sexta-feira, 26 de agosto de 2011

A EXISTÊNCIA E A IMPORTÂNCIA DO PC do B NO BRASIL.

No processo da Conferência do PC do B de Tabira, 28\08\11, 9:00, na Câmara de Vereadores, mais um pouco da nossa história.

IV - PARTE.

"A existência do Partido Comunista do Brasil corresponde a uma necessidade histórica. Nasceu para responder às exigências da luta dos trabalhadores e se consolidou justamente por corresponder a ela ao longo da história política do país. Este é o fato significativo a demonstrar que sua presença no cenário político brasileiro não é uma mera saída propagandística: é a realidade. Há uma exigência de fundo que ajuda a entender o fato de um partido existir ao longo de 87 anos num país em que os partidos, de maneira geral, não vingam." José Carlos Ruy e Algusto Buonicore. 
Esta introdução dos autores acima demonstra porque o partido que vai completar 90 anos no Brasil, o mais antigo, não se acabou. É que o mesmo esteve sempre presente nas principais lutas do povo brasileiro. Também o objetivo do partido de construir um país e um mundo sem opressores nem oprimidos é muito forte, este é um ideal invencível enquanto a humanidade exitir e houver desigualdade e injustiça social. Talves a constatação do filósofo Alain Badiou que afirma categoricamente: "não renuncio a ideia do comunismo" destacando que o mundo atual, apesar da falsa igualdade divulgada pelo "acesso" as tecnologias,  continua sendo violentamente desigual, competitivo, brutal e indolente, se constitua na principal razão e necessidade da existência da ideia do comunismo. Ele conclui o texto falando da reinvenção do amor para que a existência do outro se converta em nossa precupação. Eu também concordo porque "amar o próximo" é principamente lutar contra todo tipo de exploração, de injustiça social, de guerras imperialistas e de infelicidade, pois a busca da felicidade humana está associada ao bem-comum. Infelismente não se conquistará o bem maior dissociado da luta do povo porque a divisão da sociedade capitalista em classes sociais, exploradores e explorados, não é uma invenção nossa. Nós, com Marx, só fizemos descobrir as leis  gerais inerentes ao Capitalismo e demos conhecimento através do Marialismo Histórico e Dialético à classe trabalhadora. Está nisso tudo a singularidade, a existência e a importância do PC do B. 

Dedé Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário