sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Vamos lembrar Lourival Batista Patriota

Procuro porém não acho, 
poeta que me dê choque. 
Canto de qualquer maneira, 
quem quiser que me provoque. 
O gênio manda que eu diga, 
a viola manda que eu toque
.
Mestre Lourival Batista (1915-1992)

Lourival Batista Patriota, o Louro do Pajeú, era repentista, considerado o "rei do trocadilho". Nasceu em São José do Egito, sertão de Pernambuco, a 06 de janeiro de 1915. Concluiu o curso ginasial em 1933, no Recife, de onde saiu com a viola nas costas, para fazer cantorias.
Foi um dos mais afamados poetas populares do Nordeste e, além da cantoria, a outra única atividade que exerceu foi a de banqueiro de jogo do bicho, mas sem sucesso. Irmão de outros dois repentistas famosos (Dimas e Otacílio Batista) e genro do poeta Antônio Marinho (a "Águia do sertão"), foi um dos grandes parceiros do paraibano Pinto do Monteiro. Satírico e rápido no improviso, era temido por seus competidores.
Certa vez, um repentista que com Louro participava de uma cantoria terminou uma estrofe com os seguintes versos: "Sou igualmente ao dragão/Do Rio Negro falado". Ao que Louro respondeu: "Pra ser dragão tás errado/Mas Lourivá já te explica/Tira letra, apaga letra/Tira letra e metrifica/Tira o "d", apaga o "r"/Bota o "c" e vê como fica". Louro morreu em São José do Egito, a 05 de dezembro de 1992.

Nenhum comentário:

Postar um comentário