AVN
Os trabalhadores pedem o diálogo entre governo e oposição para dar fim à crise política
Milhares de trabalhadores venezuelanos saíram às ruas neste 1º de Maio para celebrar as conquistas obtidas ao longo das últimas duas décadas com a Revolução Bolivariana. Em meio à crise política e econômica do país, eles também pediram uma solução através do diálogo.
Na capital, Caracas, houve três pontos de grandes mobilizações, no primeiro se concentraram os operários do ramo do petróleo, no segundo os trabalhadores do transporte e no terceiro os funcionários da área da construção.
Nesta semana o presidente Nicolás Maduro anunciou novo aumento do salário mínimo. Desde 1999, quando Hugo Chávez iniciou a revolução bolivariana, os trabalhadores já receberam 37 aumentos.
Entre as maiores conquistas sociais obtidas nos últimos anos está a promulgação da Lei Orgânica do Trabalho, dos Trabalhadores e das Trabalhadoras que garantiu mais direitos aos funcionários e comprometimento das empresas.
A lei garantiu, entre outros benefícios, a redução da jornada trabalhista para 40 horas semanais, eliminação da terceirização e ampliação das licenças pré e pós-maternidade.
Para o trabalhador José Novoa, estas conquistas são o que levam milhares de trabalhadores às ruas para respaldar as ações do governo e pedir o diálogo com a oposição.
Do Portal Vermelho, com agências
Nenhum comentário:
Postar um comentário