quinta-feira, 20 de julho de 2017

O QUE VOCÊ FAZ COM O LIXO DA SUA CASA?

Por Dedé Rodrigues


Eu participei pela Secretaria de Juventude e Meio Ambiente, do Governo Sebastião Dias, com outros tabirenses,  da Oficina “Hora de Esvaziar a Lixeira: Uma Nova Perspectiva Sobre Lixo e Resíduos”, no dia 19 de julho de 2017, na Escola José Odano de Góes Pires, com a universitária da UFPE, Stela Caroline do Projeto UFPE no Meu Quintal.    A oficina teve o objetivo de sensibilizar os participantes sobre os 5 rs (recusar, reciclar, reutilizar, respeitar e responsabilizar), mostrando, inclusive com exemplo prático, como reutilizar uma garrafa de vidro transformando-a em um enfeite para ornamentação. No final da matéria estamos fazendo uma rápida prestação de contas do trabalho da secretaria na questão do “lixo” em Tabira.


No mundo atual,  também no Brasil e em Tabira os problemas causados pelo “lixo” descartado de forma errada no meio ambiente devia preocupar todo mundo. Para início de conversa é bom diferenciar o lixo dos resíduos, o primeiro é tudo aquilo que não temos como usar nos 5 rs, deveríamos descartar em aterro sanitário, mas aí é outra história, não temos ainda o nosso. O segundo é tudo aquilo que podemos reaproveitar ou reciclar.

Cada pessoa produz 1 kg de lixo por dia, o que resulta em 25 toneladas de lixo a cada 70 anos.  Essa produção individual devia preocupar todo o coletivo, mas ainda não sensibiliza a maioria da pessoas. Daí porque a necessidade de trabalharmos a consciência ambiental em todas as instituições que frequentamos. A forma como você “trata” o seu lixo diz muito sobre você. Por isso é muito importante mudar os nossos hábitos de consumo, recusar aquilo que é supérfluo na hora de fazermos as compras, respeitar o meio ambiente, responsabilizar-se pelo nosso “lixo”, reutilizar o que pudermos e aprender a reciclar.

 Devemos aprender a trabalhar os nossos resíduos sólidos e orgânicos. Por isso anote essas   lições resumidas do curso:  garrafa peti pode virar um cofrinho; o rolo de papel, aquela parte interna do papel higiênico, pode virar um moldura para espelho;  caixas de ovo podem virar uma moldura; caixas de leite podem virar luminária; cds podem virar um jardim; copos descartáveis podem virar brinquedos para crianças; garravas de vidros podem virar vasos de plantas para decorar; Jornais podem virar cesto; lata de leite pode virar cofrinhos; lata de refrigerantes podem virar abaju; pote de margarina pode virar canteiro de plantar capim para gato; folhas de papéis amassadas podem virar convites para festa; pneu pode virar cama para cachorro;  embalagem de xampu pode virar porta-lápis; potes de vidros podem ser usados para guardar sementes; amaciantes  pode se transformar em recipiente para mudas de plantas e,  por aí vai. 

É possível viver sem lixo? Segundo Stela há pessoas no mundo que conseguem viver produzindo o mínimo de lixo, recusam, reutilizam, reciclam e fazem o  descarte correto do pouco que sobra que não tem como mais aproveitar.  
O que estamos fazendo com o nosso lixo em Tabira? Aqui a situação ainda está em um processo embrionário de descarte correto do lixo. Em Tabira o terreno do chamado lixão da Prefeitura,  que recebe o nosso “lixo”,  mede aproximadamente 2 quadros. A quantidade de lixo colocado a céu aberto só cresce. Todos os dias 5 carros de lixo coletam e despejam  em média 5  toneladas  cada carro do nosso lixo, resíduos sólidos e orgânicos no local. Com base nesses números produzimos por dia no mínimo 25 toneladas de lixo. 

A nossa Secretaria com apoio do Prefeito Sebastião Dias tem feito um trabalho de sensibilização nas escolas e nos meios de comunicação, com apoio da Diaconia, Câmara de Vereadores, conselho do Meio Ambiente,  Secretaria de Obras, Secretaria de Ação Social, Secretaria de Administração,  Secretaria de Agricultura, entre outras, que já tem surtido efeito na mudança de hábitos de consumo, mas principalmente na separação do lixo  a partir de casa. Muita gente já tem dito que está fazendo a separação que pede a nossa campanha que consiste, inicialmente em separar em três partes: o lixo seco, que pode reciclar; o lixo orgânico que pode virar adubo e o lixo do banheiro,  para contribuir com a diminuição do lixo na rua e no local que é descartado, o lixão. 

O nosso projeto, aprovado em reunião do Conselho do Meio Ambiente juntamente com a criação de uma Brigada do Meio Ambiente,  se estendeu para várias escolas,  sensibilizando as pessoas por intermédio de palestras, criamos também brigadas do meio ambiente em várias escolas, para que apoiem a separação dos resíduos sólidos,  dos resíduos  orgânicos e do lixo do banheiro. Pretendemos dar o exemplo em nosso município, a partir  do poder público local, Prefeitura e Câmara de Vereadores,  bem como depois, a partir de cada casa. Pensamos que, fazendo assim,  contribuiremos com a saúde pública do nosso município, estimulando as pessoas a fazerem o mesmo e, estaremos também contribuindo com a preservação da vida no planeta,  que se encontra ameaçada.  A cidade está mais limpa do que outras, conforme testemunhou Stela, resta agora,  sugerido por ela,  que a gente “encontre pernas” para ampliar esse trabalho para outros locais do município, bem como monitorar, uma vez a cada mês,  esses locais que iniciamos o trabalho de sensibilização sobre a coleta seletiva do nosso lixo, resíduos sólidos e orgânicos.  








Nenhum comentário:

Postar um comentário