quarta-feira, 30 de março de 2011

TROPAS LÍBIAS RETOMAM CIDADES ESTRATÉGICAS E PETROLÍFERAS.

Os rebeldes oposicionistas foram forçados nesta quarta-feira (30) a recuar devido aos avanços das forças armadas líbias, que retomaram o controle da cidade de Ras Lanuf. Com a recuperação, os oposicionistas fugiram para Brega. As duas cidades são centros petrolíferos no Leste do país.

De acordo com relatos, as forças armadas estão em vantagem e os rebeldes parecem ter perdido a força de vontade de lutar, ainda que planejem voltar à cidade ainda hoje. Depoimentos informam que hoje houve intensos ataques das forças armadas na cidade de Misrata, assim como em Ras Lanuf e Bin Jawad.

A rádio Voz da Líbia Livre, controlada pelos opositores ao presidente do país, Muamar Kadafi, afirmou que o recuo foi uma "ação tática" por causa da ausência de ajuda aérea.

No Leste da Líbia, em Ajdabiya, há relatos de que os rebeldes não têm o poder de fogo para enfrentar as forças armadas regulares. O recuo da oposição começou na terça-feira (29). Segundo o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, o poderio do exército regular líbio teria sido enfraquecido pelos ataques da coalizão – liderada pelos Estados Unidos, pela França e pelo Reino Unido.

Segundo integrantes das forças de coalizão, há a possibilidade de se armar os rebeldes. Os Estados Unidos e a França dizem que enviarão representantes a Benghazi para fazer contato com a administração interina local.

A reunião internacional sobre a Líbia, que ocorreu ontem em Londres, foi concluída com a decisão de montar um grupo – que inclua governos árabes aliados – para coordenar a eventual ajuda à Líbia no momento que Kadafi for expulso do poder.

Com agências

Nenhum comentário:

Postar um comentário