sexta-feira, 15 de março de 2019

PREFEITURA DE TABIRA PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A BARRAGEM DE CACHOEIRINHA



Por Dedé Rodrigues

A Prefeitura de Tabira, por intermédio do Prefeito Sebastião Dias e do Secretário do Meio Ambiente, Dedé Rodrigues, participou da Audiência Pública, no dia 14 de março de 2019, na Câmara de Vereadores em São José do Egito, para discutir sobre a Barragem de Cachoeirinha, que abrange 04 municípios da nossa região. Estiveram também presentes, os vereadores de Tabira Marcílio Pires e Aristóteles Monteiro. Além dos prefeitos de São José do Egito, Evandro Valadares, o prefeito de Ingazeira e o de Tuparetama, Sávio Torres, estiveram presentes o Padre Luizinho, o representante do DNOCS, Dionísio,  os moradores afetados pela Barragem, entidades sociais , entre outras autoridades,  para discutirem as consequências dessa obra para a região.  

   
Conforme as falações, torna-se urgente os quatro prefeitos e a população, discutirem as consequências dessa barragem, como a questão dos novos acessos, o controle da pescaria, as indenizações, os locais atingidos pelas águas etc.  Todos foram unânimes o projeto inicial deveria ter previsto despesas para essa nova fase da barragem, em especial com o enchimento dela.
   
O prefeito Sebastião Dias sugeriu que  fosse feito um projeto, com planilha de custos para ser levado à Brasília no encontro com os prefeitos. Ele sugeriu ainda, reforçado por outros, que se buscasse apoio, além dos deputados votados na região, os senadores e ao Governador Paulo Câmara.  Sebastião colocou-se à disposição de todos para ajudar no que fosse possível, apesar dessa obra ser Federal.    

O Padre Luizinho, falando sobre a reocupação de alguns moradores nas áreas vendidas,  fêz uma reflexão mais aprofundada, dizendo que na história humana foi sempre assim, “quando o Estado não ocupa os espaços, o povo ocupa, como foi o caso de Canudos”, entre outros episódios históricos.
  
Ficou definido que a próxima Audiência Pública é terça-feira, 19\03, pela manhã, em Tuparetama,  para tratar especificamente das indenizações, e outra audiência,  será marcada para Tabira, combinada com a presidenta da Câmara de Vereadores, Nely Sampaio. 














Nenhum comentário:

Postar um comentário