segunda-feira, 3 de abril de 2017

AÇÕES DA SECRETARIA DE JUVENTUDE E MEIO AMBIENTE 2017



 A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas em pé e área interna
 PRESTANDO CONTAS

 INTRODUÇÃO
 Como dirigente do PC do B de Tabira me sinto honrado em participar do Governo Sebastião Dias, mas ao mesmo tempo sinto a responsabilidade de corresponder com essa confiança, em especial ocupando a Secretaria de Juventude e Meio Ambiente. Tenho acompanhado o trabalho da nova equipe de governo e constatado a disposição de trabalho, a unidade, a inovação e o esforço de produzir mais com menos recursos.

Porém como estamos pegando a pasta já andando com importantes realizações do Secretário anterior, Zé Carlos,  pretendo dar sequência ao trabalho dele e apresentar com os meus novos parceiros projetos ou ações para enfrentar os problemas que se apresentam tanto para a juventude como para o meio ambiente. 
Nesse sentido cabe levantar algumas questões: Como ajudar o jovem a compreender a necessidade de preservar  o meio ambiente?  Qual é a relação da preservação do meio ambiente com o futuro do jovem de hoje? Quais são os problemas, desejos e aspirações do jovem do século XXI?
Pensando que, “a proteção do meio ambiente deve constituir parte integrante do desenvolvimento do Brasil e do município, por isso não pode ser considerada de forma isolada,  estou prestando contas do trabalho já realizado nesses três meses de 2017 e propondo para análise e opinião dos colegas algumas ideias que podem virar projetos direcionados para juventude que devem ser desenvolvidos pela Secretaria da Juventude e Meio Ambiente em parceria com o Poder Executivo, secretarias, poderes públicos, entidades de classes, conselhos, associações, escolas, conjuntos ou grupos musicais, entidades culturais, poetas, etc. 

PROJETOS E AÇÕES JÁ EM ANDAMENTO. 

1.       Distribuição de questionário com a juventude para saber suas preocupações, aspirações e  sugestões.
2.       Em andamento a conclusão do projeto do galpão do lixão, em parceria com a Diaconia para inauguração em breve,quando serão entregues de 05 (cinco) carrinhos para os catadores de lixo), equipamentos para reaproveitamento do lixo, internet, portão, ligação da energia do galpão,  limpeza e organização do lixão. (Parcerias: Secretaria de Administração, Secretaria de Obras, Secretaria de Agricultura etc.)
3.       Em andamento a reorganização do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Tabira. (Parceria com a Secretaria de Administração)
4.       Foi realizada uma reunião com os catadores de lixo da Associação do Espírito Santo Velho com a presença da Diaconia. (Resolução de problemas internos e ouvir as suas reivindicações).
5.       Em andamento a poda das árvores nos locais públicos: praças, escolas, canteiros na cidade e nos povoados. Parceria,  com  a Diretoria do Meio Ambiente no início do ano. Em seguida já  podamos as árvores da saída para Água Branca. Rua Antônio Pereira Amorim, entre outros locais.
6.       Apoio aos jovens organizados do Sítio Poço Dantas. Visita a comunidade, incentivo e distribuição de questionário para ouvi-los sobre os anseios, propostas e sonhos;    
7.       Em andamento: entramos com três projetos para a Fundarpe. Protagonismo Juvenil: que tratam de apoio a um grupo de  Balé e trabalho de conscientização com os jovens da cidade e do campo.
8.       Participação de reunião a convite da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de Pernambuco em Afogados da Ingazeira sobre o CAR (Cadastro Ambiental Rural).
9.       Foi iniciada a campanha do CAR para os proprietários de até quatro módulos rurais. (Parceria com a Assessoria de Imprensa). Prazo final para o proprietário fazer o CAR (31\12\2017)
10.   Visita a Caixa Econômica Federal para defender as nossas árvores e destravar projetos em Tabira. (Parceria Secretaria de Obras e Secretaria de Planejamento).
11.   Reunião com Lúcia da Secretaria de Educação. Parceira importante das Associações rurais. Com doações para a associação dos Catadores e Associações rurais marcada para quinta-feira, 06 de março de 2017.
12.   Foi lançado o projeto: Funde, reorganize ou estimule a atuação do Grêmio Estudantil da sua Escola. (Iniciado pela Escola Arnaldo Alves Cavalcanti com a reforma do Estatuto). Parceria: Secretaria de Educação, Secretaria de Administração e diretorias de escolas).
13.   Foi lançado o projeto: Arborize a sua Escola: Iniciado pela Escola Antônio Nogueira Barros. Parceira: Diretora Poliana, professores e alunos. 
14.   Promoção de palestra sobre Religiões com os jovens da UJS (União da Juventude Socialista de Tabira). Parceria: Professor Claudio Marcelo.
15.   Criação e manutenção de um  Canteiro de mudas.  (Por enquanto é pessoal para doações às escolas).
16.   Participação: abertura do campeonato de futebol da 2ª divisão de Tabira em Riacho do Gado;
17.   Participação de Audiência Pública promovida pela Secretaria de Saúde;
18.   Participação de reunião para integração da Comissão  das Ações Estratégicas do PETI no CREAS 1 -  Responsabilidade: Rosa Alves.
19.   Limpeza, planeamento, cavação de valas para enterrar ou incinerar animais mortos e organização do Lixão: Parcerias: Secretaria de Agricultura, Secretaria e Diretoria de Obras. 
20.   Foi fechada uma parceria com a Presidenta da Câmara de Vereadores, Nelly Sampaio,  para divulgação da campanha de separação do lixo em Tabira.

PROJETOS DA SECRETARIA DE JUVENTUDE E MEIO AMBIENTE QUE AINDA ESTÃO NO CAMPO DAS IDEIAS:
  1.       PROJETO: O jovem cidadão e a importância dos documentos na sua vida. (Projeto em parceria com  as secretarias de planejamento, imprensa e ação social). Objetivo: (divulgação mediante palestras, carro de som e cartazes da importância dos documentos para os jovens, dos locais de acesso deles e as formas de obtenção dos documentos).   
2.       PROJETO: Os desafios da juventude convivendo com as novas tecnologias. (palestras e oficinas em escolas sobre os aspectos positivos e negativos das tecnologias na vida do jovem).
 3.       PROJETO:  A juventude no mundo competitivo (projeto em parceira com a secretaria de educação, com o poder legislativo e com o poder executivo) (abrir cursinhos preparatórios para concursos públicos e para o Enem).  

4.       PROJETO: Como estimular a manutenção do jovem no campo? Projeto em parceria com o STRT, Conselho de Desenvolvimento Rural, IPA etc. Proposta: oficinas e palestras em comunidades polos organizadas do campo.

5.       PROJETO: A juventude e o mundo das drogas, da prostituição e da violência. (projeto em parceria com a secretaria de saúde, secretaria de educação e com as gestões das  escolas). Metodologia: mesa redonda, oficinas ou palestras nas escolas estaduais e municipais com especialistas sobre os temas propostos.

6.       Planejar a realização da Semana Mundial do Meio Ambiente. De 28 de maio a 05 de junho). A ideia é lançar a campanha de separação do lixo nesse período.

AÇÕES JÁ REALIZADAS OU EM ANDAMENTO PELA  DIRETORIA DA JUVENTUDE
Responsabilidade Paulo Amaral.
  1. Fundação do Balé Municipal (24\01\2017). 25 jovens fazem parte.
  2. Realização no dia 28 de janeiro da primeira missa da juventude com todos os grupos jovens de Tabira.
  3. Apoio ao Congresso do LGBT que ocorreu em Serra Talhada no dia 02 de janeiro.
  4. Realização de palestra para os profissionais da Educação Física no dia 07 de fevereiro,abertura do ano letivo,  em parceria com a Secretaria de Educação. 
  5. Realização de palestra para as merendeiras do município. (Marcada para o dia 09 de fevereiro).


Apoio principal: Pode Executivo: Prefeito Sebastião Dias.
Governo do Povo.

Observação: qualquer opinião, ideia e sugestão serão analisadas com muito carinho pela pasta. 

Lembrem-se: “A questão da juventude e a preservação do meio ambiente deve ser de interesse de todos nós”. 

Um forte abraço!
Tabira,  31 de março de  2017.
Professor Dedé Rodrigues. 
Secretaria de Juventude e Meio Ambiente de Tabira.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário