quinta-feira, 26 de julho de 2018

PROGRAMA TABIRA EM TEMPO N. 148

RESUMO.
                      
DATA:  22 de julho de 2018

NO QUADRO O POVO PRECISA SABER COM ANTONIO DE DU VAMOS PERGUNTAR A ELE SOBRE AS PRIVATIZAÇÕES DO GOVERNO  TEMER. ELAS SÃO BOAS  PARA  O CONSUMIDOR E PARA O BRASIL?

NO QUADRO PRESTANDO CONTAS COM O PROFESSOR DEDÉ RODRIGUES:
QUE AÇÕES  DA SECRETARIA DE JUVENTUDE E MEIO  AMBIENTE VOCÊ DESTACA? QUE ATIVIDADE ESTÁ PROGRAMADA? QUAL É A MENSAGEM AMBIENTAL DE HOJE?
ATENÇÃO PARA ALGUMAS NOTÍCIAS DA SEMANA DE TABIRA


A  Secretaria de Juventude e Meio Ambiente, do governo Sebastião Dias, participou da Colônia de Férias, projeto piloto da  Secretaria de Desenvolvimento Social com crianças do Serviço de Convivência e fortalecimento de vínculos no período entre 09 e 18 de julho, com duas palestras, manhã e tarde,  na sexta-feira, dia 13 de julho, na Escola Dona Toinha. O tema abordado foi o de sempre, a  coleta seletiva, a separação do lixo em três partes. O lixo seco, reciclável, separado do lixo do banheiro, com o não reciclável, separado também do lixo orgânico. Fonte: Blog do Povo


Mais um importante passo será dado rumo à municipalização do trânsito de Tabira onde de retorno a população terá mais organização, eficiência, fluidez e segurança nas ruas e avenidas.
Após a aprovação na Câmara, um novo projeto foi desenvolvido pelo engenheiro Esdras Cordeiro e agora será apresentado à população. Para tanto, o Governo Municipal, através da secretaria de Administração, que comanda a Guarda Municipal, está convocando a população para uma audiência pública.
Será nesta quinta-feira, dia 26 de julho, a partir das 8h:30min no Plenário da Câmara Municipal dos Vereadores.
“Visto que o objetivo principal desse projeto é garantir um trânsito melhor e mais seguro, eu espero contar com a presença maciça da sociedade tabirense”, disse o secretário de Administração, Flávio Marques. Fonte: Blog do Povo

A Feira do Gado de Tabira está entre as três maiores do Estado de Pernambuco. Todas as quartas-feiras a cidade recebe milhares de comerciantes de várias cidades e regiões que compram e vendem gados e outros animais nos currais da feira. “Nossa gestão não mede esforços para investir em nossa cidade. Mesmo em meio às dificuldades a gente continua trabalhando na captação de recursos para a realização de obras, e aquilo que é possível a gente fazer com recursos próprios, com certeza faremos, como aconteceu na Feira do Gado”, disse o Prefeito Sebastião Dias. Fonte: Blog do Povo

4. SECRETARIA DE JUVENTUDE E MEIO AMBIENTE E DIACONIA SE REUNEM COM CATADORES EM TABIRA 
No dia 21 de junho de 2018, o Secretário de Juventude e Meio Ambiente do Governo Sebastião Dias de Tabira, Dedé Rodrigues e o representante da Diaconia, Aldilson Alves estiveram reunidos com diversos catadores no Galpão do Lixão. Na reunião foram aprovadas diversas medidas para concluir os trabalhos que faltam para colocar os equipamentos do galpão para funcionar em benefício dos catadores. Foi também aprovado um projeto de alfabetização dos catadores, que funcionará no próprio galpão, com apoio direto da Secretária de Educação Lúcia Santos.       


ATENÇÃO PARA ALGUMAS NOTÍCIAS DA SEMANA PELO BRASIL

5. EX-CHANCELER DENUNCIA PERSEGUIÇÃO POLÍTICA CONTRA LÍDERES LATINOS
O ex-chanceler do Equador, Ricardo Patiño, denunciou nesta segunda-feira (16), durante o Foro de São Paulo em Havana, a perseguição política e judicial contra os líderes latino-americanos e esquerda que vem acontecendo nos últimos tempos. Após a denúncia, o dirigente político pediu a solidariedade e a mobilização da esquerda do continente em torno desta questão. Após a participação no evento, o ex-chanceler conversou com o periódico cubano Prensa Latina e advertiu que a atual perseguição afeta especialmente líderes de muito destaque no cenário político da região, como como é o caso dos ex-presidentes do Brasil, Lula e Dilma, da Argentina, Cristina Kirchner, e do Equador, Rafael Correa. Do Portal Vermelho, com Granma

6. DEPUTADOS VÃO DENUNCIAR BOLSONARO POR CRIME DE INCITAÇÃO À VIOLÊNCIA
Os deputados da bancada do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa de São Paulo irão promover ações e denúncias contra o pré-candidato à presidência Jair Bolsonaro, por incitação à violência. Na quinta-feira (19), em visita a Goiânia, em cima de um trio elétrico e ao lado de apoiadores, os deputados federais Delegado Waldir (PSL) e Magda Mofatto (PR), Bolsonaro segurou uma criança no colo e a ensinou simular com as mãos uma arma apontada para o público ali presente. Na sequência, o presidenciável fez uma promessa: “vamos fortalecer a nossa liberdade, vamos conseguir porte de arma de fogo para vocês”. Apesar do estranhamento de alguns, a ação foi aplaudida.
“Eu como pai sinto nojo e lamento uma pessoa dessa estar solta por aí destilando ódio. Bolsonaro não é um adversário eleitoral, é adversário do Brasil”, afirmou o pré-candidato à presidência pelo Psol, Guilherme Boulos, em sua conta no Twitter. Fonte: RBA

7. TEMER IMPLANTA CLIMA DE 'FIM DE FEIRA' COM PRIVATIZAÇÃO DE 13 AEROPORTOS
 A decisão do presidente Michel Temer (MDB) de privatizar 13 aeroportos cria um clima de "fim de feira" e também pode sinalizar um movimento político para beneficiar a futura candidatura de Henrique Meirelles. Esta é a avaliação do sociólogo Emir Sader em entrevista á Sputnik Brasil. O Governo Federal pretende privatizar a gestão de 13 aeroportos nas regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. A previsão de Brasília é que os leilões acontecerão na primeira quinzena de dezembro.
Estão na lista os aeroportos de Maceió (AL), Bayeux (PB), Aracaju (SE), Juazeiro do Norte (CE), Campina Grande (PB), Recife (PE), Várzea Grande (MT), Rondonópolis (MT), Sinop (MT), Alta Floresta (MT), Barra do Garças (MT), Vitória (ES) e Macaé (RJ).
As vendas podem gerar uma receita de R$ 5 bilhões aos cofres públicos.
"Temer está fazendo um favor ao grande empresariado ao colocar isso em prática no final do mandato, quando ele já não tem mais condições políticas de aprovar coisas no Congresso. É um final patético", diz Sader à Sputnik. Fonte: Sputnik


8. FMI REDUZ PREVISÃO DE CRESCIMENTO DO BRASIL PARA 1,8% EM 2018
 O Fundo Monetário Internacional (FMI) manteve nesta segunda-feira sua previsão sobre o crescimento da economia mundia este ano, em 3,9%, mas alertou sobre os efeitos de uma guerra comercial entre os Estados Unidos e a China. Em compensação, a entidade financeira revisou em baixa a expectativa sobre o desempenho da economia da América Latina, de 2,0% a 1,6%, um corte de 0,4 punto percentual. Para 2018, o FMI espera para o Brasil um crescimento de 1,8%; uma redução de meio ponto percentual em relação à estimativa de abril. Para o FMI, o crescimento dos países desenvolvidos ficará em 2,4% (-0,1 ponto percentual) em 2018, com os Estados Unidos liderando (+2,9%). 
O Fundo também reduziu a expansão prevista para a Eurozona (-0,2 ponto percentual, a 2,2%) devido a prognósticos mais baixos para a Alemanha (-O,3 ponto porcentual a 2,2%), França (-0,3 pp a 1,8%) e Itália (-0,3 pp a 1,2%). 
 Fonte: Carta Capital

9. COM TEMER O BRASIL ESTÁ VOLTANDO AO PERÍODO DE EXTREMA POBREZA, DIZ ESPECIALISTA
Em matéria publicada na Agência Pública o economista Francisco Menezes, pesquisador do Ibase (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas) e da ActionAid Brasil, fez parte da equipe que elaborou um   relatório sobre a fome no Brasil. Numa  entrevista Pública, o também especialista em segurança alimentar conta que no final deste mês um novo documento atualizado da sociedade civil será lançado. E alerta: “A nossa nova advertência já leva a quase uma certeza”. Essa quase certeza, ele diz, é de que o Brasil voltará ao Mapa da Fome. “Toda a experiência sempre mostrou que os números da extrema pobreza com os números da fome são muito próximos.”
Em relação à pobreza e extrema pobreza, por exemplo, levantamento da ActionAid Brasil indica que nos últimos três anos — 2015-2017 — o país voltou ao patamar de 12 anos atrás no número de pessoas em situação de extrema pobreza. Ou seja, mais de 10 milhões de brasileiros estão nessa condição. “Isso nos leva a crer que aquela correlação pobreza versus fome sugere fortemente que a gente já está, neste momento, numa situação ruim, que deve aparecer com os dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares — POF — do final de 2018.”
Menezes explica em uma entrevista publicada no Portal Vermelho a combinação de fatores que levou a essa situação que ele caracteriza como “estado de desproteção social”. Fonte: Agência Pública

10. CORTES DE TEMER NA ÁREA DA SAÚDE AUMENTAM A MORTALIDADE INFANTIL NO BRASIL, DIZ PROFESSOR
A austeridade fiscal e a redução das políticas públicas levaram ao primeiro aumento da morte de crianças no Brasil em 2016 desde a década de 1990. Segundo o Ministério da Saúde, a epidemia do zika vírus, ampliada por conta dos cortes na saúde, e a crise causada por um cenário econômico com desemprego e político conturbado, foram os causadores desse aumento. “A austeridade é a principal causa da mortalidade infantil porque nos últimos anos houve uma diminuição nesse número que esteve ligada a um aumento de gastos públicos com saúde, com segurança alimentar, meio ambiente e com saneamento básico. Ou seja, essas áreas são fundamentais para a queda do indicador de mortalidade infantil. Mas, a partir de 2015, com as políticas de austeridade, houve uma inversão em ambas as trajetórias, ou seja, a redução no gasto com saúde e aumento da mortalidade infantil”, explicou o professor de economia da Unicamp, Pedro Rossi, em entrevista anterior concedida ao Portal Vermelho sobre o aumento da mortalidade infantil entre 2015 e 2016, quando houve o aumento de 11%. 
 Com informações do Portal Vermelho

11. CRESCE A TAXA DE MORTALIDADE INFANTIL NO BRASIL
De acordo com o Editorial do Portal Vermelho, 17\07\2018,   Sob a draconiana política econômica de Michel Temer, a extrema pobreza voltou aos níveis que tinha em 2002, no final do governo de Fernando Henrique Cardoso - a fome aumentou e a ameaça do Brasil voltar ao Mapa da Fome da ONU (do qual saiu em 2014) é cada vez mais concreta. Há especialistas que preveem que a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), a ser divulgados do final de 2018, trará números dramáticos: calculam que indicarão que mais de 10 milhões de brasileiros foram atirados à situação de extrema pobreza nestes dois anos posteriores ao golpe de 2016.
A consequência mais clamorosa deste empobrecimento da população, que resulta diretamente da ação política do governo que favorece apenas aos muito ricos e à especulação financeira, é o crescimento na taxa de mortalidade infantil. Em 2015 houve 5.595 mortes de crianças menores de 4 anos de idade; em 2016, aumentou para 6.212 – um crescimento de 11%. Entre as crianças de 1 mês de vida a 1 ano de idade, o aumento foi de 2%: o número de crianças mortas passou de 11.001 para 11.214. Com informações do Editorial do Portal Vermelho

12. ALCKMIN FORTALECE AGENDA DE MICHEL TEMER E PODE JOGAR PAÍS NO ABISMO
A pré-candidata do PCdoB à presidência da República, Manuela D’Ávila, postou nesta semana nas redes sociais que partidos do centrão – bloco formado por DEM, PR, PP, PRP e Solidariedade - são a espinha dorsal do governo de Michel Temer e que o apoio deles ao candidato tucano à presidência Geraldo Alckmin mostra que estão todos do mesmo lado. “o tucano é a continuação do governo mais odiado do país”. A sintonia política entre tucanos e o atual governo se expressa na agenda de retirada de direitos sociais e trabalhistas implementada por Michel Temer desde o golpe de 2016. Nas grandes votações, como aprovação da reforma trabalhista e do teto de gastos, o PSDB votou a favor do governo.
Desmonte do estado, privatizações, reforma da previdência social e congelamento de gastos são pontos em comum entre o programa de Alckmin e o governo Michel Temer. A presidenta nacional do PT ironizou o avanço das conversas entre Alckmin e o centrão, o que vai aumentar sensivelmente o tempo de tv do tucano. Do Portal Vermelho


13. PCDOB FAZ CHAMADO A PT, PDT E PSB À UNIDADE
Ante à coesão que se desenha do campo político da direita, a presidenta nacional do PCdoB, deputada federal Luciana Santos (PE), na intervenção que fez na abertura da reunião do Comitê Central do PCdoB, que segue até domingo (22), em São Paulo, afirmou que aumenta a responsabilidade das forças progressistas, nomeadamente do PCdoB, do PT, do PDT e do PSB, de buscarem a unidade eleitoral, como caminho para vencer as eleições. 
As últimas horas produziram mais novidades no cenário político, do que os últimos meses. Com esta constatação, Luciana observa que a disputa eleitoral, que se aproxima, revela-se o centro da acirrada luta de classes em que o país está mergulhado desde 2014. Com isso, a coalizão que se desenha da direita e centro-direita em torno da candidatura de Alckmin mostra que as forças que entronizaram e respaldam o fracassado governo Temer buscam criar as condições para vencer a disputa presidencial. Do Portal Vermelho



ATENÇÃO PARA ALGUMAS NOTÍCIAS DA SEMANA PELO MUNDO


14. GUERRA COMERCIAL: TRUMP AMEAÇA SOBRETAXAR IMPORTAÇÕES DA CHINA
 O presidente Donald Trump disse nesta sexta-feira (20) que poderá sobretaxar todos os produtos chineses importados pelos Estados Unidos, se necessário. "Estou pronto para chegar a 500", garantiu, em entrevista à emissora de televisão americana CNBC, referindo-se ao total de US$ 505,5 bilhões em importações da China registrados em 2017.
"Não estou fazendo isso por política. Estou fazendo isso para fazer a coisa certa para o nosso país", frisou.
Após semanas de negociações aparentemente inférteis, os Estados Unidos impuseram no início do mês tarifas de 25% sobre produtos mecânicos e tecnológicos chineses avaliados em cerca de 36 bilhões de dólares. Provocou uma reação imediata de Pequim, que garantiu que responderia com medidas equivalentes.
A China acusou os Estados Unidos de iniciarem "a maior guerra comercial da história econômica". A situação gerou temores de que uma escalada da guerra comercial possa prejudicar a economia global, afetando as cadeias de fornecimento das empresas, forçando as companhias a pararem os investimentos e tornarem os produtos mais caros para os consumidores. Fonte: JB

15. ENCONTRO TRUMP/PUTIN E OS PORTA-VOZES DA GUERRA
O patético é que a mídia nativa reproduz estas análises sem qualquer filtro e acaba adotando um tom indignado contra Trump por “não defender os interesses dos EUA”, ou por não dar crédito aos “serviços de inteligência americanos”. No entanto, na visão dos analistas da mídia hegemônica, nada disso tem qualquer importância. Até porque sobre todos estes temas eles têm uma visão inequívoca e sem nuances: a Rússia está errada e os EUA estão certos. Fonte: Resistência
Por Wevergton Brito Lima*


16. REUNIDA EM CUBA, ESQUERDA LATINO-AMERICANA APOSTA NA UNIDADE
Representantes de partidos e organizações da esquerda latino-americana e caribenha buscam a partir deste domingo (15), em Havana, Cuba, elaborar estratégias que contenham as ações da direita regional, na 24ª reunião anual do Foro de São Paulo. 
Por Waldo Mendiluza*


Nenhum comentário:

Postar um comentário