sábado, 22 de setembro de 2018

FEFLEXÃO POLÍTICA DO DIA

 Por Altair Freitas no Facebbok

Tempos tenebrosos! Vivemos um ciclo vicioso de violência. As crises econômicas do capitalismo, sucessivas e cada vez mais próximas uma das outras, jogam milhões de seres humanos no desemprego e na pobreza ao mesmo tempo em que a renda e a riqueza ficam mais concentradas. A miséria e a pobreza desestruturaram sociedades, famílias, regiões inteiras das grandes e médias cidades. O tráfico de drogas recruta jovens em escala industrial.

Essa violência toda explode dentro das escolas, entre alunos e na relação com professores. Vários (as) colegas são agredidos física e moralmente o que, associado aos baxos salários e más condições de trabalho especialmente nas redes públicas, torna o magistério uma profissão de risco e causadora de doenças emocionais. Infelizmente, para muita gente, a solução é mais violência com a defesa da coerção e do autoritarismo sobre crianças e adolescentes.
Afinal, é bem nais fácil propor a violência como resposta para a exclusão social e a hiper concentração da riqueza. É bem mais simples acreditar que dar bordoada em jovens arredios, de comportamento instável, geralmente moldados por ambientes de exclusão e pobreza, do que penetrar fundo nas raízes do problema: o capitalismo não tem mais respostas para os nossos problemas estruturais. Mas é mais simples e fácil acreditar que meia dúzia de tabefes resolvem os problemas. E o o ciclo da violência se retroalimenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário