domingo, 20 de maio de 2018

PROGRAMA TABIRA EM TEMPO N. 142




RESUMO.
                      
DATA:  20 de maio de 2018

PENSAMENTO DO DIA:


REFLEXÃO DO DIA

O "mercado", a soma de agiotas, especuladores de todos os tipos com a nata dos magnatas nacionais e estrangeiros que atuam no Brasil apoiarão qualquer um, da direita, que tenha condições de disputar a eleição em condições de vencer. A agenda dessa gente é a garantia de que orçamento anual da União continue com cerca de metade dos recursos para pagar dívidas e juros, privatização do pouco que resta de empresas públicas, especialmente os bancos e Petrobras, reforma da previdência que impedirá aposentadorias na prática, livre circulação de capitais e manutenção da trágica reforma trabalhista. Cogitam até apoiar aquele falso patriota que foi capitão do Exército, caso não tenham outro nome mais adequado. Se houver eleição, pois democracia para essa gente é detalhe incômodo. O "Mercado" apoiou Mussolini e Hitler. E o daqui, Jânio Quadros, a ditadura militar, Collor, FHC..e Aécio. Retrospecto sensacional para afundar o pais.
 Altair Freitas.

FRASE DO DIA

Vale muito mais a vida de um ser humano do que todas as propriedades do homem mais rico da terra. Che Guevara.


NO QUADRO O POVO QUER SABER COM ANTONIO DE DU VAMOS PERGUNTAR A ELE SOBRE A OPINIÃO DO PAPA FRANCISCO SOBRE OS GOLPES DE NOVO TIPO. POR QUE O POVO PRECISA SABER DISSO, TONHO?   

NO QUADRO QUEBRANDO O TABU COM O PROFESSOR CLAUDIO MARCELO,  O JOHW VAMOS PERGUNTAR A ELE SOBRE OS MASSACRES DO ESTADO JUDEU DE ISRAEL AOS NOSSOS IRMÃOS PALESTINOS.  QUAL É A SUA OPINIÃO,  PROFESSOR JOHW?

NO QUADRO PRESTANDO CONTAS COM O PROFESSOR DEDÉ RODRIGUES:
QUE AÇÕES  DA SECRETARIA DE JUVENTUDE E MEIO  AMBIENTE VOCÊ DESTACA? QUE ATIVIDADE ESTÁ PROGRAMADA? QUAL É A MENSAGEM AMBIENTAL DE HOJE?

NO QUADRO “POESIAS DA SEMANA” VAMOS DESTACAR ALGUNS VERSOS DOS GRUPO BODEGA SORTIDA.

ATENÇÃO PARA ALGUMAS NOTÍCIAS DA SEMANA DE TABIRA? 


 1. DIA NACIONAL DO COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES É CELEBRADO EM TABIRA
Na manhã desta sexta-feira, 18, a secretaria de Desenvolvimento Social, realizou uma caminhada para celebrar o “Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, por meio dos programas Creas e Cras, do Conselho Tutelar e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Fonte: Blog do Povo

A Assessora de Comunicação da Prefeitura de Tabira recebeu Moção de Aplauso pelo bom trabalho realizado no município.


3. COMEÇA A OBRA DO CALÇADÃO NA RUA RAIMUNDO FERREIRA, EM TABIRA
A Prefeitura de Tabira, por meio da secretaria de Obras, iniciou nessa terça-feira, 15, a obra do calçadão da Rua Raimundo Ferreira, que terá uma extensão que facilitará o trajeto dos pedestres e embelezará a entrada da cidade. Fonte: Blog do Povo

Na noite desse domingo, 13, a secretaria de Desenvolvimento Social promoveu na Praça Gonçalo Gomes, um momento em comemoração ao Dia das Mães. A programação contou com homenagens, entrega de presentes, flores, lanches, sorteio de brindes e música ao vivo. Fonte: Blog do Povo

Por Dedé Rodrigues
Na ultima quinta feira de maio, dia 10, o Centro de Educação Comunitária Rural (CECOR) realizou a entrega dos equipamentos referente ao Caráter Produtivo (ultima etapa do programa que consiste na entrega de equipamento às famílias beneficiadas, para auxiliar nas suas atividades rurais e potencializar a produção das suas propriedades). A entrega foi realizada na Quadra Poliesportiva de Tabira com a participação de membros do Conselho de Desenvolvimento Rural e do Governo Municipal.  Blog Tabira Notícias



ATENÇÃO PARA ALGUMAS NOTÍCIAS DA SEMANA PELO BRASIL

6. 900 MIL PESSOAS CAÍRAM DAS CLASSES A E B EM 2017
Apesar de o governo Michel Temer comemorar o que chama de fim da recessão, 900 mil brasileiros deixaram de integrar as classes A e B no ano passado, quando considerado o critério de renda. É o que aponta um levantamento do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco. Boa parte dos que foram rebaixados passou a integrar a classe C. O movimento é inverso ao que aconteceu nos governos do PT, quando 32 milhões ascenderam das classes D e E à C. Do Portal Vermelho, com Valor Econômico


7. COM APERTO FISCAL, MORTALIDADE INFANTIL AUMENTA 11% EM UM ANO
A austeridade econômica que vem sendo adotada no Brasil já mostra seu resultado e ele, além de ser negativo, expõe o retrocesso na área social. De acordo com dados consolidados pela Fundação Abrinq, a mortalidade infantil cresceu 11% entre 2015. Este foi o primeiro aumento da mortalidade infantil após 13 anos consecutivos de queda. Do Portal Vermelho

8. GOVERNADORES CONDENAM A PRIVATIZAÇÃO DA ELETROBRAS
Reunidos nesta sexta-feira (18), em Recife (PE), governadores de estados do Nordeste e de Minas Gerais assinaram, uma carta em que se posicionam contra a privatização da Eletrobras e suas subsidiárias. O evento teve a finalidade de discutir questões referentes a responsabilidades federais diante de necessidades dos estados da região em meio ao cenário da maior crise econômica da história do País. Do Portal Vermelho, com informações do G1 e do Governo do Ceará.

9. A GLOBO FOI QUEM FINGIU QUE A GUERRILHA DO ARAGUAIA NÃO ACONTECEU
Nesta terça-feira (15), o jornalista Pedro Bial resolveu falar da Guerrilha do Araguaia. O tema volta à agenda depois que documentos da CIA sobre o assunto vieram a público mostrando que os generais sabiam de tudo. Sabiam do massacre e dos assassinatos.
Bial acusou o Exército e o PCdoB de terem fingido que a Guerrilha nunca aconteceu. Mas, quem nunca fez um jornalismo sério e investigativo sobre o massacre promovido pelo Exército contra os militantes do PCdoB e os moradores da região que lutavam contra a ditadura militar foi a Rede Globo de Televisão.
 Renata Mielli é coordenadora-geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) e secretária-geral do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé.

10. LUCIANA: ESQUERDA PRECISA CONSTRUIR ESTRATÉGIAS PARA GANHAR ELEIÇÕES
Luciana Santos voltou a defender o direito do ex-presidente Lula disputar as eleições. “Embora haja uma luta pelo Lula livre e o direito de Lula participar das eleições – nós não vamos desistir dessa luta – mas, ao mesmo tempo precisamos construir estratégias em comum”, disse Luciana.
Ao ser questionada sobre possíveis alianças, Luciana respondeu que a esquerda brasileira precisa estar aberta a qualquer alternativa para ganhar as eleições presidenciais pela quinta vez consecutiva.
“Agora precisamos de uma estratégia em comum para vencer as eleições. Então precisamos ter esse espírito aberto entre nós. Se vai ser estrategicamente mais correto nos unificarmos, ter candidato único no primeiro turno, ou se vamos lançar candidaturas próprias e combinar um pacto de convivência e não agressão para ir ao segundo turno”, ponderou a presidenta comunista. A dirigente ressaltou que embora a direita tenha sido muito ofensiva, eles não construíram alternativas para ganhar as eleições. “Nós podemos dar a grande volta por cima”, frisou Luciana Santos. Do Portal do PC do B.


ATENÇÃO PARA ALGUMAS NOTÍCIAS DA SEMANA PELO MUNDO

11. CLIMA TENSIONA ENTRE AS COREIAS; TRUMP, COMO SEMPRE, AMEAÇA
A quinta-feira (17) foi tensa para as relações entre a Coreia Popular e a Coreia do Sul. Enquanto um dos principais negociadores do Norte chamou o governo sul-coreano de “ignorante e incompetente”, após ter ralizado exercicios militares em conjunto com os EUA, o Sul reuniu seu Conselho Nacional de Segurança e anunciou que continuará mediando conversas entre EUA  e Coreia Popular. Criticando as exigências de Washington para "cessões unilaterais e incondicionais" no que respeita à desnuclearização, o vice-ministro norte-coreano lembrou aquilo que viria a ser o destino da Líbia e disse que tal tipo de negociações é inaceitável para Pyongyang. A Líbia, depois de ter entregado, em 2003, o seu programa nuclear e de mísseis balísticos aos norte-americanos, foi invadida em 2011 pelos EUA e países aliados da OTAN, que destruíram o país norte-africano e o mergulharam no caos.
Donald Trump não tardou em responder de forma agressiva. O presidente dos Estados Unidos ameaçou Kim Jong-un com a possibilidade de uma intervenção militar, como aquela em que EUA e europeus fizeram para ajudar a oposição líbia a derrubar Muammar Kadhafi.
Falando no Salão Oval da Casa Branca na quinta-feira (17), Trump disse que Kim poderia permanecer no poder se os dois lados chegarem a um acordo para livrar a Coreia Popular das armas nucleares. Caso contrário, o país deve esperar “total dizimação”, disse o presidente em sua primeira ameaça direta a Pyongyang desde que os dois lados concordaram em negociar, segundo informa a Exame. 
Do Portal Vermelho 

12. MAIS DE MIL CRIANÇAS FERIDAS POR ISRAEL NOS PROTESTOS EM GAZA
Desde 30 de março, mais de mil crianças foram feridas na Faixa de Gaza cercada pelas forças de ocupação israelenses, nos protestos da Grande Marcha do Retorno, segundo revelou a Unicef. Fonte: Abril Abril 
 
13. ELEIÇÕES NA VENEZUELA DEFINEM CENÁRIO DO CONTINENTE, DIZ GOVERNADOR
O governador do estado de Miranda, na Venezuela, Héctor Rodriguez, afirmou nesta quinta-feira (17) que as eleições presidenciais do país, que acontecem no próximo domingo (20), vão impactar em todo o cenário político latino-americano. Do Portal Vermelho, com Telesur

14. REFORMA E ABERTURA BENEFICIAM A CHINA E O MUNDO, DIZ J.P. MORGAN
Beijing, 14 mai (Xinhua) -- A reforma e abertura não só aumentaram o desenvolvimento dentro da China como também levaram benefícios para o mundo inteiro, comentou Nicolas Aguzin, presidente e CEO da J.P. Morgan Ásia-Pacífico.
A China se tornou uma parte importante da economia global após 40 anos de reforma e abertura, enquanto todos os países e regiões se beneficiaram do crescimento da economia chinesa, disse Aguzin em uma entrevista exclusiva à Xinhua. Ao longo dos 40 anos de reforma e abertura, a China tirou 700 milhões de pessoas da pobreza, mais que a população total dos Estados Unidos, Rússia, Japão e Alemanha, respondendo por mais de 70% da redução da pobreza global. O país está tentando tirar todos os chineses da pobreza até 2020. portuguese.xinhuanet.com

15. MÍDIA CRIA "CONDIÇÕES OBSCURAS" PARA DAR GOLPES, AFIRMA PAPA FRANCISCO
Na missa celebrada nesta quinta-feira (17) na Casa Santa Marta, o Papa Francisco dedicou a sua homilia ao tema da unidade e repeliu o que chamou de "falsa unidade" que se manifesta, segundo ele, em golpes articulados com apoio da mídia e na perseguição feita a determinadas pessoa com base em mentiras e factoides, para atender seus próprios interesses. Do Portal Vermelho, com informações do Vatican News


Nenhum comentário:

Postar um comentário