sábado, 27 de abril de 2019

BARRAGEM DE CACHOEIRINHA: “AVANÇA O DEBATE SOBRE A COISA PÚBLICA”




Por Dedé Rodrigues 

Na quinta 25/04/2019, na Câmara dos Vereadores de Tabira, foi realizada a quarta audiência para discutir os problemas advindos da construção da Barragem de Cachoeirinha em Tabira, cuja barragem abrange mais três municípios: Ingazeira, São José do Egito e Tuparetama. O encontro contou com a participação dos prefeitos de Tabira e Tuparetama, vereadores, os padres de Tabira e Ingazeira, a representante da OAB, Laudicéia Rocha, o representante do DNOCS, Dionísio, presidente do CMDR de Tabira, representante do STR de Tabira, a presidente da associação rural do sítio Cachoeirinha dos Cordeiros, além de agricultores e agricultoras prejudicados.

 
Além da situação de centenas de famílias atingidas com as obras de construção da barragem, o problema do acesso  à barragem e o  desenvolvimento  para a região entrou também na pauta. 


Padre Luizinho, um dos líderes desse movimento, disse que “o principal avanço dessas audiências é que o problema público está na agenda”.  Para ele “é preciso criar um conselho provisório dos usuários da barragem”. A intenção desse conselho é acompanhar passo a passo esse  processo de desenvolvimento e os problemas ao ambiente que vai trazer essa barragem para  a região. Além do alagamento, a especulação com a terra e o uso indiscriminado de agrotóxicos pelos agricultores, pode criar um “poço de veneno”  naquele local.  


 Já para o Padre Cícero de Tabira, “a Igreja Católica, por intermédio de grupos, tem se preocupado com as consequências dessa barragem”. Para ele,“o poder forte é o poder de um povo organizado, essa causa nos pertence”, concluiu. 


O Presidente do CMDR local defendeu mais apoio para as pessoas que moram no entorno da barragem e que foram desapropriadas, pois segundo ele, 1.000,00 (hum mil reais) por um hectare de baixio, não é uma compra, mas um confisco.


O prefeito Sebastião, agradeceu a presença de todos e corroborou com as intervenções anteriores. Ele disse que os que foram a Brasília, na audiência com o Ministro, como ele,   estavam representando a região e,  lá firmaram o compromisso com o Ministro Gustavo Canuto para o  apoio, o  mais rápido possível, sobre o problema da acessibilidade. Sebastião também informou que a Prefeitura de Tabira, por intermédio do Secretário de Agricultura, Beto Santos, já fez um km de estrada para melhorar o acesso a Barragem. Sebastião concluiu a intervenção dizendo que a construção da barragem foi muito importante para o desenvolvimento da região, mas na composição do conselho não se deve “vender ilusão e usá-lo para objetivos políticos”.  


No final da reunião uma comissão foi criada para articular a criação do comitê gestor local, composta por: Joel Mariano, Deorlândia (vereadora de Ingazeira), Laudicéia Rocha (OAB), Claudevan (vereador S. José do Egito), Padre Luizinho e Maria José Bezerra, da comunidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário