domingo, 15 de maio de 2011

Organização de Base do PCdoB Congresso realiza ciclo de debates


A Organização de Base do PCdoB no Congresso Nacional vem realizando uma série de debates políticos importantes no âmbito da casa legislativa. No dia 1º de abril, promoveu uma discussão, com o Presidente do PCdoB-DF, Augusto Madeira, sobre a resolução do Comitê Central do Partido que analisou os primeiros 100 dias do Governo Dilma, e também debateu a participação do PCdoB no Governo do Distrito Federal (GDF).

No dia 29, o ciclo prosseguiu com o debate sobre a Reforma Política, com a participação de Lecio Moraes – economista e assessor da Liderança do PCdoB, e Pedro Oliveira – jornalista, e membro da equipe de assessoria da presidência do PCdoB.
(Recorte.)


.Manobra dos maiores

Desta forma, fica evidente que o esforço principal dos partidos maiores nesta Reforma Política é encontrar meios de fazer com que diminua o crescimento dos partidos menores e médios e cresça o papel e a musculatura dos partidos maiores.

A solução até agora encontrada por estes partidos majoritários, segundo Pedro Oliveira, foi combater com toda a força a possibilidade dos partidos entabularem coligações partidárias. No Senado Federal, a comissão especial constituída para tratar do assunto realizou seu trabalho em 45 dias, chegando à conclusão, em suas decisões mais importantes, de dar um fim à instituição da reeleição para Presidente da República, aprovou o voto em listas pré-ordenadas e o fim das coligações partidárias.

Na Câmara, a Comissão Especial tem um prazo de seis meses para concluir os debates sobre a Reforma Política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário