quinta-feira, 31 de maio de 2018

DITADURA MILITAR REDUZIU A MALHA RODOVIÁRIA PELA METADE

A idiotia que assola a nação agora culpa Lula pela greve dos caminhoneiros. Segundo o novo mito em voga, a culpa por ter tanto caminhão no país é do petista. Setores desses que falam imbecilidades desse tipo, defendem a volta dos militares ao poder. Fonte: Facebook de Altair Freitas. Título meu.

Como geralmente a ignorância é grande sobre quase tudo, os anencéfalos que lambem botas de milicos NÃO SABEM QUE A DITADURA MILITAR REDUZIU A MALHA FERROVIÁRIA BRASILEIRA PELA METADE. A maioria não sabe e a minoria malandra que sabe esconde. Em 1964 o Brasil tinha cerca de 60 mil km em ferrovias e ao final da ditadura isso tinha desabado para 30 mil km porque os militares definiram pela expansão irrestrita das rodovias ampliando o alinhamento da economia brasileira com a indústria automobilística estrangeira aqui instalada.
Além de terem deixado o Brasil com uma brutal crise econômica que tinha na dívida externa o sei eixo central (em 64 a dívida era de U$ 4 bilhões e eles deixaram o poder em 85 largando no colo da Nova República uma dívida de U$ 100 Bi!), o que comprometeu profundamente a economia nacional por duas décadas inteiras e com vários reflexos até hoje, para quem entende as conexões históricas. O resultado mais geral daquele processo - aprofundado durante a Era Neo Liberal de Collor e FHC - é que o Brasil transporta mais de 60% da sua carga por rodovias, um disparate histórico que evidentemente não foi estruturado nem por Lula nem por Dilma. Precisa ser muito limitado intelectualmente para colocar na conta deles esse disparate.
Os que culpam hoje Lula/Dilma pela crise dos caminhoneiros, como sempre, não dizem a ninguém que durante os 13 anos desses dois governos, o processo de expansão de ferrovias foi retomado, tendo sido completados cerca de 2.120 km de novas linhas, entre complementos de trechos e aberturas de novas malhas bem como se projetava que até 2020 - caso fosse mantido o ritmo dos investimentos - chegaríamos perto de 40 mil km, recuperando uma parte do que foi destruído durante a ditadura.
Sobre a expansão de caminhões em circulação, isso se deu porque o Brasil vivenciou uma década inteira de grande crescimento econômico e é natural que produtores e distribuidores não ficariam esperando expansão de malha ferroviária tendo a disposição uma grande interligação rodoviária construída no país nas décadas anteriores. Além disso, a expansão do crédito para o consumo privado e para o financiamento das empresas durante Lula/Dilma, possibilitou a renovação e ampliação das frotas. Mas segundo os energúmenos, isso foi um grande crime contra o país. Só que crime mesmo foi o que a ditadura fez em 20 anos. Mas é muito mais fácil falar sandice do que estudar um pouco! (a imagem abaixo foi apresentada em seminário do Ministério dos Transportes em 2009, apontando o que estava sendo construído estudos para expansão da malha).

Nenhum comentário:

Postar um comentário