domingo, 28 de abril de 2019

PROGRAMA TABIRA EM TEMPO N. 179



 RESUMO.
                   
DATA: 28\04\2019

REFLEXÃO POLÍTICA DA SEMANA
Semanas atrás a intolerância matou 50 muçulmanos na Nova Zelândia enquanto oravam nas mesquitas. Hoje, são quase 200 cristãos mortos no Siri Lanka em atentado por bombas. Eu lembro de John Lennon cantando Imagine. Altair Freitas – Facebook

REFLEXÃO 2 DA SEMANA
A primeira ordem de Gloebbes quando o partido nazista chegou no poder na Alemanha em 1933,foi a queima de livros de Sociologia e Filosofia em praça pública.Tem sido a forma mais eficaz das ditaduras de manter as massas alienadas e anestesiadas.A história está aí pra não esquecermos de como é que se morrem as democracias.Qualquer semelhança NÃO é mera coincidência! Fonte: Coletivo de Cultura – CTB – Facebook

FRASE DA SEMANA
“Quem nasceu em Pernambuco, não morreu de fome até os cinco anos, não se curva mais a nada”. Luis Inicio Lula da Silva

NO QUADRO QUEBRANDO O TABU COM O PROF. JOHW VAMOS PERGUNTAR A ELE SOBRE A IDEIA DO GOVERNO BOLSONARO DE TIRAR RECURSOS DAS ÁREAS DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA.

ISSO SERÁ BOM PARA A EDUCAÇÃO PROFESSOR?

NO QUADRO O POVO PRECISA SABER COM ANTONIO DE DU VAMOS PERGUNTAR A ELE O QUE O POVO PRECISA SABER HOJE?

ATENÇÃO PARA ALGUMAS NOTÍCIAS DA SEMANA EM TABIRA E NO PAJEÚ


1. DIRETOR DE CONVÊNIO DA PREFEITURA EXPLICA O PROBLEMA DOS TRATORES NÃO TEREM SIDO ENTREGUES AINDA AS ASSOCIAÇÕES
O diretor continua fazendo os devidos contatos para que o problema seja resolvido o mais rápido possível e deixa uma mensagem para as Associações Rurais.
“Estamos praticamente em uma fase final para resolver essa situação, creio eu que se eles derem atenção agora nesse momento, a gente consegue resolver até a primeira quinzena do mês que vem. Quero dizer para os membros das Associações  Sítios Picadas e Poço Redondo não ficarem preocupados, pois estamos trabalhando em cima disso. Nós não cruzamos os braços”, declarou Rubens Espíndola, diretor de Convênio. Blog do Povo

A secretaria de Desenvolvimento Social realizou na manhã desta sexta-feira, 26, a 2ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa de Tabira. O evento aconteceu na Câmara dos Vereadores.
Estiveram presentes o prefeito Sebastião Dias, a primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Iêda Mélo, os vereadores Marcilio Pires e Aristóteles Monteiro, os Padres Cícero e Anchieta, a presidente do Conselho Municipal do dos Direitos da Pessoa Idosa, Lívia Raquel, participantes de grupos sociais e o público em geral. A AMURT abrilhantou a ocasião com uma apresentação de dança.
O encontro contou com a participação especial dos idosos que são assistidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e também com idosos integrantes do Grupo Renascer. A senhora Ozita transmitiu a sua mensagem em nome dos idosos presentes.
Na oportunidade, o Padre José Cícero de Lima cativou o público com uma palestra com o tema “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”, que foi o tema geral da Conferência. Blog do Povo

3.PREFEITURA CONVIDA A POPULAÇÃO PARA O LANÇAMENTO DA LOGOMARCA DA EMANCIPAÇÃO EM COMEMORAÇÃO AOS 70 ANOS
A Prefeitura de Tabira, por intermédio da Assessoria de Comunicação convida à população para o lançamento da logomarca comemorativa aos 70 anos de emancipação política. Será na próxima quinta-feira, 02 de  maio, às 19 horas, na Câmara de Vereadores.
Participe!  Blog do Povo.
  

Em virtude do feiado do 1º  de  Maio ser  quarta-feira, dia do trabalho, a prefeitura antecipou a feira para terca, dia 30 de abril. Blog do Povo.
  
Aconteceu na manhã dessa quinta-feira, 25, na Câmara dos Vereadores de Tabira, uma Audiência Pública para abordagem dos problemas que os moradores dos arredores da Barragem da Ingazeira têm enfrentado em questão de acessibilidade e demais transtornos.
Estiveram presentes lideranças políticas e religiosas de Tabira, Ingazeira, São José do Egito e Tuparetama, entre eles, Padre Luizinho, Padre Cícero, Padre Anchieta, prefeito Sebastião Dias, prefeito Sávio Torres de Tuparetama, vereadores de Tabira, Ingazeira e demais municípios vizinhos e representantes de diversos grupos e movimentos.
“É uma causa só, é uma causa coletiva e nós temos que trabalhar. Vamos continuar com esse pleito, porque é muito importante para nós. Essa barragem será um manancial de riquezas nesses quatro municípios”, disse o prefeito Sebastião Dias.
Ao final do encontro foi formada uma comissão que será composta por Dra. Laudicéia de Tabira, Joel Mariano, Padre Luizinho, Deorlanda Caiçara de Ingazeira, Claudevan de São José do Egito e Maria José da Cachoeirinha. Blog do Povo

6. PROGRAMA ACESSUAS TRABALHO PROMOVE ABERTURA DO CURSO ‘FUXICO LITERÁRIO’

A secretaria de Desenvolvimento Social, por meio do Programa Acessuas Trabalho e em parceria com o CRAS II, realizou na tarde dessa terça-feira, 23, na Associação dos moradores do Povoado de Araras, a abertura do curso Fuxico Literário. O curso está sendo oferecido para as mulheres da referida Associação.
Estiveram presentes a primeira-dama Iêda Mélo, Miranete Belo e Gilberlânia Ferreira que são responsáveis pelo Acessuas Trabalho e os representantes dos programas CRAS, CREAS, Bolsa Família, AEPETI, Criança Feliz e Coordenadoria da Mulher.
A produção do fuxico, além de proporcionar uma fonte de renda, é também uma forma de terapia que atua na desconstrução da imagem de ‘incapacidade’ de pessoas que se encontram deprimidas ou com baixa autoestima.
O curso tem como objetivo principal estimular a criatividade das participantes para a produção de peças artesanais e com o aprendizado adquirido nas oficinas, gerar uma fonte de renda para ajudar no sustento familiar. Blog do Povo

ATENÇÃO PARA ALGUMAS NOTÍCIAS DA SEMANA PELO BRASIL

7. QUEDA DA INDÚSTRIA REVELA PRECIPÍCIO BOLSONARISTA
Um abismo chama outro. O axioma explica bem o declínio da indústria brasileira, que poderia estar em outra situação se o governo atuasse para libertar a vasta área de consumo que padece com a falta de renda. Sem renda, não há consumo. Sem consumo, a produção trava. Sem essa dinâmica, o desenvolvimento do país não se realiza. No 1º bimestre do ano, 54% da indústria apresentou queda, segundo o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi). A situação mais grave é a do setor de bens intermediários (bens produzidos e utilizados na produção de outros bens), considerado o “coração” da indústria. Comentando o assunto no jornal Folha de S. Paulo em 13 de junho de 1999, o economista Celso Furtado escreveu que com essa política "o país começou a projetar a imagem de uma economia distorcida que se endivida no exterior para financiar o crescimento do consumo e investimentos especulativos". "É sabido que essa nova política foi concebida nos Estados Unidos, com a colaboração de técnicos do Fundo Monetário Internacional (FMI)", escreveu ele.
Segundo Furtado, para enfrentar essa situação o Brasil tem aliados potenciais internos: os grupos industriais esmagados pelas taxas de juros exorbitantes e a classe trabalhadora, vítima do desemprego generalizado. Essa opinião oferece uma importante pista para a formação de um movimento com força e unidade capaz de
suplantar a política de terra arrasada do bolsonarismo, com resultados já bem visíveis.

8. BOLSONARO E O ATAQUE AO LIVRE PENSAR: UM PROJETO DE DOMINAÇÃO
O ataque do governo Bolsonaro à cultura, ao conhecimento e às ciências não é algo aleatório, fruto apenas de ignorância ou de um exotismo qualquer. Trata-se de um projeto. Para além do seu desdém pela universidade pública e pelos temas relacionados à subjetividade e à identidade de nosso povo, o presidente quer minar o pensamento crítico e a capacidade de reflexão dos brasileiros. O desprezo do atual governante do país pela ciência está explícito não só no corte de recursos, mas nas declarações estapafúrdias e no total desconhecimento sobre o saber produzido no país. Agora, ele centra seus canhões no ensino das ciências humanas, em benefício de uma formação que seja voltada para o lucro dos grandes empresários, a manutenção do status quo e a ausência de questionamentos e ideias. Por trás de tudo isso está o medo do livre pensar, do saber que liberta.
*Luciana Santos, engenheira eletricista, é presidenta nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco. Portal Vermelho Dia: 27/04/2019


9. CENTRAIS SINDICAIS APROVAM GREVE GERAL CONTRA A REFORMA PREVIDENCIÁRIA
Em reunião realizada nesta sexta-feira (26) na sede da Força Sindical, em São Paulo, dirigentes das centrais sindicais bateram o martelo na convocação de uma greve geral em defesa das aposentadorias públicas e contra a reforma da Previdência proposta pelo governo Bolsonaro, que na opinião dos sindicalistas significa um retrocesso inaceitável e só interessa ao empresariado e em particular a banqueiros e rentistas.
Participaram da reunião lideranças da CGTB, CSB, CONLUTAS, CTB, CUT, Força Sindical, Intersindical, Nova Central (NCST), E UGT. A paralisação nacional deve ocorrer no dia 14 de junho, mas a data só será oficializada no 1º de Maio Unificado programado para São Paulo, ocasião em que a decisão será anunciada.
Para o presidente nacional da CTB, Adilson Araújo, “a unidade é essencial para o sucesso da greve geral e estamos dando passos decisivos nesta direção. Fonte: Radio Peão Brasil

10. PSB FECHA QUESTÃO CONTRA REFORMA DA PREVIDÊNCIA
A bancada tem 32 deputados e, com a decisão, tomada pelo diretório nacional, nenhum deles poderá votar a favor da reforma. O diretório nacional do PSB decidiu nesta quinta-feira, 25, fechar questão contra a reforma da Previdência proposta pelo governo Jair Bolsonaro. O partido acertou que irá se reunir novamente quando o relatório da reforma for apresentado na Comissão Especial da Câmara, instalada nesta quinta, para avaliar possíveis avanços no texto.
A bancada tem atualmente 32 deputados e, com a decisão, nenhum deles poderá votar a favor da matéria sob o risco de ser punido pelo partido. 25 de abril de 2019 Mariana Haubert, O Estado de S.Paulo.

11. 1° DE MAIO: PCDOB CONCLAMA UNIDADE E LUTA EM DEFESA DA APOSENTADORIA
Para os comunistas, é fundamental, neste ano, no Brasil, que a data simbolize a retomada das jornadas de luta contra os retrocessos, perdas de direitos que já se anunciam nos primeiros meses do governo Bolsonaro. Além, de assegurar a bandeira em defesa da aposentadoria, emprego e democracia. “Este Primeiro de Maio, além do brado em defesa da aposentadoria, do emprego, da retomada do desenvolvimento, contra a desnacionalização da economia e a desindustrialização do país, terá como marca a defesa da democracia, da restauração do Estado democrático, que seguem sob ataque, sob a mira do governo autoritário de Bolsonaro”, diz a nota da Comissão Política Nacional do Partido Comunista do Brasil sobre o Dia Internacional do Trabalhador, divulgada nesta sexta-feira (26).
No documento, o Partido faz um chamado às legendas democráticas e progressistas, para que, junto com as centrais dos trabalhadores e os movimentos sociais, participem dos atos que devem acontecer em todo o país em razão do Dia do Trabalhador. Viva o Primeiro de Maio!
Todo empenho pelo êxito da greve geral!
São Paulo, 26 de abril de 2019
Comissão Política Nacional do Partido Comunista do Brasil-PCdoB
 Fonte: Portal do PcdoB



ATENÇÃO PARA ALGUMAS NOTÍCIAS DA SEMANA PELO MUNDO

12. MACRON CEDE AOS COLETES AMARELOS, MAS REAFIRMA PAUTA NEOLIBERAL
O presidente francês, Emmanuel Macron, apresentou medidas com as quais espera acalmar a França dos coletes amarelos após cinco meses de protestos e dois meses de um grande debate nacional. Suas receitas incluem uma redução de impostos para a "classe média" e um aumento das pensões (as mais baixas serão atreladas à inflação), além de uma simplificação das regras dos referendos para tentar que a população se sinta mais envolvida no processo democrático.
Macron descartou a hipótese de voltar a aplicar o imposto sobre as grandes fortunas, de forma de continuar a atrair investimento para o país. O presidente francês reconhece, no entanto, que a carga fiscal sobre os trabalhadores é já pesada. "Vou ser claro: não quero uma subida de impostos. Quero baixar os impostos para quem trabalha, reduzindo significativamente o imposto sobre os rendimentos", anunciou.
As informações são do El país e da Euronews


13. ONU CONDENA 'ESPANTOSAS' EXECUÇÕES EM MASSA NA ARÁBIA SAUDITA
A Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, criticou nesta quarta-feira as "espantosas" execuções em massa perpetradas na Arábia Saudita, e afirmou que pelo menos três dos 37 executados eram menores de idade quando foram condenados.
As execuções por atos de "terrorismo" aconteceram na terça-feira em seis regiões do reino sunita. Segundo a Anistia Internacional, a maioria dos condenados eram da minoria xiita. Com essas execuções, já são mais de 100 as pessoas executadas na Arábia Saudita neste ano, segundo uma contagem feita a partir de comunicados oficiais.
"Condeno firmemente essas execuções maciças espantosas [...], apesar das preocupações expressas por numerosos relatores especiais da ONU, pelo Comitê da ONU para da Criança e outros", lamentou a Alta Comissária, Michelle Bachelet. Fonte: Br.noticias.yahooi.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário