AVN
O presidente também anunciou que vai propor, através da Assembleia Constituinte, a punição legal para os especuladores
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou neste domingo (2) o aumento de 50% do salário mínimo do país. O valor mensal passará de 65.021 para 97.531 bolívares a partir deste mês de julho já. O aumento é equivalente a cerca de 90 dólares.
O aumento salarial é válido para professores, funcionários públicos, bombeiros, policiais, militares, além de aposentados e pensionistas. Durante o comunicado, o presidente também anunciou que vai propor através da Assembleia Constituinte, uma lei para regulamentar os preços de produtos essenciais e a aplicação de punições legais aos especuladores.
Este é o terceiro aumento salarial da Venezuela apenas em 2017, o objetivo é manter o poder de compra dos trabalhadores diante da inflação. Com a crise econômica, cada vez cresce mais o mercado informal de produtos básicos, isso faz com que o preço “oficial” também aumente nas prateleiras dos supermercados. A elevação do salário é uma tentativa de controlar a situação.
Nas cidades fronteiriça a comercialização paralela de produtos básicos é ainda mais intensa. Nestas regiões o governo precisa ampliar a fiscalização para evitar que a população seja prejudicada pelos atravessadores e especuladores.
Do Portal Vermelho, com agências
Nenhum comentário:
Postar um comentário