sexta-feira, 28 de abril de 2017

Mídia mundial repercute: "Brasil realiza maior greve da história"



NYTNYT
O jornal alemão Deutsche Welle diz em sua manchete que “Brasileiros se mobilizam pela democracia” e lembra que a última greve geral no Brasil ocorreu em 1996, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. Deutsche Welle conta que os sindicatos brasileiros convocaram a primeira greve nacional em 21 anos, contra as reformas trabalhistas e de aposentadoria, sugeridas pelo governo conservador do presidente Michel Temer.

“Muitos sindicatos apoiados por vários movimentos sociais estão previstos para participar na greve”, acrescenta o Welle. Os transportes rodoviários, ferroviários e aéreos foram todos afetados, bem como fábricas, escolas e empresas.

O jornal estadunidense The New York Times publicou uma longa matéria sobre as manifestações desta sexta-feira, sob o título “Brasil se mobiliza contra austeridade”. O renomado jornal norte-americano salienta que as greves que ocorrem em todo o país são lideradas por sindicatos brasileiros em protesto contra as medidas de austeridade do presidente Michel Temer. O Times diz que “atos paralisaram o transporte público em várias cidades importantes de toda essa nação de tamanho continental, enquanto fábricas, empresas e escolas fecharam”.

Com a manchete “Brazil General Strike, Demonstrations Disrupt Transportation”, o jornal online The Wall Street Journal publica que a greve geral no Brasil pede mudanças trabalhistas e previdenciárias. “Interrompendo o transporte público em todo o país e alguns analistas dizem que isso pode forçar o governo a enfraquecer as reformas propostas.”

O diário argentino Clarín publica “O Brasil começou a primeira greve geral em 21 anos” e alerta para a greve como sendo uma das maiores paralisações, especialmente nas cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. O noticiário afirma que as reformas trabalhista e da Previdência são o principal motivo dos atos. 

O espanhol El País destaca: “Uma greve geral desafia as reformas do governo brasileiro” e analisa que o governo brasileiro está apostando seu futuro nos próximos dias. O jornal ressalta que os sindicatos decidiram desafiar as reformas de Temer na rua. 

Do Portal Vermelho, com Jornal do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário