domingo, 8 de abril de 2018

PROGRAMA TABIRA EM TEMPO N. 136




RESUMO.  
     

DATA:  08 de abril de 2018



PENSAMENTO DO DIA:

“Jamais aprisionarão os nossos sonhos, não tenho medo do que está por vir” Lula 



“Nada de lamúrias, camaradas, haveremos de vencer, porque temos razão”. Lênin



NO QUADRO O POVO QUER SABER COM ANTONIO DE DU VAMOS PERGUNTAR A ELE O QUE O POETA BERTOLD BRECHT DIRIA PARA NÓS NESSE MOMENTO DIFÍCIL COM A PRISÃO DE LULA NO BRASIL?
LEITURA DA POESIA ELOGIO DA DIALÉTICA 


NO QUADRO QUEBRANDO O TABU COM O PROFESSOR CLAUDIO MARCELO O JOHW VAMOS PERGUNTAR A ELE SOBRE A FRASE DO DIRIGENTE DA REVOLUÇÃO RUSSA VLADIMIR LÊNIN: “Nada de lamúrias, camaradas, haveremos de vencer, porque temos razão”.



NO QUADRO PRESTANDO CONTAS COM O PROFESSOR DEDÉ RODRIGUES:

QUE AÇÕES  DA SECRETARIA DE JUVENTUDE E MEIO  AMBIENTE VOCÊ DESTACA? QUE ATIVIDADE ESTÁ PROGRAMADA? QUAL É A MENSAGEM AMBIENTAL DE HOJE?


NO QUADRO “POESIAS DA SEMANA” VAMOS DESTACAR ALGUNS VERSOS DOS GRUPO BODEGA SORTIDA.



ATENÇÃO PARA ALGUMAS NOTÍCIAS DA SEMANA DE TABIRA E DE PERNAMBUCO




Na manhã da última quarta-feira, 28, a secretaria de Saúde reuniu os Agentes Comunitários de Saúde, na Câmara dos Vereadores. O principal motivo da reunião foi para realizar a entrega de 68 balanças.

Na oportunidade, foi anunciada a viabilização de cursos de atualização para os ACS, tentando parceria com a secretaria Estadual de Saúde. Também foi anunciada a aquisição de fardamentos.

Durante a reunião, também foi destacada a parceria com o OdontoSesc, para a capacitação dos ACS, sobre a importância do cuidado com a boca.Fonte: Blog do Povo




Na manhã dessa quarta-feira (4), a Comissão de Licitação se reuniu com representantes de empresas que apresentaram propostas no processo de licitação para aquisição de gêneros alimentícios para suprir as necessidades do Programa Nacional de Alimentos do Escolar – PNAE.

A contratação foi solicitada pela secretaria de Educação nos termos das especificações técnicas. A supracitada secretaria informa ainda que existe disponibilidade de dotação apropriada no orçamento vigente para a execução do objeto licitado. Fonte: Blog do Povo

3. ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE TABIRA CRIA A TV DO POVO

Por Dedé Rodrigues

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municial de Tabira, comandada por Junior Alves,  com apoio do prefeito Sebastião Dias,  criou nesta semana que passor a TV do Povo.

Para Júnior Alves “Esperamos que você tenha gostado também dessa nova cara da Assessoria de comunicação da prefeitura de Tabira para você acompanhar ainda mais e mais de perto os trabalhos do governo municipal.



4. GOVERNO DE TABIRA E  PARCEIROS AVALIAM ATIVIDADES E PLANEJAM NOVAS AÇÕES PARA O MEIO AMBIENTE

Reunidos no dia 05 de abril de 2018, o governo municipal,  por intermédio do  Conselho Municipal do Meio Ambiente de Tabira, participantes de diversas secretarias e parceiros do meio ambiente da sociedade civil avaliaram as atividades realizadas neste ano de 2018 e planejaram outras  atividades para avançar na proteção do meio ambiente de Tabira.

Entre as atividades realizadas com êxito foram citadas as campanhas pelo uso racional da água e pela coleta seletiva em várias escolas e bairros de Tabira e foram planejadas diversas ações, tais como: cadastrar os catadores do município, estudar a legislação ambiental,  reunir toda última quarta-feira de cada mês o conselho e parceiros e envolver mais o governo municipal na pauta ambiental. Leia mais nos Blogs Tabira em Tempo e Blog do Povo.








Tendo como pano de fundo a defesa da democracia e do ex-presidente Lula e a solidariedade ao Partido dos Trabalhadores, diante da ordem de prisão de Lula decretada ontem pelo juiz Sérgio Moro, o ato de filiação do ex-prefeito do Recife João Paulo Lima e Silva ao PCdoB, reuniu as principais lideranças e militantes do partido e representantes de centrais sindicais em Pernambuco, na manhã desta sexta-feira (6), na sede do Comitê Estadual. Portal Vermelho





ATENÇÃO PARA ALGUMAS NOTÍCIAS DA SEMANA PELO BRASIL





6. ACONTECEU O QUE A GLOBO NÃO ESPERAVA. BRASIL SE LEVANTA EM DEFESA DE LULA

SP 247 - Os milhares de manifestantes que estão reunidos na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, gritam "não vai prender!" ao juiz Sergio Moro, que determinou a prisão do ex-presidente Lula mesmo antes da conclusão dos embargos na segunda instância, no TRF4, de Porto Alegre.





·          

·          

·          




Sob gritos de "somos todos Lula” o ex-presidente saiu carregado pelos braços do povo para cumprir a ordem de prisão do juiz Sérgio Moro. Um misto de choro e coragem tomou o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, palco da resistência. “Vou cumprir o mandato, e vocês vão ter que se transformar em Lulas e vão andar por este país fazendo o que precisa ser feito. Eles têm que saber que a morte de um combatente não para a revolução”. Do Portal Vermelho



8. FIQUE TRANQUILA. OS JUSTOS VENCERÃO’, DIZ LULA A MILITANTE QUE CHORAVA

"Fique tranquila, querida. Fique tranquila, tá. Tudo vai dar certo. Os justos vencerão", diz Lula, beijando a testa e abraçando a jovem. Assista ao vídeo divulgado no Twitter pela jornalista Marina Rossi, do El País.



9. AZEREDO TEM CONDENAÇÃO CONFIRMADA EM 2ª INSTÂNCIA, MAS NÃO VAI PRESO

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais manteve a condenação do ex-governador Eduardo Azeredo no mensalão tucano.

Agora, o Tribunal de Justiça de Minas reduziu a pena para 20 anos e um mês. Mas, os desembargadores decidiram não prender Eduardo Azeredo. Ele vai poder recorrer, na segunda instância, em liberdade. Globo. Com



10. INFLAÇÃO PARA FAMÍLIAS DE MENOR RENDA CRESCE EM MARÇO

A inflação das famílias de menor renda, entre 1 e 2,5 salários mínimos, avançou em março em relação a fevereiro, mas ainda assim ficou abaixo da taxa das famílias de maior renda.

 Segundo dados divulgados hoje (5), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Economia de Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV), o Índice de Preços ao Consumidor - Classe 1 (IPC-C1) de março apresentou variação de 0,08%, com alta de 0,09 ponto percentual (p.p.) acima da taxa apurada de fevereiro, quando o índice acusou variação negativa (deflação) de -0,01%. Com o resultado, o indicador acumula alta de 0,57% no ano e 1,45% nos últimos 12 meses. Fonte: Agência Brasil



11. NEW YORK TIMES DIZ QUE O BRASIL SE TORNARÁ UM PAÍS DE POBRES E MISERÁVEIS COM TEMER E PSDB

O jornal norte-americano The New York Times critica a “desigualdade” nas reformas fiscais em curso no Brasil. Em reportagem publicada na sexta-feira, 3, o jornal relata que, enquanto os trabalhadores terão benefícios cortados, juízes e políticos têm aumentos de salários e cita que o Congresso, “em vias de aprovar uma reforma previdenciária”, agora está permitindo que seus membros obtenham pensão vitalícia depois de apenas dois anos. Matéria New York Times.



12. GOLPISTAS QUEREM EMPURRAR A FACA ATÉ O CABO

A crise continua e se aprofunda. O resultado de ontem no STF por 6x5 expressa o Nível agudo de divisão no país. Divisão que favorece acentuadamente a velha classe dominante cujo maior porta voz é a rede Globo. O cinismo, hipocrisia e manipulação - grosseira mas eficiente - de parte do pensamento popular para garantir apoio a um retrocesso institucional e orçamentário aos padrões da República Velha marcou mais um golaço. Se naquela época os recursos do Estado iam para garantir os lucros dos cafeicultores, hoje - pós golpe e reformas - garantem o aumento da riqueza de bancos e de meia dúzia de conglomerados privados. Mas o máximo mesmo será a cena de Lula algemado e preso. Será o orgasmo coletivo dessa gente. Por outro lado - e isso é cristalino - a crise se aprofunda. E a Constituição de 1988 que já vinha sendo rasgada há tempos pode ir definitivamente para o lixo. Ontem, bem longe de dar uma solução para a crise, o STF jogou gasolina no incêndio. Mesmo sem Lula como candidato, nada garante à direita brasileira vitória eleitoral e estabilidade para governar e intensificar o ultraliberalismo que defendem. O golpe precisa ir ainda mais fundo. E eles seguirão enfiando a faca até o cabo. Altair Freitas no Facebook



13. UNIR, RESISTIR E LUTAR, ESTA É A CONSIGNA (anota, aponta, assenta, inscreve, registra).

Por José Reinaldo Carvalho*

A prisão de Lula é uma arbitrariedade típica de um país sob regime de exceção, onde o Estado democrático de direito já não tem existência sequer formal, pois a Constituição é violada pelas próprias instituições encarregadas de zelar pela estrita aplicação dos seus dispositivos. As classes dominantes preparam uma fraude e uma farsa para que as eleições de 2018, se forem realizadas, tenham apenas um resultado possível – a vitória de seus partidos e de seu candidato.
A única via para deter esta ofensiva é a unidade das forças que desde 1989 têm marchado com Lula e com ele governaram o país no período de 2003 a 2016.
Unir, resistir e lutar, esta é a consigna.

Do Portal Vermelho









ATENÇÃO PARA ALGUMAS NOTÍCIAS DA SEMANA PELO MUNDO



 O partido espanhol Podemos lançou hoje uma nota que denuncia os sucessivos ataques à democracia brasileira. O texto retoma o Golpe de 2016 com a retirada da então presidenta Dilma Roussef, as declarações do general Villas Boas, os ataques à caravana de Lula no sul do país e as sentenças políticas anunciadas pelo judiciário brasileiro. Ao final afirmam: Essa situação é muito preocupante em um país do tamanho e da relevância política do Brasil, em um contexto regional em que as violações dos direitos humanos e o autoritarismo não param de crescer. Fonte: Mídia Ninja



15. CUBA QUALIFICA PRISÃO DE LULA COMO "ATO GRAVÍSSIMO"

O ministério das Relações Exteriores de Cuba manifestou sua preocupação com a atual situação do Brasil diante da iminente prisão do ex-presidente Lula. Em uma declaração oficial, o embaixador Eugenio Martínez Enríquez qualificou tal ação como “ato gravíssimo”. 

Para Eugênio, a decisão do juiz Sergio Moro de decretar a prisão de Lula “é uma nova expressão da dilatada e injusta campanha contra Lula, contra o PT e as forças de esquerda e progressistas no Brasil”.
Trata-se, neste caso, de um mecanismo mais da oposição para tentar impedir a candidatura de Lula à presidência nas eleições deste ano.

16. MANIFESTAÇÕES NA ARGENTINA, VENEZUELA E EM CUBA A FAVOR DE LULA

Um grande ato está acontecendo agora em Buenos Aires, na Argentina, em frente a embaixada do Brasil. Outros protestos acontecem também em Cuba e na Venezuela. Bolivianos e Frente Ampla Uruguaia também manifestam apoio ao ex-presidente Lula. Do Portal Vermelho



17. RÚSSIA, IRÃ E TURQUIA ACUSAM EUA DE APOIAR TERRORISTAS NA SÍRIA

Os líderes da Turquia, Rússia e Irã reuniram-se nesta quarta-feira (4) em Ancara para discutir a situação na Síria. Num comunicado conjunto divulgado depois do encontro, Vladimir Putin, Recep Erdogan e Hassan Rouhani afirmaram que estão empenhados em acelerar os esforços para garantir a “calma no terreno”. Depois, numa conferência de imprensa, os Estados Unidos foram acusados de apoiar terroristas. Do Portal Vermelho, com informações do Publico 

Nenhum comentário:

Postar um comentário