Bruno Bou/CUca da Une
quarta-feira, 31 de maio de 2017
Reforma da Previdência cria impasse na base do governo Temer
Com a incapacidade do governo Temer de superar a crise política em que se encontra, o andamento da PEC 287, que trata da reforma da Previdência Social, vem gerando impasse entre partidos da base aliada. Alguns defendem uma reforma mais “enxuta”, aprovando apenas a idade mínima de 65 anos. Pascoal Carneiro, da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB),diz que a busca pela base do governo por nova estratégica confirma as dificuldades do governo.
Por Railídia Carvalho
“Ela (a reforma) não está parada mas tem tanta denúncia contra o governo que a base tem receio de avançar com a PEC e, por outro lado, tem a Comissão Parlamentar de Inquérito da Previdência (CPI) que está ouvindo especialistas e técnicos da receita. Tudo isso deixa a base parlamentar do governo com dificuldades porque eles trabalharam baseado em mentiras”, declarou Pascoal, que é secretário nacional de Previdência, aposentados e pensionistas da CTB.
terça-feira, 30 de maio de 2017
Frente pede "Diretas Já" e apresenta alternativa contra a crise
O ex-ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, abriu o ato da Frente Brasil Popular, nesta segunda (29), em São Paulo, defendendo a necessidade de tomar as ruas, em defesa da saída do presidente Michel Temes e pelo direito do povo de ir às urnas. O evento, que contou com a presença de políticos, artistas, intelectuais e representantes dos movimentos sociais, além de defender Diretas Já, promoveu o lançamento de um plano de emergência popular para tirar o país da crise.
segunda-feira, 29 de maio de 2017
A elite não vai se impor, o povo vai decidir, diz ministro venezuelano
Efe
Elias Jaua, foi deputado constituinte em 1999, é ex-vice-presidente, ex-chanceler e ministro de diversas pastas nos governos Hugo Chávez, atualmente é ministro da Educação
"Não houve outra opção ao presidente da República, Nicolás Maduro, senão buscar uma saída constitucional que abra um amplo debate sobre a maneira como os venezuelanos querem viver". A justificativa é do ministro Elias Jaua, que coordena o processo constituinte no país. Desde o 1º de maio, quando Maduro anunciou a convocação da Assembleia Popular Constituinte, a população tem debatido apaixonadamente a legitimidade e a importância do processo.
Confiança da construção recua ao nível de oito meses atrás
A crise resultante das políticas econômicas do governo Michel Temer fizeram com que a confiança da construção no Brasil registrasse forte queda em maio e retornasse ao nível de oito meses atrás, pressionada pelo recuo das expectativas e piora da avaliação sobre a situação atual, segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV)
Fernando Limongi: “A bomba ainda está por vir”
Em artigo publicado nesta segunda-feira (29), no jornal Valor Econômico, o cientista político, professor do departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP) Fernando Limongi descreve “o caos” do cenário político brasileiro. Afirma que “a coalizão que comandou o processo de impeachment se esfacelou, perdeu o rumo e trabalha para catar os cacos”, mas segundo ele, será improvável que ainda “se recomponha”.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Fernando Limongi: “A bomba ainda está por vir”
Em referência ao projeto do PMDB de Michel Temer, intitulado “Ponte para o Futuro”, o cientista ironiza: “A pinguela ruiu, levando consigo muitos dos que dela se serviram para atravessar o rubicão”. E acentua, “Temer é um paciente terminal”.
A atualidade das lições da Revolução Russa, por Luiz Bernardo Pericás
Almanaque Urupês
Luiz Bernardo Pericás é o Intelectual do Ano
“Conciliação de classes não funciona. Está aí algo a aprender com Lênin e a Revolução Russa: não se pode confiar nos seus inimigos”, diz o historiador, que é doutor em História e professor da USP, Luiz Bernardo Pericás.
Por Celia Demarchi
sábado, 27 de maio de 2017
China destaca papel de filosofia e ciências sociais em desenvolvimento do socialismo

Beijing, 26 mai (Xinhua) -- A China destacou a importância da filosofia e ciências sociais no desenvolvimento do socialismo com características chinesas.
SINDICATO DE AFOGADOS SEDIA ATO REGIONAL CONTRA AS REFORMAS DE TEMER
Por Dedé Rodrigues
O Sindicato dos Trabalhadores de Afogados da Ingazeira
sediou na última quarta-feira, 24 de maio de 2017, um ato regional contra as reformas de Temer em
uma assembleia representativa na entidade em apoio ao grande ato nacional que ocupou Brasília nesse mesmo dia com cerca de 150 mil pessoas. O sindicato de Tabira esteve presente também, juntamente com lideranças populares levando
o nosso recado, além de militantes políticos da Frente Brasil Popular, movimentos
ligados à Igreja Católica da região, todos protestando contra as reformas neoliberais de Temer, particularmente contra as reformas trabalhista e a reforma previdenciária.
quinta-feira, 25 de maio de 2017
SECRETARIAS DE GOVERNO APRESENTAM STAND NA PRAÇA GONÇALO GOMES
Por Dedé Rodrigues
O nosso Blog acompanhou algumas apresentações das Secretarias
do Governo Sebastião Dias, da Juventude
e Meio Ambiente, da Cultura e da Secretaria de Ação Social que apresentaram
para o público diversos atrativos, informações, música ao vivo e danças no dia 24
de maio de 2017 na Praça Gonçalo Gomes e em frente a Igreja Matriz. Também foi
feito uma linda homenagem ao Poeta Dedé Monteiro em um stand próprio para isso. Veja abaixo mais fotos do nosso blog.
quarta-feira, 24 de maio de 2017
Governo Temer: uma tragédia anunciada
Qualquer que seja a manobra política ou jurídica a que Temer recorra para se manter no cargo será apenas para prolongar a sua própria agonia. Seu “governo” chegou ao fim e, felizmente, sem conseguir viabilizar integralmente a agenda do golpe: parar as investigações, entregar o patrimônio público ao capital privado e retirar direitos sociais e trabalhistas do povo.
terça-feira, 23 de maio de 2017
Sem asas, tucanos decidem permanecer no governo e Aloysio ataca STF
Enquanto o PSDB tenta explicar os fatos que envolvem o seu presidente nacional, agora afastado, Aécio Neves (MG), o seu presidente em exercício, Tasso Jereissati (CE), declarou nesta segunda-feira (22) que o partido só vai decidir se permanece ou desembarca do governo após os julgamentos dos processos que correm contra Michel Temer, no Supremo Tribunal Federal (STF) e no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Reprodução
"O PSDB está vendo isso com muita responsabilidade, com muito cuidado, existem desdobramentos aí e tem agora na quarta uma votação no Supremo. Nós vamos aguardar. Tem uma votação logo em seguida do TSE. Nós vamos aguardar que nossa visão de tudo aquilo que fizermos e que venha acompanhado do julgamento das instâncias do Judiciário, melhor e mais consolidado", disse.
"Sem pé nem cabeça", diz defesa de Lula sobre nova denúncia
Em nota divulgada na página do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Facebook, a assessoria de imprensa do Instituto Lula chamou a denúncia oferecida nesta segunda-feira (22) pelo Ministério Público Federal do Paraná de "sem pé nem cabeça". Para a defesa de Lula, "a nova acusação contra Lula é frívola e fruto de tese política".
Instituto Lula
Na denúncia divulgada nesta tarde, o MPF-PR acusa o ex-presidente de crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do sítio de Atibaia, formalmente pertencente a Fernando Bittar. Segundo a denúncia, o ex-presidente sese beneficiou de R$ 1,02 milhão em benfeitorias no sítio, que era frequentado por ele.
Reforma trabalhista: Relator recua e anuncia relatório para esta terça
Ricardo Ferraço (PSDB-ES) acumula duas relatorias da reforma trabalhista no Senado: Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Ele, que havia suspendido o trâmite da reforma na semana passada, não aguentou a pressão do mercado e do presidente ilegítimo Michel Temer. O senador anunciou nesta segunda-feira (22) que apresenta o relatório nesta terça-feira (23) e a votação deve ocorrer em uma semana.
Foto: Gerdan Wesley
Ferraço (à esquerda) e Aécio Neves, flagrado nas gravações pedindo dinheiro ao executivo da JBS
"Uma coisa é a dramática crise institucional que vive o governo brasileiro. Uma coisa de fato sem precedentes, muito complexa. Mas não podemos misturar a crise institucional com o nosso dever. Nosso compromisso é com o país. Esse é o debate que se iniciou a meses no Congresso e amanhã estaremos dando o primeiro passo com a leitura do relatório da reforma trabalhista”, disse Ferraço.
segunda-feira, 22 de maio de 2017
População vai às ruas em todo o Brasil por Diretas Já
Divulgação/Frente Brasil Popular
Manifestação em São Paulo
Milhares de pessoas saíram às ruas das principais cidades do Brasil neste domingo para exigir a imediata renúncia de Michel Temer e a convocação de eleições diretas. Os atos mobilizados pelas Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo aconteceram em mais de 30 municípios.
domingo, 21 de maio de 2017
RESUMO DO PROGRAMA TABIRA EM TEMPO N. 102
CITAÇÃO DA SEMANA:
A POESIA DA SEMANA:
Os atos que a gente pratica na vida
Nos traz consequências e algum resultado
Não bote o seu lixo na rua espalhado
Não deixe a mãe terra doente e ferida.
Sem água e sem ar nós não temos guarida”,
É hora do povo do lixo cuidar,
Separe o seu lixo para reciclar
Quem for educado pratica essa ação:
Reduza o seu lixo que vai pr’o lixão
Nos dez de galope na beira do mar.
Dedé Rodrigues
NO QUADRO QUEBRANDO
TABU COM O PROF. JHOW VAMOS PERGUNTAR A ELE SOBRE A FRASE DE IMMANUEL KANT:
. “O sábio pode mudar
de opinião. O ignorante, nunca.”
NO QUADRO PRESTANDO CONTAS: COM O PROFESSOR DEDÉ RODRIGUES
QUEREMOS SABER QUAIS FORAM AS AÇÕES DA SECRETARIA DURANTE A SEMANA QUE
PASSOU?
Resposta:
1. Prosseguimos nesta
semana que passou com a tentativa de colocar internet no galpão do lixão. Agora
o desafio está nas mãos do provedor de Esaú. Esperamos uma resposta na próxima
semana.
sábado, 20 de maio de 2017
Eleições diretas: Centrais unificadas participam de atos neste domingo
As principais centrais sindicais brasileiras decidiram nesta sexta-feira (19) orientar suas bases a participar, unitariamente, dos atos convocados para o domingo (21) em todo o Brasil. Os protestos são convocados pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo e pedem a renúncia do presidente golpista Michel Temer, a retirada das reformas trabalhista e Previdenciária da pauta do Congresso e eleições diretas Já.
sexta-feira, 19 de maio de 2017
JBS teria operado no mercado financeiro para lucrar com escândalo
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) abriu processo para investigar a JBS, protagonista das delações envolvendo o presidente Michel Temer. O frigorífico é suspeito de operar no mercado financeiro para lucrar com os efeitos da delação premiada feita por seus próprios donos. Com a informação privilegiada de que o escândalo viria à tona - com impactos no dólar e na bolsa -, a JBS teria adquirido grande quantidade da moeda estrangeira e seus controladores teriam vendido ações da empresa.
A Coluna do Broad informa que o ganho da JBS com a compra de dólares na última quarta-feira (17) é mais que suficiente para a companhia quitar a multa fechada no âmbito do acordo de leniência. Se a cifra foi de US$ 750 milhões - e há quem diga que chegou a US$ 1 bilhão somente ontem -, o resultado foi de US$ 170 milhões, considerando a alta da moeda americana nesta quinta-feira (18). A cotação da moeda disparou 8,15%, na maior alta diária em 18 meses.
quinta-feira, 18 de maio de 2017
Temer já pode escrever sua carta de renúncia: áudio e vídeos vazarão em instantes!
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, acaba de pedir o levantamento do sigilo em que Michel Temer avaliza o pagamento de um mensalão para comprar o silêncio de Eduardo Cunha, seu parceiro no golpe parlamentar, que destruiu a economia e a imagem do Brasil.
STF pode prender Temer e Aécio e Polícia Federal já está no apartamento do Senador
A presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, está avaliando se convoca uma sessão extraordinária da corte para determinar a prisão de Michel Temer e do senador Aécio Neves (PSDB-MG).
quarta-feira, 17 de maio de 2017
QUEM FICA CALADO TAMBÉM É CULPADO, DISQUE 100
Por Dedé Rodrigues
A prefeitura Municipal de Tabira por intermédio da
Secretaria de Ação Social, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, presidido por Welton
Feitosa, CREAS, CRAS, Conselho Tutelar, e o Serviço de
Fortalecimento de Vínculos promoveu no dia 18 de maio, DIA NACIONAL DE COMBATE
AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES, uma panfletagem
saindo do Fórum até o Serviço de Fortalecimento de Vínculos, depois da Rua da
Granja, distribuindo panfletos e
cartazes com os dizeres: QUEM FICA
CALADO TAMBÉM É CULPADO, Proteja Nossas Crianças e Adolescentes, Disque
Denúncia 100. Veja abaixo as fotos do nosso blog.
terça-feira, 16 de maio de 2017
Até onde vai a 'nova direita'?
Por Glauco Faria e Luciano Velleda, na Rede Brasil Atual:
Eles começaram a aparecer com mais força nos protestos em prol do impeachment de Dilma Rousseff, mas mesmo antes disso já eram figuras relevantes nas redes sociais. Alguns de seus expoentes, a essa altura, tinham se tornado figuras carimbadas em veículos da mídia tradicional, enquanto outros amealhavam legiões de fãs com suas análises e comentários. Em 2016, conseguiram eleger representantes diretos e viram triunfos de candidatos que contaram com seu apoio. Agora, em um cenário político que favorece a possível emergência de outsiders, os integrantes da chamada nova direita pretendem almejar voos maiores nas eleições do ano que vem.
Marcia Tiburi: A política do terror
Por Aray Nabuco, Lais Modelli e Nina Fideles, na revista Caros Amigos:
As pessoas estão todas morrendo de medo, e quem morre de medo se despreocupa da democracia, fica a mercê do seu inimigo.” Assim, Marcia Tiburi, graduada em filosofia e artes, e doutora em filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, define nossos tempos.
As pessoas estão todas morrendo de medo, e quem morre de medo se despreocupa da democracia, fica a mercê do seu inimigo.” Assim, Marcia Tiburi, graduada em filosofia e artes, e doutora em filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, define nossos tempos.
Marx, a indústria moderna e a classe operária
Na cerimônia do quarto aniversário do jornal operário inglês The People's Paper, Karl Marx pronunciou este discurso que mantém uma atualidade surpreendente.
Por José Carlos Ruy
O jornal era ligado aos “Cartistas” ingleses e Marx e Engels colaboravam assiduamente com ele. Neste discurso Marx, além de reafirmar o papel histórico da classe operária como coveiro do capitalismo, identifica a profunda contradição deste sistema injusto que, por um lado, produz riquezas numa escala nunca vista e também, no outro lado, miséria, ignorância e alienação em escala gigantesca e crescente. As referências que faz à união entre indústria e ciência, de um lado, e pobreza, desemprego e miséria de outro, são notáveis – foram feitas há mais de 160 anos e mantém sua atualidade em nosso tempo.
Marcio Pochmann: O passado como projeto de governo
Nos termos em que se pauta o governo Temer, o Brasil segue condenado a repetir no presente o que se conheceu somente no passado distante: o atraso do subdesenvolvimento e a exclusão avassaladora de muitos.
Por Marcio Pochmann*
domingo, 14 de maio de 2017
Mães deixam mercado de trabalho cinco vezes mais que pais
Os dias de Simone Fortuna são cheios. Pela manhã, cuida da filha, Emanuele, 2 anos e meio, e da casa. Às 11h, a leva para a escola. Às 12h30, começa a rotina de trabalho, busca um casal de irmãos na escola e os deixa em casa para almoçarem.
Reprodução da Internet
Às 13h, busca duas meninas em casa e as deixa na escola. Volta, busca os irmãos e os leva para as aulas de inglês ou para a academia. Às 16h deixa outra criança na natação e às 18h30, busca as meninas na escola. Volta para casa, faz jantar, toma banho, cuida de Emanuele. Vai dormir à meia-noite.
sexta-feira, 12 de maio de 2017
SECRETÁRIOS DE GOVERNO PLANEJAM PROJETO PARA A FRENTE O LAR DO IDOSO

REFLEXÃO POLÍTICA DO DIA
Curitiba, prova zero contra Lula e a defesa das conquistas
“Estou sendo julgado por um powerpoint e por uma tese eminentemente política” – esta frase, dita pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no depoimento prestado nesta quarta-feira (10) à Justiça Federal, resume de forma precisa a natureza daquele processo.
O que esteve em jogo ali não foram as alegadas denúncias de corrupção, que formam o cenário montado contra Lula, mas o governo do ex-presidente, o programa político que implantou durante seus dois mandatos e as muitas conquistas obtidas pelo Brasil e os brasileiros. Lula reforçou esta denúncia ao dizer que está sendo alvo da “maior caçada midiática e judicial”.
O que esteve em jogo ali não foram as alegadas denúncias de corrupção, que formam o cenário montado contra Lula, mas o governo do ex-presidente, o programa político que implantou durante seus dois mandatos e as muitas conquistas obtidas pelo Brasil e os brasileiros. Lula reforçou esta denúncia ao dizer que está sendo alvo da “maior caçada midiática e judicial”.
quinta-feira, 11 de maio de 2017
Homens primatas, capitalismo selvagem
A contra-reforma trabalhista está levando os economistas de mercado expor de maneira rude seu papel de guarda-costas de uma minoria parasitária. Que mitos eles defendem. Por que tais ideias não se sustentam.
Por Isabela Prado Callegari
domingo, 7 de maio de 2017
REFLEXÃO POLÍTICA DO DIA
A fraude da Previdência que favorece a especulação financeira
A questão da “reforma” da Previdência, que o rejeitado governo Temer quer impor aos brasileiros, esconde, por trás da difusão de uma fraude (o chamado deficit da Previdência), o necessário debate da realidade fiscal injusta que existe no Brasil.
PROGRAMA TABIRA EM TEMPO N. 100
FRASE DA SEMANA:
Odeio os
indiferentes. Como Friederich Hebbel acredito que "viver significa tomar
partido". Não podem existir os apenas homens, estranhos à cidade. Quem
verdadeiramente vive não pode deixar de ser cidadão, e partidário. Indiferença
é abulia, parasitismo, covardia, não é vida. Por isso odeio os indiferentes.
Parte inferior do formulário
A POESIA DA SEMANA:
A Igreja Católica faz
campanha
Pra que acabe qualquer
desmatamento,
Que a floresta requer
mais tratamento,
Chico Mendes morreu
nessa façanha.
Mas, o homem cruel
possui a sanha
Do ter mais, Do querer e
acumular,
Quando um dia a madeira
lhe faltar
E a água sumir dos
grandes rios
Nós teremos enormes
desafios
Será tarde demais pra
lamentar.
(GENILDO SANTANA)
NO QUADRO QUEBRANDO TABU COM O
PROF. JHOW VAMOS PERGUNTAR A ELE SOBRE A VIOLÊNCIA POLICIAL NO BRASIL. AFINAL
PROF. O QUE FRASE “QUEM DEFENDE OS DIREITOS HUMANOS DEFENDE BANDIDO”?
NO QUADRO PRESTANDO CONTAS: COM O PROFESSOR DEDÉ
RODRIGUES QUEREMOS SABER O QUE FEZ
DURANTE A SEMANA E QUAL É A SUA MENSAGEM HOJE PARA A JUVENTUDE? Resposta:
quinta-feira, 4 de maio de 2017
Jeferson Miola: A greve geral e a correlação de forças
“Governo não tem alternativa a não ser prosseguir com sua agenda”, editorial da FSP de 29/4/2017. “Nenhuma boquinha terminou no Brasil sem certa dose de esperneio e gás lacrimogêneo. A sexta-feira que passou foi dedicada a isso. Vida que segue”. Gustavo Franco, desastroso presidente do BC de FHC, hoje banqueiro, no artigo “Reforma trabalhista: só o começo”, em O Globo de 30/4/2017.
Por Jeferson Miola*
O 28 de abril de 2017 entra para a história como o dia da mais contundente demonstração de resistência do conjunto do povo brasileiro ao pacto antinacional e escravocrata que as classes hegemônicas tentam impor com o golpe de Estado.
terça-feira, 2 de maio de 2017
Trabalhadores marcham pela paz na Venezuela
AVN
Os trabalhadores pedem o diálogo entre governo e oposição para dar fim à crise política
Milhares de trabalhadores venezuelanos saíram às ruas neste 1º de Maio para celebrar as conquistas obtidas ao longo das últimas duas décadas com a Revolução Bolivariana. Em meio à crise política e econômica do país, eles também pediram uma solução através do diálogo.
Renildo Calheiros: Belchior, estilo único, inigualável
A trajetória de Belchior marcou a vida de muitas pessoas. Uma dessas é Renildo Calheiros, ex-prefeito de Olinda(PE), que há mais de 30 anos, nos seu tempos de movimento estudantil, encontrou o cantor e daí se iniciou uma amizade. Neste domingo (30), Renildo se deixou levar pela obra de Belchior e publicou uma inspirada homenagem em sua página do Facebook.
Leia abaixo a homenagem:
Foto: Blog Juremir Machado
Belchior em uma foto recente, na casa de um amigo no Rio Grande do Sul
Hoje a MPB perdeu um de seus expoentes.
Sem avisar a ninguém, Belchior partiu e deixou nossa arte mais pobre.
Me tornei amigo de Belchior nos anos 80. Ainda era o auge de sua carreira (Décadas de 70 e 80). Na época eu era presidente da UNE e fizemos um circuito universitário. Ele encantou grandes platéias em vários lugares, " Pelas Ruas do País".
Sem avisar a ninguém, Belchior partiu e deixou nossa arte mais pobre.
Me tornei amigo de Belchior nos anos 80. Ainda era o auge de sua carreira (Décadas de 70 e 80). Na época eu era presidente da UNE e fizemos um circuito universitário. Ele encantou grandes platéias em vários lugares, " Pelas Ruas do País".
segunda-feira, 1 de maio de 2017
Celebrar o 1º de Maio pela libertação social e o socialismo
Divulgação
A esquerda, as forças que se reivindicam como portadoras dos ideais socialistas e comunistas, têm imensas responsabilidades neste processo
O 1º de Maio é o dia internacional de toda a classe trabalhadora, quando em diferentes rincões do planeta os explorados e oprimidos se reúnem e manifestam contra a opressão capitalista, a dominação imperialista, contra as políticas das classes dominantes que levam a uma cada vez maior polarização social.
Por José Reinaldo Carvalho*
Assinar:
Postagens (Atom)