domingo, 21 de abril de 2019

PROGRAMA TABIRA EM TEMPO N. 178



 RESUMO.
                   
DATA: 21\04\2019

REFLEXÃO POLÍTICA DA SEMANA

Alguns dos grandes ícones da luta pela redemocratização do Brasil contra a ditadura militar - como Ulisses Guimarães e Teotônio Vilela - foram a favor do golpe em 1964. Se mudaram de opinião depois e engrossaram a frente democrática, excelente! O mesmo vale para notórios golpistas de 2016 e apoiadores de Moros e Bozos: se estão se arrependendo, se "as fichas estão caindo", seja lá quais forem os motivos, que se juntem à luta antifascista e contra o completo desmonte ultraliberal do país. Frente Ampla se constrói assim. Também. Altair Freitas

FRASE DA SEMANA
“Eles sabem que minha libertação é parte importante da retomada da democracia no Brasil. Mas são incapazes de conviver com o processo democrático”. Ex:presidente Lula


NO QUADRO QUEBRANDO O TABU COM O PROF. JOHW VAMOS PERGUNTAR A ELE SOBRE O RESULTADO DA INTERVENÇÃO DO EXÉRCITO NO RIO DE JANEIRO. COMO ESTÁ A SEGURANÇA  NO RIO DE JANEIRO PROFESSOR?

NO QUADRO O POVO PRECISA SABER COM ANTONIO DE DU VAMOS PERGUNTAR A ELE O QUE O POVO PRECISA SABER HOJE?

ATENÇÃO PARA ALGUMAS NOTÍCIAS DA SEMANA EM TABIRA E NO PAJEÚ

Aconteceu na manhã dessa quinta-feira, 18, a entrega de pães e peixes, anualmente realizada durante a Semana Santa pela primeira-dama Iêda Mélo, em parceria com os Programas Sociais que fazem parte da secretaria de Desenvolvimento Social. A distribuição aconteceu no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV.
Cerca de 1.500 peixes e 7 mil pães foram doados aos participantes de programas como o Criança Feliz, Bolsa Família, SCFV e aos pacientes do CAPS, Hospital, Casa de Apoio e demais entidades. Fonte: Blog do Povo – Site Oficial da prefeitura

A secretaria de Desenvolvimento Social realizou a encenação da Via Sacra, em parceria com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e os Programas Sociais. O momento de fé e reflexão aconteceu na Rua Rosa Xavier, na noite desta quarta-feira, 17. Blog do Povo – Site Oficial da prefeitura

Aconteceu na manhã dessa segunda-feira, 15, na 2ª Companhia de Polícia Militar de Tabira, um dia de vacinação promovido pela secretaria de Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI) e em parceria com a ESF do Bairro de Fátima II.
Além da vacina contra a gripe H1N1, que está em campanha até o dia 31 de maio, os policiais e seus familiares tomaram doses contra Tétano, Hepatite B e Tríplice Viral (sarampo). Blog do Povo – Site Oficial da prefeitura
Aconteceu na manhã dessa segunda-feira, 15, na Sala dos Conselhos da secretaria de Educação, a “Oficina para elaboração do plano de ação de transparência e participação”, promovida pelo projeto Gestão Cidadã, que é uma iniciativa da AMUPE – Associação Municipalista de Pernambuco, com apoio financeiro da Delegação da União Europeia no Brasil.
Em Tabira, o projeto está sendo conduzido por Socorro Véras, que é a agente local do Sertão e pela interlocutora Cíntia Santos. Estiveram presentes o prefeito Sebastião Dias, a primeira-dama Iêda Mélo, representantes de grupos, associações, líderes comunitários e membros da Equipe de Governo.
Entre os debates, foram apresentados os pontos fortes do município, que favorecem a participação e a transparência e foram expostas propostas para algumas melhorarias.
“Tabira também foi contemplada com essa ação que é uma janela, que é uma ferramenta de enriquecimento maior para a fiscalização da Gestão Pública Municipal. Estou muito feliz em ser parceiro desse projeto. A Gestão Pública com a Gestão Cidadã fica bem melhor.”, declarou o prefeito Sebastião Dias.
O encontro teve início às 08h30min., ao meio dia ocorreu uma pausa para o almoço e foi encerrado por volta das 16h30min. Blog do Povo – Site Oficial da prefeitura

Na manhã desta quinta-feira, 11, o prefeito Sebastião Dias enviou uma nota de agradecimento ao governador do Estado de Pernambuco, o senhor Paulo Câmara, pela liberação de recursos para reforma da Rodoviária de Tabira.
“Venho através deste meio de comunicação agradecer a Vossa Excelência pela liberação dos recursos destinados a recuperação do Terminal Rodoviário de Tabira, pois o mesmo encontra-se no momento sem as mínimas condições de funcionamento devido a um incêndio, o que vem causando grandes constrangimento aos usuários de Tabira e cidades vizinhas que tanto necessitam dos serviços prestados”, agradeceu o prefeito Sebastião Dias.
A notícia da conquista veio através da Dra. Marília Bezerra, da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI), que entrou em contato com o prefeito.
“Essa reivindicação atende também ao pleito dos vereadores do nosso município”, completou Sebastião Dias. Blog do Povo – Site Oficial da prefeitura

Publicado em Notícias por Nill Júnior em 20 de abril de 2019
Nota de esclarecimento
Em relação às nota “Governo de Pernambuco anuncia distribuição de sementes para depois do inverno no Sertão”, publicada neste sábado (20), a Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco esclarece que a distribuição de sementes do Programa Campo Novo segue rigorosamente o regime de chuvas e o calendário agrícola de cada região do Estado.
Por isso, com um investimento de R$ 2,2 milhões, a distribuição de sementes deste ano foi iniciada em Abril para os municípios do Agreste, que começam a quadra chuvosa neste período, beneficiando 45 mil famílias.
No Sertão, a estação chuvosa tem início no Verão, com médias de precipitação de 330 a 360 mm.
Vale ainda destacar que as cidades sertanejas que tem regime de chuvas semelhante ao do Agreste, como Arcoverde, Ibimirim, Sertânia, Inajá e Manari; também foram contemplados nesta primeira etapa do Programa Campo Novo e que os recursos para aquisição das sementes para o restante do Sertão já estão assegurados. Fonte: Blog do Nill Junior



ATENÇÃO PARA ALGUMAS NOTÍCIAS DA SEMANA PELO BRASIL

7. BOLSONARO E O MERCADO ATACAM A PETROBRAS
O episódio é uma ilustração do dilema vivido pelo país, a dicotomia mercado-Estado. Para o projeto de poder restaurado com o golpe do impeachment em 2016 e reafirmado com a eleição de Bolsonaro em 2018 — o neoliberalismo —, o Estado deve estar a serviço do mercado, como ficou claro na síntese de Bolsonaro citada por Rêgo Barros. Não é de hoje que há uma grita da mídia para que a escolha do presidente da Petrobras seja feita pelo mercado.
Nessa síntese está o conceito da decantada “mão invisível”, formulado por Adam Simth na época da “Economia Clássica” e hoje comandada por cérebros que controlam o cartel mundial do petróleo. Uma frase de um anúncio publicitário do grupo norte-americano Chevron Texaco resume o poder desse cartel: foram necessários 125 anos para que o mundo consumisse o primeiro trilhão de barris de petróleo, mas bastarão
30 anos para consumir o segundo. 
A defesa da Petrobras, criada a partir de uma ampla campanha nacional, deve mobilizar setores democráticos, patrióticos e progressistas. A política de preços "independente" prejudica vastos segmentos, que vão dos caminhoneiros a setores da indústria nacional. A entrega do pré-sal e o plano de privatização das refinarias são a materialização dessa política de destruição da Petrobras.

8. COM BOLSONARO, OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO VIVEM SOB ATAQUE CONSTANTE
Dois acontecimentos desta segunda-feira (15), deixam claro o obscurantismo que vivenciamos no Brasil de Jair Bolsonaro. Esse desgoverno que já em campanha eleitoral elegeu as professoras e professores como inimigos, justamente pela importância que a educação tem na vida de um país.
Por Francisca Pereira da Rocha Seixas*

9.  PCDOB PROPÕE A UNIÃO DO POVO PARA ENFRENTAR O TRIPÉ DO MAL
O tripé é: Bolsonaro-banqueiros-EUA - que querem acabar com a aposentadoria. Nosso Dep. Federal Renildo Calheiros comemora vitória da oposição na CCJ. 

10. JORNALISTA JÂNIO DE FREITAS ATAQUES AO SUPREMO TRIBUNAL  FEDERAL
O que condenam, no aspecto essencial, é a investigação de "críticas", de "insultos" e de "fake news", que seriam exercícios da liberdade de expressão. Muitos são artigos interessantes e estimulantes. Mas influenciados por uma disformidade nada incomum entre nós, jornalistas e políticos. As postagens cujos autores são investigados não são de crítica: não se ocupam de expressar discordância com os fundamentos de decisão alguma do Supremo. Também não são de insultos. E muito menos são apenas de notícias falsas. Escreve, por exemplo,  afirma Janio de Freitas, o policial Osmar Fagundes sobre os ministros do tribunal: "Todos alinhados com os narcotraficantes e corruptos do país. Vai ser a fórceps". Por uma desatinada Isabella Trevisani, o "ministro Alexandre, ministros do STF", ficam sabendo que "a vez de vocês está chegando". Um outro se refere à "máfia do STF", que inclui todos os ministros, "cobra propina de corruptos" e "mata pessoas". Expressaram as liberdades democráticas ou, se repelidas, assim negam o Estado de Direito? Liberdade de expressão e democracia são inseparáveis, sim. E mutuamente explicativas. Mas não se sabe ainda o que são, verdadeiramente, conclui.
Título nosso.

11. BOLSONARO VAI AUMENTAR O DESEMPREGO E A DESIGUALDADE SOCIAL
O governo Bolsonaro propôs no Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) uma meta fiscal fixando um déficit de R$ 124,1 bilhões. Essa decisão, na opinião do economista e professor da Unicamp, Marcelo Manzano, vai aumentar o desemprego, a crise econômica e a desigualdade social. Para ele, a melhor maneira de recuperar o equilíbrio fiscal é fazer a economia crescer e não cortar gastos, principalmente dos programas sociais. Ele conta que a maior parte do equilíbrio fiscal que o governo propõe vem do caixa do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), dinheiro que deveria ser utilizado para investir em empresas e gerar empregos. O economista lembra ainda que há cinco anos, o país vem cortando gastos e a economia não sai do buraco. Segundo Marcelo Manzano, mais 100 países nos últimos anos fizeram reformas da Previdência e Trabalhista e todos já demonstraram que não deu certo.
“Os grupos financeiros são poderosos, donos de órgãos de imprensa e inventam essas teses ‘mirabolantes’ de que reformas geram empregos, mas nada disso tem sustentação”, conclui. Da redação, com informação da Agência PT

12. DINO: “GENERAIS, PROCURADORES, ADVOGADOS NÃO PODEM AMEAÇAR O SUPREMO”
Governador do Maranhão, que é professor de Direito, comentou a polêmica que envolve o inquérito aberto pelo ministro Alexadre de Moraes que investiga fake news e ofensas contra a Corte; para Dino, STF e Judiciário vêm cedendo a pressões, sendo que as instituições deveriam ser independentes. Em uma sequência de tuites, o governador alertou para o fato de que o Supremo e o Judiciário brasileiro vêm sendo pressionados e até mesmo ameaçados por forças políticas para decidir somente “de acordo com o ‘clamor das ruas'”.
“‘Clamor das ruas’ é um critério político, que deve ser observado pelos ramos políticos do Estado (Executivo e Legislativo). Jamais pelo Judiciário, que deve decidir com independência e baseado nas leis. Toda ameaça ou coação contra o Judiciário deve ser combatida”, escreveu Dino. Especula-se que esteja em curso um movimento para desmoralizar a Corte e, assim, impedir que temas como a prisão em após condenação em segunda instância sejam votados, o que poderia dar a liberdade ao ex-presidente Lula. Fonte: Revista Fórum


13. FIM DA POLÍTICA DE GANHO REAL DO SALÁRIO MÍNIMO PENALIZA MAIS POBRES
Com anúncio do mínimo de R$ 1040 para 2020, chega oficialmente ao fim da política de reajuste real do salário minimo, que foi desenhada em 2007 para durar até 2023. Uma Medida Provisória neste sentido foi assinada no governo Dilma. Cabia ao novo presidente Jair Bolsonaro decidir se manteria ou não essa MP. Ele preferiu não manter. A Política Como Ela É - Kennedy Alencar -CBN


ATENÇÃO PARA ALGUMAS NOTÍCIAS DA SEMANA PELO MUNDO

14. PAPA SURPREENDE AO FALAR DA COMUNIDADE LGBT
O papa Francisco surpreendeu o comediante britânico Stephen K. Amos ao dizer-lhe "as pessoas que decidem rejeitar o outro por um adjetivo não têm coração humano", se referindo à comunidade LGBT.

15. PC DA CHINA AVALIA QUE ECONOMIA AINDA ENFRENTA DIFICULDADES
Uma das prioridades é o apoio ao setor privado e aos pequenos negócios por meio de diminuição de custos financeiros, ressaltou a agência de notícias.
 Em relação ao setor de construção civil, um dos maiores do país, o partido reiterou que "as casas foram feitas para se viver nelas, não para se especular", pedindo ainda que governos municipais sejam responsáveis por suas próprias políticas habitacionais. A China registrou no primeiro trimestre de 2019 crescimento em base anual de 6,4%, em meio aos esforços de Pequim para estabilizar o crescimento econômico depois de meses de fraqueza da atividade. Apesar de o número ter vindo um pouco acima do esperado, o governo de Xi Jinping segue determinado em manter os estímulos. Entre outras medidas, o governo está considerando estimular as vendas de carros, smartphones e eletrodomésticos. 

Com informações da agência Dow Jones Newswires.

16. CHILENOS EXIGEM REAJUSTE NAS APOSENTADORIAS E FIM DO SISTEMA DE CAPITALIZAÇÃO
Com faixas, cartazes e camisetas condenando o sistema de capitalização implantado pela ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990), e identificando as Administradoras de Fundos de Pensão (AFPs) com “Abuso, Fraude e Pobreza”, uma multidão tomou as ruas de Santiago e das principais cidades do Chile neste domingo para exigir o aumento imediato de 20% nas aposentadorias e um “novo modelo previdenciário digno, com redistribuição solidária”. *Leonardo Wexell Severo ´e colaborador da Diálogos do Sul

17. ANUNCIADA MAIS UMA GREVE GERAL NA ARGENTINA 
Trabalhadores e trabalhadoras da Argentina farão mais uma greve geral contra a política econômica do governo do presidente Maurício Macri, na próxima terça-feira (30). A paralisação, convocada pela Central dos Trabalhadores da Argentina (CTA) e pelos principais líderes sindicais do país, Hugo Moyano, Hugo Yasky e Pablo Micheli, é em protesto contra os ajustes e arrochos que o governo vem impondo à população. Em setembro do ano passado, os trabalhadores fizeram uma greve geral contra as negociações do governo argentino com o Fundo Monetário Internacional (FMI) para renegociar o crédito de mais de US$ 50 bilhões. Na época, os sindicalistas alertaram que o FMI iria impor ajustes que afetariam os argentinos, em especial os mais pobres. O resultado do ajuste é um índice de desemprego de mais de 9% em março, inflação de 4,7% no mesmo mês e 54,7% em 12 meses. Com essa conjuntura e o fim dos subsídios, o povo está tendo dificuldade até para pagar contas de itens básicos, como água, energia e gás ou mesmo para usar o transporte público. Fonte: CUT, matéria reproduzida pelo Mundo Sindical

18. GOVERNO CHINÊS AUMENTA GASTOS EDUCACIONAIS PRÉ-ESCOLARES
Beijing, 19 abr (Xinhua) -- O governo central chinês aumentou o investimento financeiro na educação pré-escolar, dos 15 bilhões de yuans (US$ 2,2 bilhões) em 2018 para 16,85 bilhões de yuans em 2019, informou o Ministério da Educação na quinta-feira.
Cerca de 1 bilhão de yuans serão alocados para expandir a construção de jardins de infância em 11 regiões provinciais do país em 2019, disse Lyu Yugang, funcionário da pasta, em uma coletiva de imprensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário