dezembro de 2019
O vereador Sinézio Rodrigues (PT) visitou  a Guarda Civil Municipal de Tabira, onde esteve acompanhado dos guardas municipais Marcos Antônio, Caio Ladislau e Thaisa Aquino, da GCM de Serra Talhada, e do Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação – SINTEST, Júnior Moraes. A comitiva foi recepcionada pelo comandante da Guarda e Secretário de Administração tabirense, Flávio Marques, e pelo Subcomandante, Vasconcelos. Blog do Nill Júnior

Publicado em Notícias por André Luis em 19 de dezembro de 2019

Prezado, Nill Júnior,
Em reposta a matéria veicula neste blog (Terminal Rodoviário de Tabira segue abandonado pelo Governo do Estado), o Governo de Pernambuco, por meio da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI), informa que:
O processo licitatório para a manutenção dos Terminais Rodoviários do Estado, incluindo o Terminal de Tabira, foi publicado em Diário Oficial no último dia 7 de dezembro.  
A previsão é a de que a conclusão dos trâmites administrativos para início das obras de recuperação dos equipamentos, com um investimento de mais de R$ 6 milhões, aconteça no próximo trimestre. Blog do Nill Júnior

Publicado em Notícias por André Luis em 19 de dezembro de 2019
Governador decreta luto oficial de três dias pelo falecimento de Francisco Brennand 
“Francisco Brennand foi um artista notável, um homem à frente do seu tempo, como mostra o reconhecimento que obteve, ao longo da sua trajetória, no Brasil e no exterior. Ele pertence a uma geração de artistas que elevaram Pernambuco ao topo.  Blog do Nill Júnior

No início da tarde desta quarta-feira (18), o Centro de Atendimento Psicossocial, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma confraternização para os usuários daquela unidade.
Os assistidos puderam participar de diversas dinâmicas promovidas pela equipe que ali trabalha, além de ser a eles ofertado um almoço de confraternização e entrega de kits de higiene pessoal.
Segundo o coordenador do serviço, Gilvan Ferreira, o objetivo da ação é promover uma integração entre os pacientes. Site da Prefeitura de Tabira – Blog do Povo

Desde a inauguração da iluminação natalina na Praça Gonçalo Gomes de Tabira, as noites vêm ganhando um colorido diferente, cheio de encantos e alegria, levando ao público a verdadeira magia do Natal.
Alunos das redes particular, estadual e municipal apresentam diariamente suas cantatas natalinas, teatro e o tradicional pastoril que contam a história de Jesus Cristo, o grande aniversariante de dezembro e o principal sentido da festa natalina.
Para um grande público, já se apresentaram essa semana a Escola Dona Toinha, a Creche Edite Leite do Amaral, a Escola Esmar e o pastoril organizado pela vereadora Claudicéia Rocha e os pais das crianças.
“Esse é o Natal que queremos, de paz, de confraternizações e do grande encontro das famílias na praça central de Tabira”, comemorou o Prefeito Sebastião Dias. Site da Prefeitura de Tabira – Blog do Povo

ATENÇÃO PARA ALGUMAS NOTÍCIAS DA SEMANA PELO BRASIL

10.COMO FUNCIONA O ESTADO DE EXCEÇÃO NA BOLÍVIA E NO BRASIL?
Fatos como a ordem de prisão imediata contra o ex-presidente da Bolívia Evo Morales e a denúncia de um procurador do Ministério Público Federal (MPF) em Brasília contra o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, por suposta calúnia ao ministro da Justiça, Sérgio Moro, são episódios que atestam a gravidade da ofensiva da extrema direita na região. São subprodutos da cadeia de golpes que engolfou o Brasil e levou à fraude do impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff em 2016.

12. MAIS POBRES PERDERAM RENDIMENTO SOB O GOVERNO BOLSONARO, DIZ IPEA
É o que aponta o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), com base em dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) Contínua, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), e também na inflação por classe social medida pelo próprio Ipea.
Conforme o estudo do órgão federal, a faixa de renda dos brasileiros mais pobres perdeu rendimento real nos três primeiros trimestres do ano. *Ao todo, 51,8% dos brasileiros mais pobres não tiveram ou perderam rendimentos no período. Cruzados com os dados da PNAD, os dois últimos trimestres registraram queda nos rendimentos entre os mais pobres, de 1,43% e 0,34%, respectivamente. No ano, a queda somada é de 1,67%. As altas de alimentos, energia e habitação foram determinantes para puxar a alta maior. Em 12 meses, a taxa de inflação das famílias de renda mais baixa ficou em 3,4%, contra 3,26% dos mais ricos no mesmo período.
Com informações do UOL

13. PREÇO DAS CARNES DISPARA, E PRÉVIA DA INFLAÇÃO É A MAIOR DESDE 2015
Aumento nos preços das carnes, de 17,71% somente neste mês, foi o principal fator de pressão no IPCA-15, contribuindo com quase a metade (46%) do indicador. Segundo o IBGE, o grupo “alimentação e bebidas” teve a maior variação, passando de um aumento de 0,06% em novembro para 2,59% em dezembro. 
O aumento nos preços das carnes, tratado com desdém pelo governo Jair Bolsonaro, deve provocar a maior inflação para o mês de dezembro nos últimos anos. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15), uma espécie de prévia da inflação oficial, teve alta de 1,05% neste mês, após já ter avançado 0,14% em novembro. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (20) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Fonte: IBGE

14. RETROCESSO: NOVA LEI DA MORDAÇA AMEAÇA ESTUDANTES E PROFESSORES
Esse projeto nefasto foi aprovado n a calada da noite na Câmara de Porto Alegre. Será a morte da educação livre. Sem liberdade não tem educação. Dedé Rodrigues

Uma operação de busca e apreensão deflagrada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro em endereços ligados a Fabrício Queiroz, ex-assessor do então deputado estadual Flávio Bolsonaro e amigo há três décadas do presidente Jair Bolsonaro, mostrou que o rumoroso caso voltou a tramitar após meses parado no Supremo Tribunal Federal (STF).
*Segundo o Coaf, Queiroz movimentou quase R$ 7 milhões em três anos. Entre janeiro de 2016 e janeiro de 2017, ele recebeu depósitos e fez saques num valor total de R$ 1,2 milhão.

16. LIMPA A BOCA PARA FALAR DE PAULO FREIRE”, DIZ MÁRCIO JERRY A BOLSONARO
O deputado federal Márcio Jerry (PCdoB-MA) repudiou, nesta segunda-feira (16), a nova ofensa de Jair Bolsonaro dirigida a Paulo Freire.

17. PESQUISA IBOPE: 56% DOS BRASILEIROS NÃO CONFIAM EM BOLSONARO
*O percentual de brasileiros que avalia o governo como ruim ou péssimo passou de 34%, em setembro, para 38% em dezembro. Já a reprovação aumentou de 50% para 53%.
Segundo pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (20) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), 56% dos brasileiros não confiam no presidente Jair Bolsonaro, contra 41% que dizem confiar e 4% que não sabem ou não responderam. Na pesquisa anterior, em setembro, 42% confiavam no chefe do Executivo, enquanto 55% diziam o contrário e 3% não opinaram.
O percentual de brasileiros que avalia o governo como ruim ou péssimo passou de 34%, em setembro, para 38% em dezembro. A avaliação como ótimo ou bom caiu de 31% para 29%, e o percentual dos que consideram regular foi de 32% para 31%.
Os dados mostram tendência ininterrupta de queda desde abril. Há oito meses, segundo a pesquisa CNI/Ibope, 35% dos entrevistados consideravam o governo ótimo ou bom (queda de 6% em oito meses), 31% diziam ser regular (sem oscilação) e, para 27%, era ruim ou péssimo. Os dados revelam, portanto, aumento de 11% dos brasileiros que, desde abril, consideram o governo ruim ou péssimo. Fonte: Portal Vermelho


18. MILITARES SÃO DENUNCIADOS POR CRIMES NA GUERRILHA DO ARAGUAIA
Agora são nove denúncias oferecidas pelo MPF sobre crimes praticados à época no Araguaia.
O Ministério Público Federal (MPF) ofereceu à Justiça, nesta semana, mais três denúncias por assassinatos cometidos por militares na repressão à Guerrilha do Araguaia, durante a ditadura. O coronel da reserva Sebastião Curió Rodrigues de Moura, conhecido como major Curió, e outros seis militares são acusados pelo homicídio qualificado e ocultação de cadáveres dos opositores do regime militar Lúcia Maria de Souza, Dinaelza Soares Santana Coqueiro e Osvaldo Orlando da Costa. Portal Vermelho

19. STF DERROTA MEDIDA PROVISÓRIA DE BOLSONARO QUE ACABAVA COM O DPVAT
Derrota imposta à mp assinada por bolsonaro acata pedido da rede, que apontou inconstitucionalidade no fim do seguro obrigatório.
O Supremo Tribunal Federal decidiu, em um julgamento realizado pelo Plenário virtual da Casa, suspender a Medida Provisória que acabava com o DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de via Terrestre), seguro obrigatório derrubado no início de novembro. Fonte: Carta Capital

20. SUSPENSA EM CAMPINAS VOTAÇÃO PARA IMPLANTAR ESCOLA CÍVICO-MILITAR
Falta de democracia, transparência e desrespeito marcaram o processo barrado por liminar judicial. A juíza 2ª Vara da Fazenda Pública de Campinas, Fernanda Silva Gonçalves,    suspendeu o processo de implantação do projeto escola cívico-militar, ao acatar o pedido de liminar do promotor de Justiça da Infância e Juventude,m Rodrigo Oliveira. Ele alegou “incompatibilidade de projeto municipal com os princípios que regem o sistema constitucional de educação, no sentido de instalar escolas cívico-militares na rede escolar municipal, com possível desvio de funções de militares”. Com a transformação da escola pública em um espaço militar, tendo a presença de um gestor fardado teremos o rompimento desses princípios basilares constitucionais acima citados. Será a destruição do espaço democrático, público, laico, plural, de respeito às liberdades, às diferenças e ao pensamento crítico. Estaremos submetidos a um processo de domesticação, de pensamento único, de submissão de ideias e de rompimento com a democracia. Fonte: Jornalista Livres

21. COMUNISTAS CONDENAM PRIVATIZAÇÃO DO SANEAMENTO
Nesta semana, parlamentares tentaram diminuir os danos da proposta, apresentando emendas ao texto. O PCdoB tentou modificar o entendimento sobre os contratos de programa, mas teve seu destaque rejeitado.

ATENÇÃO PARA ALGUMAS NOTÍCIAS DA SEMANA PELO MUNDO

22. CÂMARA DO CHILE APROVA PLEBISCITO PARA NOVA CONSTITUIÇÃO
A Câmara dos Deputados do Chile aprovou na noite desta quarta-feira (18/12) o projeto de lei para convocar um plebiscito em abril de 2020 que permitirá a população decidir se quer uma nova Constituição.
Em debate que durou mais de oito horas, o projeto passou com 127 votos a favor, 18 contra e cinco abstenções.

24. ARGENTINA CHAMA DE 'FARSA' PEDIDO DE PRISÃO DE EVO E REFORÇA SEGURANÇA DE EX-PRESIDENTE
O governo da Argentina afirmou nesta quinta-feira (19/12) que considera o pedido de prisão contra o ex-presidente boliviano Evo Morales uma “farsa” e que “não entregará por nenhum motivo” o político, que está refugiado no país, às autoridades da Bolívia. A informação é do portal argentino Infobae. Fonte: OperaMundi

25. (MULTIMÍDIA) CHINA FAZ PROGRESSO HISTÓRICO EM DIREITOS HUMANOS, DIZ CHANCELAR CHINÊS
Bruxelas, 17 dez (Xinhua) - A China fez progressos históricos nos direitos humanos, disse Wang Yi, conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China.
Falando nesta segunda-feira em um evento organizado pelo European Policy Centre, um think tank, Wang disse que é o povo de um país que tem o direito de se pronunciar sobre a qualidade dos direitos humanos no país.
O verdadeiro valor da universalidade dos direitos humanos só pode ser realizado quando for aplicado no contexto das demandas específicas de diferentes países, salientou Wang. Nas últimas sete décadas desde a fundação da Nova China, o país tem alcançado progressos históricos na sua causa dos direitos humanos.
"Tiramos 850 milhões de pessoas da pobreza, contribuindo com mais de 70% do progresso global de redução da pobreza, e alcançamos a Meta Um na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável com dez anos de antecedência", disse Wang, destacando que no próximo ano, pela primeira vez na história, a China erradicará a pobreza absoluta em todo o país.
O ministro das Relações Exteriores chinês também disse que a China gerou empregos para 770 milhões de pessoas, satisfez as necessidades básicas de 250 milhões de idosos, 85 milhões de pessoas com deficiência e mais de 60 milhões de residentes urbanos e rurais que vivem com subsídios, além de construir os maiores sistemas do mundo em educação, seguridade social, assistência médica e democracia em nível básico.
*Na China, existem 850 milhões de usuários da Internet e mais de 1 bilhão de usuários das novas mídias, disse ele, acrescentando que todos os chineses desfrutam da liberdade de expressão garantida pela Constituição.
De acordo com uma pesquisa do Pew Research Center, a China lidera as classificações globais de 2019 em nível de satisfação com o desempenho do governo, com mais de 86% dos chineses pesquisados expressando satisfação, muito acima da média global de 47%, disse Wang.

26. PRESSIONADO POR PROTESTOS CONTRA REFORMA DA PREVIDÊNCIA, PREMIÊ FRANCÊS SE REÚNE COM LÍDERES SINDICAIS
Um dia após um protesto levar quase 2 milhões de pessoas às ruas na França, premiê Edouard Philippe realiza duas novas rodadas de negociações com sindicatos. Em editorial, Libé afirma que, se o governo for sábio, não vai dar sequência à queda de braço com as centrais sindicais. O Executivo "enfrenta um movimento estável, mas forte e determinado. Por isso, chegou a hora de negociar seriamente", salienta. Opera Mundi


Nenhum comentário:

Postar um comentário