Por Altair Freitas no Facebook
Dia desses fui questionado sobre se as ideias liberais em voga não são de fato boas ideias novas para renovar a economia e a política. Não, não são! O mundo já foi assim, liberal ao extremo - livre circulação de mercadorias, nenhuma regra para o funcionamento das empresas, nenhuma lei beneficiando os trabalhadores, e com as potências estrangeiras da Europa e os EUA fazendo o que bem entendiam pelo mundo submetendo pelas armas os povos e nações que não aceitavam a "liberdade comercial".
Aquele mundo era maravilhoso para as burguesia das potências e um horror para os trabalhadores daquelas mesmas nações e pavoroso para as demais regiões do mundo. Aquele mundo " liberal" sucumbiu pavorosamente em 20 anos pois causou três grandes tragédias humanas absolutamente interligadas: Primeira Guerra Mundial ( 20 milhões de mortos), Grande Depressão (pós quebra da Bolsa de N.Y em 1929) e a Segunda Guerra Mundial (50 milhões de mortos).
O liberalismo em moda é velho, horripilante e o mundo só tem piorado muito desde que ele voltou à vida nos anos 80 lá fora, nos anos 90 aqui e revigorado entre nós na atualidade por "gestores" e privatizadores de todo tipo que saqueiam o patrimônio público nos fazendo perder duas vezes: quando pagamos impostos e arcamos com as altas taxas de lucro do capital privado que assume empresas e serviços que deveriam ser gratuitos ou de baixo custo, prestados pelo Estado.
Ah..mas o Estado é ineficiente! Pergunto: quem está feliz com os serviços públicos prestados por empresas privadas? E aqui entre nós, boa parte da ineficiência estatal é deliberada, proposital, para poder justificar as privatizações. Só a miopia política impede de enxergar esse tipo de movimento. Por fim, para quem os liberais pedem socorro quando eles metem o mundo no caos novamente?
Título meu...
Nenhum comentário:
Postar um comentário