terça-feira, 4 de dezembro de 2018

PREFEITURA DE TABIRA PARTICIPA DO CURSO DE SUSTENTABILIDADE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA


 Por Dedé Rodrigues

A Prefeitura Municipal de Tabira, sob o comando do Prefeito Sebastião Dias,  participou por intermédio da Secretaria da Juventude e Meio Ambiente,  do Curso de Sustentabilidade na Administração Pública (A3P)  promovido pelo Ministério do Meio Ambiente e o Consórcio Cimpajeú, em Afogados da Ingazeira, ministrado pelo Coordenador Geral da A3P Dioclécio Luz, nos dias 03 e 04 de Dezembro de 2018.  Participaram pela Secretaria de Juventude e Meio Ambiente, o Secretário Dedé Rodrigues e o Engenheiro Ambiental Elves Santos. Abaixo você verá as fotos do evento e alguns slides do curso.
  

Para Dioclécio Luz “quem tem filhos ou netos tem que se preocupar com o planeta”, pois dados científicos provam que o problema ambiental só tem piorado. A previsão é dramática já para 2.100. Para ele,   apesar de faltar recursos econômico para as pastas ambientais, o problema maior é a falta de criatividade das gestões públicas. Com iniciativa e parcerias pode-se fazer muita coisa em defesa do meio ambiente. Como exemplo foi citado o projeto barato da Prefeitura de Afogados da Ingazeira de reaproveitamento das águas de esgotos para aguar o Estádio Vianão. 

A implantação da A3P nos órgãos públicos, em especial nas prefeitura, além de trazer muita economia para a gestão, mostra para a sociedade que “o exemplo deve partir de casa”. Dessa forma fica bem mais fácil convencer os outros. Para isso torna-se necessário fazer um levantamento dos órgãos para identificar o tipo de lixo que é produzido, o encanamento, a instalação elétrica, as impressoras, acessibilidade e o compromisso dos empresários com o meio ambiente, como condição para ganharem as licitações etc. Segundo Dioclécio “nem sempre o mais barato é o melhor, se não for sustentável,  não é desenvolvimento” .

Esse curso do  Cimpajeú foi uma cobrança do Ministério Público, agora cumprida,  e o Consórcio voltará a se reunir na próxima terça-feira, 9 horas,  na sede da entidade, em Afogados da Ingazeira, para discutir o problema dos resíduos sólidos. Para essa reunião é indispensável a participação das pessoas ligadas a essa área nas prefeituras da região do Pajeú.  


  
 
 

 

 

 
 
 
 
 
 

 
 











































































































 


Nenhum comentário:

Postar um comentário