domingo, 2 de dezembro de 2018

PROGRAMA TABIRA EM TEMPO N. 163





RESUMO.

                      

DATA:  25\11\2018



PENSAMENTO DO DIA

Minha música é contra o sistema, a favor da justiça. É contra as regras que dizem que a cor de um homem lhe decide o destino. Deus não fez regras sobre a cor.




NO QUADRO COM ANTONIO DE DU VAMOS PERGUNTAR A ELE O QUE POVO PRECISA OU DEVERIA SABER HOJE SOBRE A ENTREGA DO  PAÍS

AO CAPITAL ESTRANGEIRO.


 NO QUADRO QUEBRANDO O TABU COM O PROFESSOR JOHW VAMOS PERGUNTAR A ELE SOBRE A CONTINÊNCIA DO GOVERNO BOLSONARO AO IMPERIALISMO AMERICANO. ESSA SUBSERVIÊNCIA É BOA PARA O BRASIL PROFESSOR?




NO QUADRO PRESTANDO CONTAS COM O PROFESSOR DEDÉ RODRIGUES VAMOS PERGUNTAR A ELE SOBRE AS AÇÕES EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE DA SECRETARIA. COMO ESTÁ A PAUTA AMBIENTAL EM TABIRA PROFESSOR?



ATENÇÃO PARA ALGUMAS NOTÍCIAS DA SEMANA DE TABIRA E REGIÃO




Na tarde dessa quarta-feira (28), as máquinas da empresa GL Construtora e Empreendimentos, que realizou a obra do asfalto em ruas de Tabira, começaram a chegar novamente ao município.

O retorno se dá através de exigência da Caixa Econômica Federal que ao fiscalizar a obra detectou pontos falhos no serviço.

Nesses próximos dias a empresa irá trabalhar para fazer as devidas correções e entregar a obra dentro dos padrões de qualidade especificados no projeto. Fonte: Blog do Povo




Luzes, laços e pelúcias irão compor, este ano, a decoração natalina da terra das tradições. E em meio ao clima de confraternização pela chegada do Menino Jesus, a Prefeitura de Tabira, através da secretaria de Cultura, convida a população tabirense a participar da inauguração da iluminação natalina e ampliação da Praça Gonçalo Gomes, que acontecerá no dia 11, após a missa do Divino Pai Eterno. Fonte: Blog do Povo




Aconteceu na última sexta-feira, 23, na Pizzaria Aconchego, a despedida dos médicos cubanos Dra. Leannis Carbonell e Dr. Erist Peña. Com o fim do programa “Mais Médicos”, eles deverão voltar para Cuba em breve, mas já concluíram os trabalhos em Tabira.

O Dr. Erist estava no município há aproximadamente um ano e meio e prestou serviços na Unidade de Saúde do Bairro de Fátima I. A Dra. Leannis residia em Tabira há dois anos e realizava atendimentos na UBS do Bairro João Cordeiro. O Dr. Gustavo que também estava em Tabira, já voltou para o seu país.

Estiveram presentes nesse momento de gratidão por todo o trabalho desempenhado, o prefeito Sebastião Dias, a primeira dama Iêda Mélo, a secretária de Saúde Zeza Almeida e a coordenadora da Atenção Básica Rachel Amorim. Fonte: Blog do Povo





ATENÇÃO PARA ALGUMAS NOTÍCIAS DA SEMANA PELO BRASIL



4. TEMER AUMENTOU A DESIGUALDADE SOCIAL E BOLSONARO VAI APROFUNDAR

Consequência trágica da ausência do Estado que, no Brasil, desde o golpe de 2016 levou o usurpador Michel Temer ao governo, voltou à sua rotina histórica de governar apenas para a fatia mais rica da população, deixando à própria sorte a imensa maioria dos brasileiros pobres e desassistidos. "Todos os indicativos – de renda, de saúde, de educação – quando reunidos, mostram que são capazes de tomar mais de 23 anos de vida de um cidadão. É chocante", afirma Jorge Abrahão, coordenador da Rede Nossa São Paulo, responsável pelo Mapa da Desigualdade 2018. É o Brasil de 50 anos atrás, quando se vivia em média 58,4 anos, diz ele. Resultado, como hoje, da alta mortalidade infantil, carência de serviços de saúde básica, saneamento, insegurança e violência e outras mazelas que afligem os moradores das periferias. "Esse é um retrato claro desse Brasil onde falta Estado e onde há pobreza", diz o sociólogo Paulo Silvino Ribeiro, coordenador do Núcleo de Pesquisas da FESP/SP, que atuou na elaboração do Mapa da Desigualdade 2018. O retrocesso na queda da desigualdade ocorrida nos últimos 15 anos resulta ainda, diz o documento, do congelamento de investimentos em saúde e assistência social previsto pela Emenda Constitucional 95 que determina o corte de gastos sociais e investimentos do governo por 20 anos. Fonte: Portal Vermelho



5. DECISÃO DO BRASIL DE NÃO SEDIAR CONFERÊNCIA DO CLIMA CAUSA MAL-ESTAR DIPLOMÁTICO

A decisão do Brasil de não sediar a Conferência do Clima (COP) em 2019 criou um mal-estar diplomático e obrigou a Organização das Nações Unidas (ONU) a se apressar para procurar um novo país disposto a receber o evento.... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br



6. SOMENTE COM EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE O PAÍS PODE SUPERAR A CRISE

Jair Bolsonaro para a Presidência da República e João Doria para o governo de São Paulo representam uma ameaça contundente à educação pública. Ambos elegeram os professores como inimigos à implantação de um projeto contra os interesses nacionais e populares no país e no estado mais rico da nação. O projeto Escola Sem Partido, defendido por ambos, retrocede à ditadura militar com propostas de doutrinação de nossas crianças e jovens contra todos os avanços que a sociedade teve nos últimos anos. É um programa de cunho nazista, autoritário e sem pensamento crítico.
Por Francisca P. Rocha* Fonte: Portal Vermelho



7. PARA ADERIR AO MAIS MÉDICOS, BRASILEIROS TROCAM DE CIDADE E DEIXAM POSTOS VAZIOS

Em pelo menos sete Estados, mais da metade dos profissionais que entrou no programa já trabalhava no sistema público; com essa migração, cidades que perderam os médicos estão descobertas. Conselho de secretários estuda pedir mudança no edital

Fabiana Cambricoli, Marianna Holanda, Heliana Frazão e Ricardo Araújo, o estado de s.paulo



8. CÂMARA APROVA PROJETOS DE COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES

As votações foram marcadas pela campanha mundial dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (28) quatro projetos de lei relacionados aos 16 dias de ativismo pelo fim da violência de gênero. Os deputados agravaram a pena de feminicídio, ampliaram medidas protetivas da Lei Maria da Penha, puniram o registro da intimidade sexual e autorizaram mães e grávidas que estejam em prisão preventiva a passar para o regime domiciliar. Por Ana Luiza Bitencourt*

Lia Gratidão. *Com informações da Agência Câmara





9. LUCIANA SANTOS DEFENDE UNIDADE AMPLA E COESA CONTRA BOLSONARO

A presidente nacional do PCdoB, deputada Luciana Santos (PE) considera necessária unidade da oposição ao futuro governo de Jair Bolsonaro para resistir ao que ela caracteriza como uma agenda ainda mais liberal do que a do governo Temer.

A primeira palavra é resistência”, declarou a dirigente comunista ao portal de notícias Brasil de Fato. Luciana afirma que conhece bem o perfil do presidente eleito e que a única coisa que ele produziu na Câmara dos Deputados foi ódio. Segundo ela, o conjunto das forças que apoia Bolsonaro vai impor uma agenda política, econômica e social contrária aos interesses do Brasil e do povo brasileiro. “Será uma agenda mais liberal do que a do próprio Temer. Será uma agenda ultraliberal no Brasil, uma agenda conservadora e autoritária, ao estilo do próprio candidato”, ressaltou Luciana. 



ATENÇÃO PARA ALGUMAS NOTÍCIAS DA SEMANA PELO MUNDO



10. TRUMP AUTORIZA O USO DE ARMAS LETAIS CONTRA IMIGRANTES



Afinal nenhum ser humanos é ilegal, ou deveria sofrer ameaças de morte, se migra como oprimido na busca de melhores condições de vida.



11. ATÍLIO BORON: AS INVOLUÇÕES DA  ARGENTINA DE MACRI

Com o governo de Mauricio Macri, a Argentina passou por uma dupla involução. Por um lado, a transição de uma democracia capitalista limitada para um regime semi-autoritário, uma “democradura”. Macrismo é um híbrido que, em diferentes proporções, dependendo do caso, combina certas características de uma ditadura com as formalidades de uma democracia puramente eleitoral. O resultado do ajuste selvagem feito pelo co-governo Macri-FMI é uma crise econômica fenomenal, macro desvalorização do peso, taxas de juros da ordem de 70% ao ano, inflação projetada de 45% e um índice de desaprovação social de 62% da população. Tudo isso com uma dívida de 153 bilhões de dólares usada para a especulação financeira e a fuga de divisas. Nem um hospital, nem uma escola, nem uma nova empresa pública, nem uma universidade foram criadas com o dinheiro desse endividamento.

Intervenção no 20º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários, realizado em Atenas, Grécia, de 23 a 25 de novembro.
Fonte: i21



12. MOVIMENTO "COLETES AMARELOS" SACODE A FRANÇA

O movimento “Coletes Amarelos” que sacode a França tem singularidades e ao mesmo semelhanças com o histórico de lutas dos trabalhadores daquele país. Os protestos já duram quase um mês, bloqueando estradas e portos, uma mobilização que já reuniu mais de 300 mil pessoas. O nome vem dos coletes obrigatórios nos veículos para serem usados como prevenção em caso de acidentes automobilísticosO fundo da questão é a política econômica do presidente Emmanuel Macron, eleito sem apoio dos partidos políticos tradicionais, um representante do sistema financeiro internacional e, segundo dizem, do inteiro agrado do governo alemão. Sua imagem saiu bastante arranhada com o caso de Alexandre Benalla, seu ex-assessor de segurança flagrado batendo em um jovem durante a manifestação do 1° de maio. E piorou com suas políticas de austeridade para beneficiar o grande capital, em especial as “reformas fiscais” que suprimiram o imposto sobre as fortunas. O movimento “Coletes Amarelos” já pede a destituição de Emmanuel Macron, que ostenta uma taxa de aprovação de 32% e a de reprovação de 68%. A insistência do governo, aliada a um amplo trabalho de propaganda enganosa, não arrefeceu a resistência. ''As ruas não governam o país'', reagiu o primeiro-ministro Jean-Pierre Raffarin. Governavam: Raffarin, atingido pela derrota do governo no referendo sobre a Constituição da União Europeia em maio de 2005, foi substituído por Dominique de Villepin e a “reforma” da previdência voltou para a gaveta. Por Osvaldo Bertolino no Portal Verelho.



13. 82% DA RIQUEZA GERADA ENTRE 2016 E 2017 FICOU COM O 1% MAIS RICO, DIZ ONG

O abismo entre os maiores bilionários do planeta e a fatia mais pobre da população continua aumentando, segundo relatório da ONG Oxfam Brasil, que tem o propósito de combater a desigualdade e a pobreza.

De acordo com o levantamento, 82% de toda a riqueza mundial gerada entre setembro de 2016 e setembro de 2017 ficou nas mãos do 1% mais rico da população, enquanto a metade mais pobre do globo, que equivale a 3,7 bilhões de pessoas... - Veja mais em https://economia.uol.com.br/noticias



14. PRIMEIRO PRESIDENTE DE ESQUERDA TOMA POSSE NO MÉXICO

No período da transição de governo, Obrador anunciou um ambicioso plano de infraestrutura e programas sociais para liderar o que batizou de "quarta transformação" do México. Portal 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário