quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Não é a Europa. É Sertão!

















Na volta ao Sertão, pernoitei, ontem, em Triunfo. Tive, mais uma vez, a sensação de estar na Europa. Na volta de Flores, onde fiz palestra, subi a serra de Triunfo debaixo de um tremendo nevoeiro, numa temperatura de 17 graus. Dificil foi chegar ao hotel do Sesc, que fica na parte mais alta da cidade. Reduzi a velocidade para 10 km. Afinal, não dava para enxergar quase nada. Uma sensação maravilhosa! È incrível um clima tão gostoso e diferenciado em pleno Sertão, onde a temperatura média nesta época do ano é de 30 graus e na seca braba chega a 40 graus.
















Triunfo está localizada a 440 km do Recife, numa altitude média de 1.004 metros (1.260 m no ponto mais alto), o que proporciona temperaturas mais baixas que a média da região. É a cidade mais alta do território pernambucano, onde todos os anos acontece uma das etapas do Circuito do Frio (evento anual realizado durante o mês de julho com iniciativa do governo do estado de Pernambuco). A vegetação é completamente diferente da que predomina na região e a variedade de lugares a se visitar não tem similar em todo Sertão Nordestino, com tudo isso Triunfo passou a ser conhecida como “O Oásis no Sertão”.
















Tudo em Triunfo parece ter sido talhado com primor: as ruas cheias de ladeiras e calçadas com paralelepípedos, o casario singelo, as antigas construções datadas do século XIX, os seculares e tradicionais convento e igrejas, as edificações em pedra bruta, a história do cangaço que nos fazem voltar no tempo, os mirantes, cachoeiras, grutas, a belíssima visão que o Pico do Papagaio o ponto mais alto de Pernambuco com 1260 m proporciona, de onde se a vista seis cidades do vale do Pajeú, os caretas com seus trajes que deixam os visitantes curiosos e deslumbrados com tamanha beleza com mais de um século de existência.
















O famoso açude João Barbosa Sitônio localizado no centro da cidade, adornado pela presença do Cine Teatro Guarany inaugurado em 1922 e construído com rocha e óleo de baleia para dar sustentabilidade aos três pavimentos do prédio que é uma das 20 Maravilhas de Pernambuco segundo votação realizada pela Fundarpe e sem esquecer do teleférico que tem seus acentos movidos por cima das montanhas de Triunfo passando sobre as águas do açude. Todos que visitam Triunfo têm uma verdadeira aula de arquitetura, história e cultura. Cidade de um povo hospitaleiro, rodeada de serras e vegetação sempre verde.





































Por Magno Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário